Tosar ou não o Shih-tzu no verão.

Tosar ou não o cachorro no verão

Alguns dos donos de Shih-tzu gostam de manter o pelo do  cachorro comprido, mas quando chega o verão ficam na dúvida de tosar ou não por causa do calor.

O pelo do Shih-tzu protege eles do sol, alergias, doenças na pele e nos olhos. Como todos sabemos o Shih-tzu tem a pele sensível e o pelo mais longo protege eles, por isso eu não corto o pelo do meus cachorros, muitas pessoas falam tadinho do cachorro está morrendo de calor e que é egoismo do dono deixar o pelo comprido no verão mais lembre-se que os cachorros não suam pela pele como a gente, eles fazem a regulação da temperatura pela boca, ficam afegantes, expulsando o ar quente e diminuindo assim a sua temperatura interna. Além disso existem vários produtos que ajudam a manter o cachorro fresco e diminuir o calor que eles possam sentir no verão.

O Shih-tzu é um cachorro de origem tibetana, e lá no Tibet é  quente de dia e frio a noite, por isso que o Shih-tzu pode-se adaptar a certas temperaturas, o pelo do Shih-tzu tem fácil mobilidade e esse é outro fator pelo qual não sentem tanto calor, ao contrário de um chow-chow por exemplo.

Outro fator pelo qual não gosto de tosar os meus cachorro é porque eles podem ficar deprimidos quando a gente corta os pelos deles, toda raça é feita ,criada dessa maneira por alguma razão e não é a toa que o Shih-tzu tenha o pelo comprido, o pelo além de proteger a pele também protege os olhos (sabemos que o Shih-tzu tem muitos problemas com os olhos por estarem mais expostos ao ambiente do que outros).

Todos os cachorros sentem calor seja com pelo curto, pelo longo, tosado ou não tosado, principalmente a gente que mora em lugares quente como o Rio de Janeiro, que é aonde eu vivo e é muito quente mesmo.

Então pense bem antes de tosar o seu cachorrinho, se você decidir deixar o pelo comprido existem produtos que ajudam ao Shih-tzu a se manter fresco e diminuir o calor, também uma série de cuidados que vou compartilhar com vocês:

  • Fazer tosa higiênica é muito importante, uma por saúde e outra porque vai ajudar a diminuir o calor do cachorrinho, a barriguinha vai estar lisinha sem pelo e isso deixa eles muito mais confortáveis. Existe uma tosa higiênica especial para cachorros de pelo comprido.
  • Colocar uma garrafa de água pra eles na geladeira, assim a cada vez que você puder trocar a água do cachorro para gelada troca, isso incentiva ao cachorro a beber água e mantem ele hidratado e bem mais fresco.
  • Tapete gelado, que quando o cachorro deita nele, ele fica gelado devido a um gel que tem dentro ( O thomas e a Jahmila adoram). Compre seu tapete aqui
  • Tapete gelado para shih-tzu

  • Deixa o seu cachorrinho em um local ventilado e com sombra quando você sair de casa.
  • Se estiver dentro do seu orçamento compra um bebedouro térmico especial que deixa a água fresca por muito mais tempo.
  • Evite sair com ele na rua quando o sol estiver forte (principalmente entre 10h a 17h).
  • Dar banho nele pelo menos uma vez por semana.

Isso vai ajudar muito eles a se manterem frescos e poderão passar o verão  numa boa!. Esse vai ser o primeiro verão da Jahmila e o segundo verão do Thomas, só que o pelo dele está um pouco mais comprido agora, vamos ver como vai ser!.

Shih-tzus o Thomas e a Jahmila

Se você decidir tosar o seu cachorrinho, busque uma Petshop de qualidade. As duas tosas mais comuns para Shih-tzus são: A tosa bebe e a tosa japonesa.

Sabias que? O pelo protege o cão do frio e do calor, com um grau de isolamento térmico, que aumenta com a sua espessura (Schmidt-Nielsen, 1997). A pele do cão não possui a grossa camada de queratina que a nossa pele possui. A queratina é uma proteína protetora, que torna a pele resistente ao atrito. Cães têm o pelo para proteger-lhes a pele do atrito!

Ao final a gente sempre vai fazer o que acredita que é melhor para o nosso cão-filho!

Não esqueça de seguir o Blog abaixo ou se cadastrar para receber mais dicas, receitas e lançamentos de novos produtos!

Beijos,

Ivanna Caramês.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 1.183 outros assinantes

Anúncios

  22 comentários sobre “Tosar ou não o Shih-tzu no verão.

  1. Cristiane Lopes Miranda
    31 outubro, 2016 às 2:48 pm

    Muito obrigada, Ivanna adorei seu post.

