O que fazer para meu cachorro parar de roer

Quando adquirimos um novo membro na família, a gente fica muito feliz e empolgado, ai o filhotinho chega em casa, todos estão muito felizes de ter ele na família, mas quando você se descuida, esse cachorrinho fofo e lindo passou a ser um roedor, ele começa a roer os seus sapatos novos, o sofá, a mesa e as cadeiras, o documento que você passou horas fazendo ou pior ainda roeu a casa inteira rsrsrs. Essa cena é familiar para você?

A primeira coisa que precisamos saber e compreender é: Porque os cachorros roem?

Eles roem por diversos motivos: Filhotes roem porque estão trocando de dentes, e roer ajuda a massagear a gengiva, romper os novos dentes que estão nascendo e remover os dentes de leite que estão caindo. Cães adultos continuam roendo por tédio, solidão, ansiedade, excesso de energia acumulada, busca por diversão, e para manter os dentes limpos e livres de acúmulo de tártaro. Além disso, roer, é um importante exercício que ajuda no desenvolvimento das mandíbulas e dentes do seu cão.

Quando se tem um cachorrinho que adora roer a casa toda, o melhor é dirigir essa energia para outras atividades como: Passeios, corridas, buscar bolinha, subir e descer escadas ou até andar de bicicleta com você. Mas se o seu cachorrinho passa muitas horas sozinho dentro de casa, então é necessário ensinar bem o que é permitido roer e o que não é.

Dicas para recuperar o pestinha rsrs:

Compre brinquedos próprios para o seu cachorro roer e vá introduzindo aos poucos para o seu amigão ter sempre uma novidade e observe os que ele mais gosta. Usar texturas diferentes é muito importante. Procure por brinquedos de borracha macia, borracha dura, tecido, materiais porosos, materiais sólidos e etc… Nunca deixe o seu amigo brincar com coisas e objetos que você não quer que ele destrua e evite coisas que tenha o seu cheiro ou de algum membro da família. 

Bichos de pelúcia podem ser uma ótima opção, mas não se esqueça de checar se não existem partes que podem se soltar, como olhos, botões, apitos e outros enfeites, e também se não existem furos por onde o enchimento possa vazar para que ele não corra o risco de engolir algo. Existem bichinhos de pelúcia que são específicos para cachorros. 

Uma boa dica é manter todos os brinquedos dele guardados em uma cesta ou caixa. Fica muito mais fácil para o seu filhote lembrar aonde ficam as “coisas de destruir” quando ele estiver entediado, e também é mais fácil de arrumar a bagunça depois!.

Se o seu pequeno roedor gosta de voltar sempre no mesmo lugar, arme uma cilada para ele. Finja que você não está nem ai, e fique por perto do lugar onde ele gosta de afiar os dentinhos, pareça distraído fazendo outra coisa, mas mantenha o olho no cachorrinho, assim que ele se aproximar e começar a colocar os dentinhos no local proibido, dê uma bronca bem firme, diga um “EEEEEEEEIIIII, AI NÃO PODE MOCINHO” ou SAI DAI AGORA” E substitua imediatamente por algo que ele possa roer ( você deve estar preparado para dar algum brinquedo), e muito importante também é chamar o seu cachorro de forma bem amigável e alegre para brincar. Se ele vier brincar faça bastante festa e fale de maneira carinhosa “Isso ai bebe, aqui pode roer tudinho” .

Existem alguns produtos no mercado que possuem um gosto muito amargo como o Bitter Max e afastam o seu “ratinho” dos móveis e objetos que foram borrifados com o produto, é uma opção também mas acho que com essas dicas você vai conseguir educar muito bem ele, seguindo esses passos e tendo paciência sempre, pois cachorros são como crianças e precisam seguir as suas regras certo?!?!. 

Se você vai ficar fora por algumas horas procure deixar o seu cachorro em uma área segura para ele e para a sua casa também, e não se esqueça de deixar os brinquedos para ele ter um passatempo até você chegar.

Assuma a sua parte neste período de treinamento, se o seu cachorro é um roedor, e principalmente se ele é filhote, NUNCA deixe o seu amigão sozinho pela casa sem supervisão. É praticamente impossível um cachorro curioso ou ansioso resistir as plantas, aos fios elétricos e vários outros tipos de texturas e sabores que ele vai encontrar, principalmente se ele estiver sozinho em casa sem ninguém para ensiná-lo que existem proibições e alternativas para ele roer!!

Os cães são como as crianças, precisam ser ensinados para saber o que podem e não podem fazer.

Mas não adianta simplesmente ficar gritando “Não!” para o cachorro quando ele fizer algo errado.

Muito provavelmente ele não terá a menor ideia do motivo que está levando a bronca.

É necessário usar as técnicas apropriadas de adestramento de forma que o cão entenda você.

Conheça a Guia completa de adestramento no botão abaixo

Não esqueçam de seguir o Blog abaixo ou se cadastrar para receber mais dicas, receitas e muita informação!

Até a próxima 🙂 ,

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: