Principais problemas de saúde do Shih-tzu

É importante saber as doenças que são mais propensas nos nossos cachorros para estarmos sempre alertas a esses sinais. Cada raça canina pode apresentar algum problema de saúde com maior incidência do que outra. O Shih-tzu não é uma exceção, de maneira geral, pesquisas afirmam que cães dessa raça estão mais sujeitos a apresentar problemas de dermatites e alergias, problemas nos olhos, otites e problemas renais, além disso há um problema muito comum de má formação de algumas articulações, que podem restringir a parte motora do cão. A continuação vamos falar mais sobres essas doenças e as providencias possíveis a serem tomadas.

Alergias e Dermatites:

O Shih-tzu é um cachorro com grande tendencia a desenvolver dermatites, da mesma forma que os humanos, eles podem desenvolver alergias tanto de pele, respiratórias ou alimentares. As mais comuns são as de pele (dermatites). Os sintomas são bastante claros, pois o cachorro começa a se coçar bastante em uma ou mais áreas do corpo, podendo desenvolver feridas bem “feias”.

As dermatites podem ser causadas pelos mais variados motivos, Desde algumas substancias comuns usadas na limpeza da casa, materiais sintéticos como: carpetes, cobertores etc.. picada de pulga, produtos de higiene (shampoo, condicionador) por isso é muito importante usar produtos próprios para cachorro, verificando que seja livre de substancias que agridem a pele e a pelagem, até mesmo a alimentação como já comentamos na matéria alergias em Shih-tzu.

Muitas rações inclusive rações Super Premium contém ingredientes como: Soja e milho que são altamente alérgicos para os nossos cachorros. Se você já fez de tudo, trocou a ração por uma livre de ingredientes tóxicos ou por alimentação natural, trocou o shampoo por um livre de substancias que provocam alergias, se tirou os produtos de limpeza etc… e ainda assim ele continua com alergia, consulte o seu médico Veterinário para assim fazer os exames necessários e poder diagnosticar a causa. Podemos evitar dermatites secando bem o cachorro depois do banho com toalhas secas e depois com um secador de cabelo (sempre com muito cuidado na temperatura).

As dermatites causam “rachaduras” e vermelhidão na pele, podem apresentar o indício de um processo alérgico mais importante quando o cão apresenta outros sintomas, como vômitos, perda de peso, diarreia, entre outros. É muito importante que quando houver um ou mais sintomas de dermatite ou outro tipo de alergia, leve o seu filho Pet imediatamente ao veterinário.

Problemas nos olhos:

Devido a conformação dos olhos dos cães dessa raça, o Shih-tzu podem apresentar lacrimejamento constante, o que pode causar problemas nos pelos ao redor dos olhos. Por isso é muito importante prender com uma “chuquinha”, e manter essa área livre de pelos, para que não irritem ainda mais o globo ocular, o que levaria no aumento de produção de glândulas lacrimais.

Muitos donos preferem cortar os pelos da área dos olhos e focinho, mas acredite em mim esse pode ser um erro muito grande pois você estará desprotegendo essa área frágil do seu amiguinho, lembre-se que a natureza de cada raça tem um propósito, na matéria como cortar ou nao os pelos do focinho do Shih-tzu dou dicas de como fazer com que os bigodes ganhem peso e caiam de maneira natural sem necessidade de ter que cortar.

Outro problema que os Shih-tzus podem apresentar nos olhos é a atrofia progressiva de retina que pode reduzir a capacidade visual e até mesmo levar á cegueira.

Insuficiência renal:

Os sintomas mais visíveis desse problema são a perda de apetite, indisposição, desanimo, aumento no consumo de água, em alguns casos, o cão começa a beber a própria urina, que fica com coloração bem fraca.

Após o desmame, alguns filhotes começam apresentar os primeiros sintomas, mas o problema pode se manifestar claramente somente mais tarde. A insuficiência renal quando não tratada pode levar o cachorro à morte, porém se o Veterinário detectar o problema no inicio, existem medicamentos, rações especiais, dietas especiais em caso de alimentação natural, para tentar reverter o quadro. Um cachorrinho com insuficiência renal moderada ou leve pode viver bastante, se houver acompanhamento adequado.

Displasia coxo-femural:

É um problema de má formação das articulações que ligam os ossos da coxa, fêmur e bacia. Os Shih-tzus assim como os cães da raça Lhasa Apso, apresentam incidência maior nesse problema se comparado com cães de outras raças. Quando notarmos que o cachorro apresenta problema de locomoção ou “reclama” de dor nessa região devemos levá-lo ao veterinário pois somente uma radiografia ou ressonância magnética poderá diagnosticar esse problema.

Esses são os principais problemas de saúde dessa raça maravilhosa que é o Shih-Tzu, temos que ficar atentos a qualquer mudança de comportamento, ou saúde para que assim possamos levar ao veterinário e resolver o problema com antecedência.

Não sabe que produtos de higiene e beleza comprar para o seu cachorro? Visite a nossa loja Mundo Shih Tzu e veja todos os nossos produtos que são livres de componentes alérgicos, ideais para o seu filho Pet!

Se tem algum tema que você gostaria que eu falasse fique a vontade em compartilhar comigo! Nos vemos na seguinte matéria.

Anúncios

  25 comentários sobre “Principais problemas de saúde do Shih-tzu

  1. Valquiria
    3 fevereiro, 2018 às 9:45 pm

    Tenho uma SHIH TZU com má formação nos rins, ela não gosta de bebe água, Não sei o que fazer para ela bebe mais água já fiz de tudo.

    • Ivanna Caramês
      9 fevereiro, 2018 às 9:42 pm

      Oi Valquíria, alimentação natural seria uma excelente opção pois contém muita água,água de coco, cubinhos de água, picolés de frutas podem ajudar 😉

  2. Anamara Vitale
    28 fevereiro, 2018 às 2:38 pm

    Já fiz de por meu shit zou e nada adianta !
    Ele já foi em vários veterinários dermatologistas, sua ração já foi trocada varias x …tudo já foi feito e nada melhora a alergia do Nino.Não sei mais o que fazer!

    • Ivanna Caramês
      28 fevereiro, 2018 às 3:45 pm

      Olá Anamara você ja tentou alimentação natural? Acredito que pode ajudar muito, converse com seu médico veterinário

  3. 29 abril, 2018 às 9:19 pm

    Olá meu shitzu, esta com ferida na barriga e ele está se mordendo, e esta aumentando, não sei o que fazer mais acho que e alergia, mas não tenho serteza.

    • Ivanna Caramês
      3 maio, 2018 às 9:41 pm

      Ola Mahira nesse caso o melhor a se fazer é levar ao veterinário para que ele possa ver e avaliar certinho, até mesmo ser for alergia ver que tipo de alergia é para que possa tomar os remédios necessário e saber o que está desenvolvendo essa alergia, podem ser muitas coisas, produtos de limpieza, higiene, alimentação, umidade, mas não deixe que ele fique coçando ou mordendo a ferida. espero que melhor logo 🙌🏻

  4. sheyla
    12 maio, 2018 às 4:31 pm

    Ola.
    Nossa foi uma luz no fim do túnel pra mim..
    adotei 3 filhotes que estavam a mercê num quintal imundo…
    estão com 47 dias de vida …
    já comem ração .. mas como estavam infestados de carrapato e pulgas preferi fazer uma hemoragrama.. deu Doença de carrapato..
    estão tomando um conquetel de remédios .. ( pro fígado , antibióticos , anemia, leucócitos , enfim … muito mesmo ….)
    ontem tomaram remédio pra verme … hj saiu verme pra tudo que é lado .. vermes aos montes ..
    estao com febre mas comem muito e bebem muita água …
    estão tão apreensiva .. pq já me apaguei a eles….
    o que mais posso fazer ???
    quero limpar o quarto que separei pra eles mas nao sei qual desinfetante usar por exemplo…

    • Ivanna Caramês
      4 junho, 2018 às 12:07 am

      Ola Sheyla, fico muito feliz em saber que ainda existem pessoas de bom coração e adotam bebezinhos, cuidam e amam. Espero que eles estejam bem 🙌🏻 além desses remédios é importante limpar o ambiente com os produtos adequados para matar as pulgas e carrapatos pois lembre-se que os ovos ficam no ambiente, você pode encontrar esse produto especial na petshop é só preguntar qual produto tem pra limpeza de pulga e carrapato que eles te dão. Muitos beijos e bênçãos para você e esses anjinhos.

      • sheyla
        4 junho, 2018 às 12:31 am

        Oieee .. estão lindos … fortes e saudáveis … tomou o doxy por 21 dias .. agora parou… continua as vitaminas …
        Hoje começou o cocô ficar meio mole mas acho que foi a troca de ração .. a deles estava em falta .. e o excesso de biscoito , meu filho de 1 ano e 5 meses pegou o saco de petiscos e distribuiu pra mini creche… Mas eles estão fofos .. as pulgas e carrapatos acabou.. Mas foi punk .. Tinha carrapato na parede das casas tudo.. de madrugada nos estávamos Como?? Catando bicho kkkķkkk
        Mas hj eles estão sem nenhum… as vezes aparece um ou dois mas todos os dias tem escovada com pente fino.. haja água!!!!!!!!!!! Tenho medo da minha conta de água esse mês.. Mas continuo lavando os edredons deles 3 x na semana !!!! Ufa!!!!

  5. Fabia
    16 maio, 2018 às 12:58 am

    Olá minha shitzu esta urinando rosado não chega ser sangue não tem coágulos ela tem so 2 meses esta bem disposta a comando bem.devo me preoucupar?

    • Ivanna Caramês
      18 maio, 2018 às 12:39 am

      Olá Fabia ela tem comido alguma coisa diferente? Às vezes na alimentação natural com alguns alientos chega acontecer isso, mas se isso persistir te recomendo levar a sua filha pet para um médico veterinário para que assim ela possa ver e avaliar certinho 😉

  6. 23 maio, 2018 às 2:14 pm

    Olá .tenho um Shitzu com 5 anos o nome dele é Tobyy .aos três anos começou com muita coceira. Levei ao vet e trocou a ração por hipoalergenica. Não adiantou levei ao dermatologista e ele disse que é alegria atopica. Fiz o tratamento que ele me passou. A base de shampoo e um creme deu uma melhorada mas ainda se coça disse que não tem cura isso realmente é verdade .porque os gastos com ele é muito grande…….
    .mas o amor que tenho por ele é muito muito Maior

    • Ivanna Caramês
      3 junho, 2018 às 9:42 pm

      Ola Zita tudo bom? Você já tentou dar uma alimentação natural? Já vi casos de cachorros que melhoraram muito a Alegría com uma alimentação natural, foi meu caso também! Muitas das rações tem ingredientes que são alérgicos para nossos cães como o milho e a soja… poderia ser uma boa opção para tentar, aqui no meu blog você encontrará mais informações sobre o tema e você também podem aprender mais com o nosso e-book introdução a alimentação natural e 25 receitas pet https://mundoshihtzus.com/produto/e-book-25-receitas-pet/

    • Luciana
      16 julho, 2018 às 12:16 pm

      Qual shapoo VC usa e creme?

      • Ivanna Caramês
        25 julho, 2018 às 2:44 pm

        Olá Zita bom dia tudo bem? Nós usamos a linha da pet society na Jahmila e o Thomas uso o shampoo filhotes e pele sensível e o flash argan 90 você pode encontrar esses produtos na loja http://www.mundoshihtzus.com 😉

  7. Jamily Kleib
    16 julho, 2018 às 6:40 pm

    Boa tarde! O meu bebê tem roncado muito e às vezes vejo que apresenta dificuldade para respirar, ficando rígido, raspando a ganganta, enlouquecido, como se estivesse buscando ar. Ele está com 6 anos e 3 meses. Uma vez comentei com o veterinário ele me disse ser normal, que da mesma forma que o ar vai embora, ele volta. Estou muito preocupada. Qual a opinião de vocês? Obrigada.

    • Ivanna Caramês
      25 julho, 2018 às 2:43 pm

      Ola Jamily bom dia! É comum que passe isso em cães branquicefalicos (focinho achatado) as vezes acontece com meu Thomas o que eu faço quando acontece isso primeiro é manter a calmar para passar isso ao meu cachorro, e dou ar soprando na carinha dele e faço carinho passa rapidinho… o que não é normal é que passe frequentemente. Espero ter te ajudado qualquer dúvida é só entrar em contato bjs!

  8. 13 agosto, 2018 às 4:30 pm

    Olá
    Acabei de adotar uma filhotinha, a dois dias ela está muito quieta, n brinca ,come pouco, porém bebe água normalmente, levei ela ao veterinário e ele disse q está tudo normal q ela pode estar assim por conta da mudança brusca de tempo pois estava quente e esfriou…disse para ficar observando qualquer coisa levar ela pra ele examinar.
    Hoje ela fez xixi, e observei q com a cor bem amarela forte…
    Fico preocupada pois ela é bem novinha e n tenho costume com essa raça.

    • Ivanna Caramês
      16 agosto, 2018 às 6:57 pm

      Olá Marciely boa tarde tudo bom? Ela tem quanto meses? Se ela apresentar algum sintoma como vômito ou diarreia isso é preocupante… acredito que pode ser a mudança brusca do clima mas sempre é bom estar pendiente de algum sintoma diferente.

  9. Maguida
    5 outubro, 2018 às 9:57 am

    Olá tenho um filhote de shih-tzu esta com 2 meses na primeira semana que ele chegou agil normalmente depois comecou com comportamento estranho não queria comer fica andando em círculo dando cabeçada nas paredes isso é normal?

    • Ivanna Caramês
      7 outubro, 2018 às 5:00 pm

      Olá Maguida tudo bem? Se ele fizer o tempo todo, não é normal, o melhor é levar ele com seu médico veterinário, para que ele possa ver e avaliar certinho. Podem ser várias as razões pelas que eles podem chegar a fazer isso. Nos de notícias do seu filhote.

  10. Marta Bernardo
    15 outubro, 2018 às 10:21 pm

    Boa noite o meu shi tzu coloca as patas traseiras todas deitadas no chão é normal parece que a anca faz um estalo.
    Tambem não consigo que deixe de comer fezes. Obrigada

  11. Nadir
    26 maio, 2019 às 6:44 pm

    Achei ótima, tbem tenho uma filha vai fazer 3 meses já tomou a 2 dose da vacina a ração dela é a Premium filhote de uns 3 dias está fazendo cocô mole será a vacina ou a ração me ajude não tenho prática c essa raça sou a nadir

    • Ivanna Caramês
      26 maio, 2019 às 7:47 pm

      Ola Nadir, você trocou de ração? Se for isso pode ser que seja a mudança, é importante que verifique que não seja cocô com sangue isso é perigoso, te recomendo levar com seu veterinário para que ele possa ver e avaliar certinho. 🐶

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: