O Shih-tzu a pelagem e escovação.

14971321_10154446164796049_1392053094_n

O Shih-tzu é um cão que possui pelagem longa, a cor da pelagem do Shih-tzu pode vir a trocar conforme o crescimento do cão.

Eles possuem subpelos ( um pelinho mais curto, denso e fofinho junto ao corpo e por baixo do pelo longo)  eles soltam mais pelos na primavera  e no verão, e precisam ser escovados diariamente para se livrar desses pelos, assim também eles vão ficar mais leves e frescos para curtir o verão. Muitos dos donos de Shih-tzu gostam de levar seus cães ao Petshop para fazer a remoção dos subpelos, mas se você não puder levar ele não tem problema pois existem escovas que te ajudam  nisso.

A pelagem do Shih-tzu é leve, luxuosa, densa e é característica da raça. Como comentei anteriormente, a pelagem do Shih-tzu protege a pele deles de alergias, doenças, Sol forte e etc…

Se você tem ou quer manter o pelo do seu Shih-tzu longo é muito importante escovar ele todos os dias, ou um dia sim e um não para não dar nós!. Se você não tiver essa rotina certinha com certeza vai dar nó e a cada dia que passe sem escovar o pelo, esses nós serão cada vez mais difíceis de desfazer , e a solução vai ser mesmo cortar esses nós!. Eu sei muito bem que é difícil manter essa rotina mas te garanto que o esforço todo vale a pena quando vemos o pelo do nosso amiguinho lindo e macio. Segue abaixo umas dicas para pentear e manter o pelo lindo do seu Shih-tzu:

  1. Acostume o seu cachorrinho desde bebezinho a essa rotina (que leva em media 25 minutos por dia) assim ele vai se acostumar a ficar tranquilo para que você possa fazer a escovação sem problemas.
  2. Escolha um lugar seguro e firme como uma mesa para penteá-lo, de modo que você fique confortável e o cachorrinho também, sendo que ele possa se mexer sem perigo de cair. (Temos que passar segurança e tranquilidade para que eles não tentem fugir).
  3. Faz desse momento, um momento só seu e dele, assim ele ficará muito mais tranquilo e acostumado a ser penteado que até vai gostar!.
  4. É muito importante que vocês NÃO escovem o pelo do Shih-tzu à seco, pois isso quebra o cabelo deles. Você pode botar um pouco de água morna com desembolador (condicionador)  em um borrifador e ir borrifando no pelo dele enquanto você vai escovando e penteando ele. Essa mistura de água e condicionador dura no máximo uma semana, e como o Shih-Tzu tem a pele muito sensível, é melhor trocar sempre a mistura para evitar reações alérgicas, ou pode usar um produto próprio para a escovação como o fast shower 5 em 1 ou o fluido desembaraçador mega veja aqui
  5. Utilize o pente adequado. Existem 4 tipos de pentes que são mais usados em Shih-tzu, particularmente eu gosto mais do pente de aço de metal, pois ele penteá melhor os pelos e desfaz melhor os nós sem machucar o cão, também adoro o pente desembolador me ajuda muito na escovação, já que ele possui dentes laminados, afiados e com leves ondulações, excelente para abrir nós e desembaraçar os pelos. Ele é importante para ativar o couro do cachorro e assim estimular o nascimento de fios novos e mais fortes, é uma prática saudável que proporciona ao nosso amigo uma pelagem bonita e macia e mais qualidade de vida. Também gosto de usar a cada 2 semanas a escova “Furminator”, que remove os pelos mortos e não machuca!. É impressionante a quantidade de pelos mortos que o seu amiguinho pode ter, seja cães de pelo longo ou curto.
  6. Comece desmanchando os nós com os dedos e depois passe para a escova (escovas de pino sem bolinhas na ponta são boas, pente desembolador ou um pente de aço de metal), (que é o que eu uso, até porque é muito complicado encontrar essas escovas de pino sem bolinhas), escove com movimentos leves e firmes, não force quando encontrar mais nós, tente sempre primeiro desmanchá-los com as mãos, pois forçar poderá estressar  e machucar o seu cachorro, caso não seja possível tirar esse nó escovando, borrife ele com água e condicionador e comece a abrir os nós com as mãos é importante que este bem molhado, pois isso facilita você poder desmanchar os nós.
  7. Comece escovando as patas e o dorso e deixe por ultimo os bigodes e a franjinha, pois exigem mais cuidado e delicadeza!. Quando o Shih-tzu já é mais velho e o pelo mais longo, precisamos de lacinhos ou “chuquinhas” para prender o pelo do “topete” e assim evitar que eles fiquem caindo e cobrindo os olhos do seu cãozinho. Ë Muito importante NÃO fazer as chuquinhas muito apertadas, dessas que puxam os cílios e até impedem o cachorro de piscar, pois isso pode machucar os olhos dele, basta fazer uma chuca firme mas sempre dar uma afrouxadinha depois (apenas para manter os pelos longe dos olhos).
  8. A maneira correta de pentear o Shih-tzu é  sempre no sentido do crescimento do pelo. Em breve farei um vídeo para mostrar como eu faço e publicarei aqui para vocês!.
  9. Faça sempre uma hidratação no pelo do cachorro. Eu faço em casa sempre a cada banho, aplicando um creme hidratante, eu uso o Flash 90 Thermo Active Argan pois os resultados na pelagem são incríveis, eu uso sempre esse hidratante durante o banho do Thomas e da Jahmila e ele me dura de 3 à 4 meses, dependendo da frequencia dos banhos. Sua hidratação é em 90 segundos, tem ação termo protetora, protege dos danos causados pelo calor do secador e chapinha. Contém óleo de argan, rico em ômega 6 , possui vitamina E, que hidrata e reestrutura a pele e pelagem, também contém oleo de coco que tem efeito emoliente e facilita a aderência do colágeno nos fios, óleo de Gergelim, que hidrata a pele e pelagem; colágeno que condiciona a pelagem, aumenta sua elasticidade e diminui sua estática, reduzindo o frizz. Se você não conseguir passar o creme a cada banho, faça sempre que der, caso for levar ele para tomar banho em uma Petshop, leve o creme e peça para que eles apliquem no seu cãozinho conforme as instruções no verso do produto.
  10. Intercale a escovação com alguns carinho e petiscos para ele saber que ao final de tudo ele vai ganhar uma recompensa por se comportar bem e isso vai ser parte da sua rotina e da dele também. Os meus aqui por exemplo, após a escovação já sabem que vão ganhar um biscoitinho, e se eu por acaso me esqueço, eles me lembram rapidinho correndo até o armário  “apontando” para onde eu guardo os biscoitos!! São muito espertinhos mesmo os nossos amiguinhos né?!!
  11. Mantenha uma rotina de penteado, se você estabelecer essa rotina de pentear sempre no mesmo horário todos os dias, o seu cãozinho ficará aguardando pelo momento, assim como aguardam pela hora de comer e de sair para passear na rua.

Confie em mim e você verá que ao final o seu cachorrinho vai amar a hora do penteado, Assim como o Thomas e a Jahmila adoram. Só precisamos de muita paciência, amor e dedicação para termos os nossos cães bem equilibrados e felizes.

Nos vemos na seguinte matéria 😉

Não esqueçam de cadastrar o seu e-mail no Blog para receber mais dicas!

Anúncios

  5 comentários sobre “O Shih-tzu a pelagem e escovação.

  1. Rosimeire
    13 novembro, 2016 às 12:31 am

    minha cachorrinha e preta e branca e onde e o preto no corpinho esta ficando marrom na cabeça esta normal porque esta assim triste ela tem 1ano e 11 meses .

    • 15 novembro, 2016 às 11:02 pm

      Oi Rosimeire, o melhor é levar ela ao veterinário para descartar qualquer dermatite e fazer exames, já que podem ser vários os fatores que influenciam a mudança de cor. Espero que a sua cachorra esteja melhor! Bjs

  2. Leidiane
    9 setembro, 2017 às 8:52 pm

    Isso depende da linhagem dos pais o eu tá sim tb mas é porque a mãe dele e mais clara então ele ta mudando um pouco

  3. Nazaré
    1 setembro, 2018 às 9:37 pm

    Boa noite.gostaria de saber se posso usar este produto de fazer a hidratação em filhote de 4 meses.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: