Frutas que cachorros podem comer

frutas que cachorro pode comer
Anúncios

Olá mamães e papais essa é uma dúvida muito frequente e que muitas das vezes gera até polemica, pois na internet encontramos de tudo, em alguns lugares você vai ver que cães não podem comer de jeito nenhum frutas cítricas como: abacaxi, morango, laranja…

Por isso é muito importante revisar a fonte de onde você está obtendo essa informação, na verdade é que são somente 3 frutas proibidas para os nosso lindos cachorrinhos: Uvas, Carambola e Açaí

As uvas com ou sem caroço podem levar o seu cãozinho a uma insuficiência renal . O motivo para evitar a carambola é a presença da caramboxina, uma toxina que pode causar alterações neurológicas e condenar o rim de quem já apresenta alguma disfunção nesse órgão. A carambola também é fonte de bastante ácido oxálico, o que pode levar à formação de cristais e cálculos de oxalato de cálcio em indivíduos predispostos a isso, por esses motivos é melhor evitar.

Já o açaí está riscado da lista de recomendações por concentrar a mesma toxina prejudicial ao coração e ao cérebro dos nossos pets encontrada no chocolate, o alcaloide teobromina.

Há frutas que embora estejam liberadas podem não ser bem toleradas por todos os cachorrinhos. Não é incomum ouvir de mamães e papais que o consumo de melão foi indigesto para seus cães, provocando vômito. Ou que a ingestão de polpa de coco (a molinha do coco verde ou a durinha e grossa do coco marrom) causou uma diarreia muito forte. A oferta excessiva de mamão também pode amolecer as fezes. Claro, como tudo na vida o exagero na oferta de frutas é o maior causador de problemas.

Por esse motivo é importante sempre testar a tolerância do seu filho de quatro patas oferecendo apenas um pouquinho (por exemplo, o equivalente a um ou dois cubinhos) de uma fruta que ele nunca comeu. Experimente também oferecer a fruta longe das refeições. O melão, por exemplo é digerido muito rapidamente, mas se estiver acompanhado de outros alimentos pode ficar mais tempo do que deveria no estômago e fermentar, gerando gases e desconforto. E se perceber que seu cãozinho não fica bem com a fruta “x” ou “y” simplesmente pare de oferecer.

Anúncios

E as frutas cítricas? Tem gente que diz que pode, outros dizem que não.

Vamos pensar no seguinte porque se crianças pequenas podem comer abacaxi e laranja, um cachorro que é carnívoro e possui um estômago forte o suficiente para digerir ossos e carne crua, não daria conta de um abacaxi?

Essas pessoas falam que “A culpa é do PH ácido dessas frutas”

Então vou explicar o seguinte: Enquanto o suco gástrico do estômago humano tem um pH situado entre 2 e 4, o pH do suco gástrico canino e felino fica entre 1 e 2. Ou seja, o suco gástrico deles é mais ácido que o do nosso estômago. E o pH das frutas? O suposto “rei da acidez”, o abacaxi, possui um pH entre 3,2 e 4. Mais elevado (menos ácido) que o do suco gástrico dos cães. A laranja fica entre 3,7 a 4,3. A tangerina, entre 3,3 a 4,5. O pêssego, de 3,3 a 4 – mesmo valor da maçã, que todo mundo oferece ao seu cachorrinho

Então como você pode ver podemos oferecer frutas cítricas mas não exagere na quantidade (vale para todas as frutas) e tenha bom senso. Não ofereça cítricos a pets de estômago sensível ou que estão vomitando. Lembre-se que petiscos não devem ultrapassar 10% a 15% da dieta do seu cãozinho.

Falado tudo isso vou mencionar aqui 12 frutinhas que seu filho de quatro patas pode comer:

Banana

Manga

Mamão

Maçã

Pêra

Pêssego

Ameixa

Melancia

Caqui

Figo

Jabuticaba

Kiwi

Atenção! Remova os caroços do: pêssego, ameixa, maçã, manga, melancia.

As frutas são excelente petiscos e nossos amados cãezinhos adoram, se você gosta de oferecer petiscos naturais para seu filho de quatro patas e cozinhar para ele, clique no botão abaixo e adquira o seu e-book 36 receitas naturais onde você vai aprender a cozinhar diferentes tipos de petiscos e refeições do dia a dia e ainda ganhe uns bônus especiais: Guia dos alimentos + planilha calculadora.

Gostou das dicas? Não esqueça de seguir as nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as dicas e novidades e claro de seguir o blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s