Quantas vezes um cachorro deve comer por dia?

Anúncios

Olá mamães e papais esse é um tema que me perguntam muito, quantas vezes o cachorro deve se alimentar, pode deixar a comida a vontade, qual é o melhor horário… são apenas algumas das dúvidas e hoje resolvi vir aqui falar desse tema tão importante, ao final assim como para nós humanos a alimentação também é muito importante para o crescimento do cachorro e para ele se manter saudável também.

Quando se trata de filhotes sempre devemos ter mais cuidados pois eles são como recém nascidos e precisam de cuidados especiais e a alimentação não pode ser diferente né, para te ajudar com essa dúvida vou deixar abaixo um tabela para você se guiar

🐶CÃES FILHOTES:

🔹Filhotes de 2 a 4 meses: Oferecer entre 4 e 6 refeições diárias
🔹Filhotes de 4 a 6 meses: Oferecer entre 3 e 5 refeições diárias
🔹Filhotes de 6 a 8 meses: Oferecer entre 3 e 4 refeições diárias
🔹Filhotes de 8 a 10 meses: Oferecer 3 refeições diárias

Já com os cães adultos a coisa fica mais fácil, podemos oferecer de 1 a 2 refeições diárias, mas ainda assim é muito importante não deixar o seu cachorrinho mais de 12h sem comer

🐶CÃES ADULTOS:

🔸Cães saudáveis: 2 refeições ao dia (É o que eu faço, ofereço às 8h e às 20h e um petisco na parte da tarde, evitando que fiquem mais de 12h em jejum)
🔸Cães que vomitam pela manhã: Oferecer 3 refeições ao longo do dia (Manhã, tarde, noite).

SEU CÃO TEM APRESENTADO VÔMITO AMARELO? Por que e como evitá-lo? Todos nós que temos um cachorro, vimos em mais de uma ocasião como o nosso cachorro já vomitou aquele vômito amarelo espumoso.

Anúncios


Por que isso acontece? Isso pode ser evitado? E por que essa cor tão característica? A cor amarelo e essa textura espumosa do vômito amarelo, é devido a uma mistura de ácidos biliares do estômago, isso significa que não há nada de substancial no estômago do cão.

Geralmente acontece porque mesmo não tendo nada dentro do estômago do cão, o estômago ainda está trabalhando para digerir algo que não tem, então acaba irritando, inflando e causando desconforto abdominal no cachorro, é aí quando vem o vômito. Assim, é comum que ocorra logo de manhã, após muitas horas de jejum ou antes do horário da refeição . Se por algum motivo seu cão pulou alguma refeição, também é normal que isso aconteça.

Se o seu cão é daqueles que come uma vez ao dia, mas muitas vezes vomita, você deve pensar em dividir esse alimento em duas partes para evitar tantas horas com o estômago vazio. Evite submeter seu cão a atividades físicas intensas antes e logo após a refeição.


Tanto antes como depois de comer o seu cachorro deve estar relaxado, assim você evitará que o estômago fique irritado, causando o subsequente vômito amarelo. E falando em relaxamento, permita que seu cão aprecie a comida. Quando ele estiver comendo, ninguém deve incomodá-lo e não deve haver um movimento de pessoas ao seu redor. O estresse pode causar tanta agitação que pode fazer com que coma muito rápido.


Se você vai mudar a dieta do cachorro, ou mesmo a marca da ração, não faça tudo de uma vez. Vá misturando as refeições gradualmente, assim você evitará afetar o estômago dele. Qualquer dúvida que você tenha, como sempre, não hesite em consultar o seu veterinário.

O meu Thomas passou por isso muitas vezes porque ele não queria comer a ração de jeito nenhum, aí decidi mudar para uma alimentação natural cozida, jamais aconteceu de novo.

Deixar a comida a vontade é bom?

Deixar a comida disponível para o cachorro o dia todo pode contribuir para o surgimento de doenças, oferecer alimento uma única vez ao dia pode ser ainda mais perigoso. Principalmente para os filhotes, um dos principais riscos é o cachorro ter um quadro de hipoglicemia. “É uma baixa na taxa de glicose no sangue que, em filhotes, é comum por uma alimentação inadequada, de baixa qualidade, ou, em casos mais sérios, por algumas doenças hepáticas”

Entre os sintomas de hipoglicemia estão: Letargia, apatia e em quadros mais graves, convulsões.

Além disso, é importante esquecer aquela ideia de que cachorro só come a noite, já que esses hábitos podem gerar doenças estomacais, alimentar o cachorrinho uma só vez faz com que ele fique faminto. Afinal, quando vai comer, faz muitas horas desde sua última refeição e isso faz com que ele se alimente muito rápido, eles não sabem que vão comer todos os dias.

Nesse sentido, os quadros mais comuns são de vômitos, gases, congestão, asfixia por engasgo e torção gástrica, uma condição grave que requer atendimento emergencial.

Anúncios

Os horários vão depender muito da sua rotina em casa, você que escolhe qual é o melhor horário para alimentar o seu amado filho de quatro patas, aqui em casa o Thomas e a Jahmila comem por voltas das 8 da manhã e jantam por voltas das 20h como mencionei anteriormente entre refeições procuro oferecer algum petisco natural feito por mim. Se precisar trocar os horários não tem problema, o cachorrinho vai se adaptar a sua nova rotina também.

Cada vez é mais comum cachorrinhos com falta de apetite e que se recusam a comer comida seca empacotada (ração), todos os dias recebo mensagens de mamães e papais muito tristes porque o filho canino não quer mais comer, eu sei muito bem o que é isso, sei o quanto é triste e desesperador ao ver o nosso cachorro o dia todo sem comer, por isso decidi mudar para uma alimentação natural e esse probleminha acabou.

Alimentação natural faz muito bem para a saúde dos nossos cachorros mas não deve ser oferecida de qualquer jeito, seu cachorro deve comer conforme ao peso, idade e porte dele, a comidinha dever ser cozinhada da forma correta e suplementada para assim não ocasionar nenhum problema de saúde, pode parecer um tema complicado mas não é, se você quer aprender sobre alimentação natural e a cozinhar de forma correta e balanceada para seu cãozinho adquira o meu e-book introdução a alimentação natural e 25 receitas para cães, é só clicar no botão abaixo!

Anúncios

Espero que a matéria tenha ajudado e qualquer dúvida é só deixar o seu comentário ou entrar em contato comigo pelas redes sociais, não esqueça de deixar o seu e-mail para receber todas as matérias e dicas valiosas!

Anúncios

2 comentários em “Quantas vezes um cachorro deve comer por dia?

Deixe uma resposta