    • 31 outubro, 2016 às 3:25 pm

      Obrigada fico feliz! Aguarde que tem mais dicas ai 😀😁

    • Deise
      4 novembro, 2016 às 12:31 pm

      Obrigada pelas informações!

      • 4 novembro, 2016 às 4:48 pm

        Oi Deise, obrigada você por ler e comentar, em breve teremos mais! Beijos

  2. Cida
    31 outubro, 2016 às 10:37 pm

    Adorei o seu post, pois a minha filhota tem 1ano e 7 meses e nunca tosei o pelo é lindo dou os banhos em casa toda semana e escovo o pelo todos os dias, levo no Pet uma vez por mês para fazer a tosa higiênica e recebo críticas do tipo coitada deve sentir muito calor e respondo e ela tem o pelo para ficar comprido a opção é minha e o que vc postou é esclarecedor, obrigada 🐶🐶🐶🐶🐶

    • 1 novembro, 2016 às 2:12 am

      Legal, fico feliz por você ter gostado e ter te ajudado a esclarecer isso. Continue assim que você está fazendo tudo muito bem 😃 obrigada por comentar beijos.

  3. Daniela
    2 novembro, 2016 às 12:15 am

    Adorei, também penso da mesma forma que você é não toso a Pandora, faço a tosa higiênica.
    Gostei da ideia do tapete gelado, onde você comprou aqui o Rio?

    Beijos!

    • 2 novembro, 2016 às 1:15 am

      Olá Daniela, fico feliz por você ter gostado, comprei na internet procura o melhor preço no Google ou sites como buscape, a sua bebê vai adorar ❤ obrigada por comentar beijos.

  4. Elizangela
    2 novembro, 2016 às 2:07 pm

    Muito bom seu post gostei foi o melhor obrigada

    • 3 novembro, 2016 às 6:15 pm

      Oi Elizangela, fico feliz por você ter gostado, obrigada por comentar em breve teremos mais! Bjs

  5. Elson Hercolle
    5 novembro, 2016 às 2:35 am

    Nossa vc tirou um peso das minhas Costa, sempre fico na dúvida é acabo tosando os meus, mas agora depois desse post eu tirei todas minha dúvidas.
    Muito obrigado aguardo novas dicas!

    • 5 novembro, 2016 às 11:34 am

      Que bom Elson fico feliz 😀 não deixe de se cadastrar no blog para receber mais dicas e conteúdos exclusivos. Um ótimo final de semana pra você e para os seus bebês!!

  6. Bianchini
    9 novembro, 2016 às 1:49 pm

    Excelente post! Muito esclarecedor. Como as pessoas têm mania de palpitar e julgar o próximo né, triste isso.
    Parabéns pelo post 👏🏼👏🏼

    • 10 novembro, 2016 às 4:42 pm

      Muito obrigado Bianchini. Espero que tenha te ajudado bastante. Cadastre-se no blog para receber mais dicas como essa! Beijos, Ivanna.

  7. Josiemagalhes santana
    16 dezembro, 2016 às 8:01 pm

    Oiii queria muita saber se toda na terssoura e melhor

    • 18 dezembro, 2016 às 10:20 pm

      Boa noite Josie, sim é melhor na tesoura pois é mais fácil recuperar o pelo depois. Beijos

  8. 10 outubro, 2017 às 7:41 pm

    Eu li na internet que os cães transpiram pelas patas, e usar sapatos, meias abafa as almofadas causando hipertemia e convulsão. É verdade isto ?

    • Ivanna Caramês
      17 outubro, 2017 às 1:25 am

      Ola Adriana boa noite, é verdade que eles transpiram pelas patas por isso é bom não usar com frequência é só em casos que precisem com dias de chuva é chão quente os sapatinhos ou meias depois o melhor é tirar. O sapatinho é só para ajudar ele para proteger nos passeios na rua

  9. Geiza
    3 janeiro, 2018 às 2:46 pm

    Minha shitszu está com um pouco de alergia perto do rabo e se coça, ela toma banho toda semana no Pet o que eu devo fazer.

    • Ivanna Caramês
      3 fevereiro, 2018 às 1:51 pm

      Olá Geiza bom dia! O primeiro e mais importante é identificar o que está ocasionando a alergia, poder ser algum produto de limpeza, os itens de beleza que utilizam o até mesmo alimentação. Te recomendo visitar o teu médico veterinário para que ele possa te ajudar a encontrar o motivo é assim possa ser tratado…

  10. Rose
    15 janeiro, 2018 às 1:26 pm

    Amei as dicas! Agora

    • Ivanna Caramês
      20 janeiro, 2018 às 12:51 pm

      Olá Rose, fico muito feliz por você ter gostado das dicas ❤️

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: