Banho no shih tzu em casa

Anúncios

Olá mamães e papais esse é um tema que gera muitas dúvidas, mais ainda quando se tem um filhotinho em casa, antes de falar do banho acho importante compartilhar sobre qual a frequência ideal do banho

As necessidades higiênicas dos cachorros são bem diferentes das nossas. Banhos em excesso, podem causar desde alergias, até problemas de pele graves, diminuição da imunidade. Você sabia que a cada vez que se banha o cão, é removido gordura da pele do cãozinho, removendo a barreira protetora dela?

Essa proteção natural impede a entrada de bactérias e fungos na pele. Uma vez sem ela, surgem os problemas. Para que ele não fique com o cheiro forte demais e não característico, dê menos banho possível e escove-o todos os dias pra remover as células mortas e os pelos soltos e evitar nós.

Alguns fatores devem ser levados em consideração para determinar o intervalo entre um banho e outro:

1. Filhotes que ainda não foram vacinados devem evitar banhos em pet shops. O ideal é que o primeiro banho seja dado em casa, a partir dos dois meses de vida, utilizando água morna e shampoo próprio para filhotes. A secagem deve ser feita com o auxílio de um secador. Banhos em pet shops só devem acontecer após o término do esquema de vacinação e vermifugação.

2. Banhos em cachorros com pelos curtos são indicados a cada 15 dias no verão, e a cada 30 dias no inverno. Os gatos podem seguir o mesmo esquema: banhos a cada 15 ou 30 dias; porém a escovação do pelo deve ser feita toda semana.

3. Os cães com pelos longos, que necessitam de escovação diária, fazem parte de uma exceção e podem tomar banhos com intervalos de 15 dias inclusive no inverno.

4. Os cães de pelo curto que tomam banhos quinzenais (verão) ou mensais (inverno) devem ser escovados diariamente para que sejam retiradas as células mortas e para evitarmos o cheiro forte no animal. 

Se mesmo antes do intervalo do próximo banho o odor do pet estiver mais forte, existem no mercado alguns produtos conhecidos como ‘banho a seco’. Estes produtos também são indicados para os filhotes.”

Anúncios

Outros cuidados na hora do banho

A hora do banho é o momento ideal para colocar em dia a higiene de outras áreas do corpo, como os ouvidos, cujos canais auditivos devem ser limpos para evitar o acúmulo de cera, os dentes, que só podem ser higienizados com escova e cremes próprios para animais, o que pode acontecer toda a semana se o pet estiver habituado, e as unhas, que dependendo do crescimento, podem ser aparadas a cada 10 dias.

São vários os fatores que influenciam para dar banho semanalmente, devemos esperar pelo menos 7 dias para dar banho novamente, logo tudo vai depender do lugar aonde o seu cachorrinho vive, com que frequência ele sai na rua, etc.

Eu dou banho a cada 7-10 dias já que o Thomas e a Jahmila saem 2 vezes ao dia para passear 

Para dar banho em casa precisamos:

Algodão (de preferencia impermeável) – Muito importante! Temos que proteger muito bem os ouvidos, e secar bem as orelhas após o banho, caso contrário poderá ocasionar otite ou algo mais grave.

Shampoo – Eu uso um shampoo para pele sensível, o mais aconselhável para essa raça, pois eles são cães de pele delicada.

Condicionador (desembaraçador) – Se você quer desembaraçar os pelos do seu cachorro com facilidade é importante usar condicionador, além de ajudar a deixar o pelo mais bonito, liso e suave.

Secador – Importantíssimo secar muito bem o seu cachorrinho, nunca deixe de secar bem ele para não ficar úmido, já que isso pode ocasionar fungos na pele.

Creme hidratante – Nós humanos usamos creme para hidratar o cabelo, porque eles não? É importante que os nossos cachorros usem creme hidratante, isso vai ajudar para um melhor crescimento e a manter a pelagem hidratada e linda! O creme que eu uso se aplica após o banho e antes de secar completamente o pelo.

Escovas – Existem escovas especiais para cachorro de pelo longo, que são as escovas de pinos sem bolinhas nas pontas. Eu recomendo ter 3 tipos, o Pente de aço (Para mim é o melhor de todos), a escova sem bolinhas nas pontas e a escova rasqueadeira.

Toalha – Usar uma toalha que absorva bem a água.

Laços – Não devemos deixar que o pelo tenha muito contato com os olhos.

Por ultimo você tem que ter cuidado com os choques térmicos, se você quer sair na rua com o seu cachorrinho aguarde pelo menos 30 minutos e não esqueça de limpar os ouvidos, cortar as unhas, aparar um pouco os pelos que ficam dentro da orelha e não esquecer de escovar os dentes do seu cachorrinho!

Como você pode ver o mundo dos nossos cachorros é totalmente diferente ao nosso, para garantir bons cuidados, evitar problemas de saúde comportamento e outros é necessário aprender como funciona o mundo dos nossos amados cãezinhos.

Sei que isso pode chegar a ser desafiador e até te deixar nervosa, eu passei por isso e cometi muitos erros por falta de conhecimento, por isso criei o curso Guia do Shih Tzu onde você aprenderá sobre o mundinho do seu peludinho.

O curso é em formato vídeo aulas e livros digitais (e-books) e está composto pelos módulos: Pelagem, Alimentação, Saúde, Sobre o Shih tzu e adestramento (ministrado pelo Dr. Fernando Prado especialista em comportamento animal da Escola Maná Pet)

Clique no botão abaixo e saiba como funciona o curso e tudo que poderá aprender

Anúncios

Não esqueça de seguir as nossas redes sociais abaixo ou se cadastrar no blog para receber mais dicas.

Deixe uma resposta