Seu Shih tzu come fezes? Veja as possíveis causas

São muitos os donos que passam por isso, eu passei por isso com a Jahmila, ela quando filhote adorava comer coco e não só o dela mas o do Thomas também, já ouvi a várias pessoas falarem que é da raça e que é normal, mas na verdade não é normal e tem solução.

Quando eles são bebezinhos a mãe para manter o lugar limpo, pode vir a comer o cocô dos filhotes, ela vai lamber depois de cada mamada, não só para estimular os filhotinhos a fazer xixi e cocô (cachorros muito novos precisam do estimulo da mãe para poder fazer xixi e cocô) mas também para limpar qualquer sujeira e deixar o “ninho” um lugar mais limpo e que não fique contaminado. Conforme os cachorrinhos vão crescendo a mãe vai ensinando eles a fazer cocô e xixi o mais longe possível de onde eles dormem (“ninho”) e assim naturalmente nem a mãe e nem os filhotes vão procurar mais fezes para comer, se isso estiver acontecendo o melhor é levar o filhote ou o cachorro adulto ao veterinário para descartar qualquer possibilidade de problema nutricional e assim resolver o problema de forma mais rápida e eficaz.

Possíveis causas e nome ao ato:

A Coprofagia em filhotes ou cachorros adultos pode estar relacionada a má absorção de nutrientes dos alimentos. Para descartar esse fator o melhor é levar ao veterinário, seja filhote ou cachorro adulto, para checar todas as possibilidades como: verminose, problemas no aparelho digestivo, pancreatite, deficiência de enzimas digestivas.

Outro fator pode ser uma dieta inadequada pobre em fibras e/ou proteínas, que pode fazer com que o cachorro procure essas substâncias nas fezes de outro animal.

Estudos também falam que se o cachorro é alimentado 1 vez por dia eles tendem a comer as próprias fezes, diferente dos cachorros que são alimentados 2 ou 3 vezes por dia, isto é porque alguns cachorros tem maior dificuldade em absorver nutrientes, que nesse caso acabam passando para as fezes e o cachorro que mais tarde se sente desnutrido vai e come essas fezes.

Se você tem 2 ou mais cachorros e da de comer no mesmo prato pode ser outro fator, pois sempre existe o cachorro dominante e o dominado, ai o cachorro dominante não vai deixar o cachorro dominado comer até saciar a sua fome, e o outro cachorrinho vai ficar sem comer direito, e o que ele vai fazer é procurar esses nutrientes no próprio cocô ou no do outro cachorro, por isso é melhor cada cachorrinho ter o seu próprio prato e comer separado um do outro. Encontre os potes adequados na nossa loja para seu filhote aqui

Existe a possibilidade também de que o cachorro “recolha”as próprias fezes por medo de ser punido por ter feito no lugar errado ou até no lugar certo, ou por pensar que só pelo fato dele ter feito cocô já seja algo errado devido as broncas que ele levou antes por fazer no lugar errado. É comum que os cachorro que foram punidos dessa forma com frequência e ainda muito novos logo que chegam ao lar com sua nova família apresentem este comportamento.

Se o cachorro não estiver em um lugar bem higienizado ou ficar trancado em um lugar sujo pode vir a desenvolver essa “habilidade” de limpar o lugar sujo comendo cocô. Falta de amor, atenção, tédio, medo, solidão e estresse emocional também podem provocar que o cachorro coma cocô.

Uma vez identificada a causa e porque come coco o seu cachorrinho será mais fácil você encontrar a solução correta, vou compartilhar com você umas dicas para você aplicar caso o seu cachorro esteja comendo cocô ou caso você queira prevenir que ele não venha a comer:

1 – Alimente o seu filhote ou cachorro adulto pelo menos 2 vezes ao dia (quando os filhotes são menores de 6 meses tem que ser alimentados pelo menos 3 vezes ao dia) com uma boa ração, de boa qualidade ou alimentação natural para assim absorver bem os nutrientes, e se você tiver mas de 2 cachorros em casa alimente-los em pratos separados e certifique-se de que todos estejam comendo bem e cada um a sua ração ou a sua comida, os pratos são muito importantes para essa hora de refeição.

2- Procure trocar sempre o jornal e/ou tapete higiênico e manter a área do cachorro bem limpinha e de preferencia não deixe que o cachorro veja quando você estiver limpando as fezes ou xixi dele, pois são tão expertos que podem resolver imitar o nosso comportamento de limpar a cocô. 

3- Evite brigar com o seu cachorro se ele tiver feito fora do lugar sem que você veja na hora do ato pois não vai adiantar de nada, o melhor a ser feito é manter a calma, limpar e esperar a oportunidade de pega-lo no flagra para brigar e assim educa-lo corretamente. Se você notar que o cachorro esta dando voltas ou cheirando muito, corra para leva-lo ao lugar certo. Se ele já estiver fazendo cocô ou xixi, não espere que ele termine, interrompa-o falando um NÃO bem firme e leve o cachorro ao lugar certo.  Chegando ao lugar certo NÃO brigue com o cão e SIM faça uma grande festa por ele ter feito no lugar certo.

4- Observe o seu cachorro quando ele for ao banheiro, assim que ele tenha feito suas necessidades, o distraia chamando a um lugar longe do banheiro e de um biscoito, quando ele estiver distraído comendo o biscoito limpe o cocô sem deixar que ele note.  

5- Leve o seu cachorro ao veterinário para fazer exame de fezes e assim descartar vermes; de o remédio certinho na dose correta e nos dias exatos para não perder o ciclo dos parasitas.

Agora você já sabe que tem solução!

Sim, isso parece ser estressante e complicado mas fique calma que eu tenho uma excelente noticia para você! O Guia Aprenda Adestrar o Seu Cão Passo a Passo vai te ensinar como se comunicar com o seu cachorro e ter um cão equilibrado que viva feliz ao seu lado! Tenho certeza que você vai aprender muito e superar todos esses probleminhas. Eu sei que você vai adorar os resultados além de se sentir aliviada! Esse guia não só vai te ajudar na questão do seu cão comer coco, ela vai te ajudar a entender o Mundo do seu cachorro, como ele pensa, para que assim você possa educar o seu cachorro do jeito que você deseja. Quer saber mais sobre a guia? Clique no botão abaixo 

Siga o Mundo Shih-Tzu nas redes sociais

Produtos
Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 1.226 outros assinantes

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: