Porque o Shih tzu vomita?

Muitos donos passam por isso e não sabem qual é a causa ou o que fazer, na verdade é difícil saber a causa por si só. Você precisa de um diagnostico veterinário para saber qual é a causa, caso o vomito seja repetitivo ou não. Ás vezes o Thomas e a Jahmila vomitam quando eles comem alguma coisa errada do chão, e já vi casos de cachorrinhos que vomitam uma espuma amarela por passar mais de um tempo determinado sem comer.

Se o seu cachorro tem muitos dias vomitando não tem muito o que fazer mais que hidratar o seu cãozinho e levar com urgência ao veterinário. Vômito provoca desidratação e isso pode ser mortal para o cão. O vômito pode ocorrer por vários fatores, e se a gente não atuar rapidamente eles podem chegar até a morrer. O vômito pode ser uma coisa muito séria.

Anúncios

Podemos ver que o nosso cachorro vai vomitar quando ele estiver com náuseas (um dos sinais de náusea é que o cachorro começa a lamber o piso repetidamente), incomodo abdominal, começa com movimentação em círculos e ingestão de grama. As contrações são violentas do flanco e tórax, a cabeça fica mais baixa que o tórax, contração abdominal e o conteúdo estomacal é exteriorizado.

O vômito é um ato de reflexo, portanto envolve mecanismos nervosos. Podem ser várias as causas pelas quais o seu cachorro  vomita ou pode chegar a vomitar:

  • Pode ocorrer após uma refeição abundante
  • Alimento inadequado .
  • Primeiros sinais de alguma doença infecciosa ou viral.
  • Passar muito tempo sem comer.

As causas destas afecções são numerosas. As mais clássicas são:

Úlceras, envenenamentos, gastrites, corpos estranhos, gastroenterites, obstruções intestinais ou ainda uma alimentação incorreta.

Anúncios

Como mencionado acima podem ser sintomas de doença infecciosa ou viral sendo as mais conhecidas como: cinomose, parvovirose, leptospirose, normalmente esses tipos de doenças vem acompanhadas de coco com sangue. Também pode ser uma infeção uterina, peritonite. Pode ser um sinal de doenças que afetam outros órgãos, como: insuficiência renal ou hepáticas, sistema nervoso ou enjoo de viagens.

O vômito deve ser  rapidamente tratado e sua causa diagnosticada e eliminada por seu medico veterinário, evitando uma desidratação e uma desnutrição severa, assim como perturbações do equilíbrio sanguíneo, que irão repercutir no estado geral do cão.

Temos que usar o bom senso e sempre que dermos conta que o nosso cachorro vomita de maneira continua, o melhor a se fazer é hidratar e levar o cão com urgência ao veterinário.

Bem, como pode ver são inúmeras as causas do vômito, e temos que ficar alertas. Não se preocupe caso seu cão vomite ocasionalmente. O fato dele vomitar muitas vezes em um período curto de tempo é razão para preocupação. Espero que essa matéria tenha te ajudado.

Anúncios

Nos vemos na próxima matéria..Bjs!!

Não esqueça de seguir o Blog abaixo ou se cadastrar para receber mais dicas, receitas e muita informação!

Até a próxima 🙂 ,

Ivanna Caramês.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 1.184 outros assinantes

Anúncios

  4 comentários sobre “Porque o Shih tzu vomita?

  1. maria rosalina da silva
    6 dezembro, 2017 às 8:23 pm

    podemos dar batata inglesa para o shih-tsu?

    • Ivanna Caramês
      9 dezembro, 2017 às 6:44 pm

      Olá Maria batata inglesa não é recomendável dar, batata doce pode 😉

  2. 2 junho, 2018 às 10:24 pm

    Oi tenha um Shitzu de 5meses ele ficou vomitando um dia inteiro racao com uma gosma branca que depois foi ficando amarelada depois disdd percebi que ele perdeu um pouco o apetite.O que pode estar acontecendo com ele me ajude por favor

    • Ivanna Caramês
      3 junho, 2018 às 9:32 pm

      Olá Luzia tudo bom? Bom como dito na matéria podem ser varios os fatores pelos quais pode vir a vomitar, se o vômito persistir leve de imediato para seu médico veterinário, ele pode ter alguma gastrite, ou talvez comeu alguma coisa diferente que fez com que ele vomitasse. Espero que ele esteja melhor!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: