Cio Shih tzu cuidados

Anúncios
Jahmila

Olá mamães e papais, antes de começar a falar sobre os cuidados é importante saber como funciona o cio nas cadelinhas, diferentes de nós elas não menstruam, esse sangue é pelo inchaço na vulva que é bastante vascularizada.

O ciclo reprodutivo da cadela é considerado monoéstrico (uma única ovulação por cada ciclo) com ovulação espontânea, ou seja, a ovulação não é desencadeada pelo acasalamento como acontece por exemplo no caso dos Gatos.

O ciclo reprodutivo da cadela possui 4 fases :

1.- Proestro (fase antes da ovulação): Fase que prepara a ovulação e tem uma duração de  10 à 12 dias. Alguns dos sintomas que podemos observar são:

A vulva torna-se congesta e libera um corrimento sanguinolento que atrai os machos (esse sangue observado é resultante do rompimento de vasos sanguíneos localizados no trato vaginal, NÃO estando relacionado com descamação de parede uterina como ocorre em nós mulheres, ou seja, a cadela NÃO MENSTRUA. Durante esta fase a fêmea ainda não está receptiva e não permite a monta, não podendo ficar grávida.

2.- Estro (fase de ovulação): Fase de ovulação propriamente dita. É neste período que a fêmea aceita e procura o macho para o acasalamento. Durante o estro as secreções vaginais tornam-se mais claras e transformam-se em um muco que irá facilitar o acasalamento.Essa fase tem uma duração de 2 à 4 dias.

3.- Metaestro: Fase correspondente á duração de uma gestação e de uma lactação. A gestação em uma cadela tem duração de 63 à 68 dias. Se após esses 68 dias a cadela ainda não entrou em trabalho de parto, o melhor a ser feito é correr com ela ao veterinário pois não é normal e provavelmente vai ter que fazer uma cesariana.

4.- Anestro: Fase de repouso sexual, tendo duração até o inicio do próximo ciclo.

Com quantos anos a cadela entra no cio?

Se sabe que o primeiro cio ocorre a partir da maturidade sexual da cadela, porém não existe uma idade certa para isso acontecer, variando de cachorro para cachorro, no shih tzu geralmente ocorre entre os 6 e 12 meses de idades, mas é preciso deixar claro que não porque ela atingiu a maturidade sexual significa que esta pronta para ter filhotes, nessa idade ela ainda é muito filhote o ideal é aguardar até pelo menos o 3 cio.

Anúncios

Como reconhecer os sintomas da cadela no cio

O proestro é a fase do ciclo que apresenta as alterações físicas mais evidentes , principalmente na região da vulva. Alguns sinais são:

  • Aumento de volume da vulva;
  • Vermelhidão discreta ou escurecimento,
  • Liberação de secreção levemente sanguinolenta.

Já o período do cio propriamente dito é marcado pela estabilização desses sinais, sendo mais comum reconhecer o estro a partir de mudanças comportamentais, como:

  • Carência ou maior necessidade de atenção;
  • Agitação ou inquietação;
  • Atração dos machos;
  • Lambedura genital,
  • Agressividade.

É importante saber reconhecer o cio da sua cadelinha não só para garantir cuidados adequados, mas também para manter machos não castrados afastados e assim evitar uma gravidez indesejada

Cuidados com sua cachorrinha no cio

Durante o cio, as variações hormonais provocam necessidades fisiológicas e comportamentais que geram estresse às cadelas por isso é preciso ter alguns cuidados adicionais.

Por exemplo:

  • Ofereça uma alimentação de qualidade e fique de olho para ver se sua cachorra está comendo. Durante o cio, é comum cadelas apresentarem falta de apetite ou apetite seletivo;
  • Por conta do inchaço, a região da vulva fica mais sujeita a sofrer traumas no proestro e no estro. Além disso, lambeduras em excesso também podem causar inflamações na região. Em caso de dúvida, procure um veterinário;
  • Fraldas caninas atuam como um absorvente para cães e são grandes aliadas durante o cio. No entanto, a cadela no cio não deve ficar com elas o tempo todo. O ideal é fazer a troca ao menos duas vezes ao dia, lembrando de dar um tempinho para a cadela no cio fazer suas necessidades sem o acessório.
  • Diferentemente do que muitos pensam, a fralda não impede o cruzamento! Por isso, a única maneira de evitar que fique prenha é mantendo os machos não castrados à distância.

Tenha empatia e dê muito carinho para sua filha de quatro patas, principalmente quando ela estiver mais carente e dengosa. Ah, e não brigue com ela caso ela fique mais arisca e agressiva que o normal.

Em vez disso, procure brincar com a cadela no cio, agradá-la com petiscos, sempre respeitando os limites da sua cachorrinha. Com amor e dedicação, você vai ver como o cio se tornará um período mais tranquilo!

Como você pode ver o mundo dos nossos cachorro é totalmente diferente ao nosso, para garantir bons cuidados, evitar problemas de saúde comportamento e outros é necessário aprender sobre como funciona o mundo dos nossos amados cãozinhos.

Sei que isso pode chegar a ser desafiador e até te deixar nervosa, eu passei por isso e cometi muitos erros por falta de conhecimento, por isso criei o curso Guia do Shih Tzu onde você aprenderá sobre o mundinho do seu peludinho.

O curso é em formato vídeo aulas e livros digitais (e-books) e está composto pelos módulos: Pelagem, Alimentação, Saúde, Sobre o Shih tzu e adestramento (ministrado pelo Dr. Fernando Prado especialista em comportamento animal da Escola Maná Pet)

Clique no botão abaixo e saiba como funciona o curso e tudo o que pode aprender

Não deixe de seguir nossas redes sociais e o blog para ficar por dentro de todas as dicas e novidades

Anúncios

Deixe uma resposta