O Shih-tzu e a mudança de temperamento!

13528898_1209945429040063_7850068626774116532_n

Este é um tema que acredito ser muito importante para todos nós, pois quando os nossos cachorrinhos chegam as nossas vidas o temperamento deles é diferente de quando eles se convertem em adultos (geralmente a partir dos 11 meses já começam a sofrer  algumas mudanças de temperamento).

O Shih-tzu é uma raça nobre, algumas vezes se traduz em arrogância e insolência, é independente, brincalhão, curioso e sempre tentará ter a sua vontade atendida. Ele gosta de ficar perto dos donos e ser mimado, mas também gosta de desfrutar de certa liberdade e ter o seu espaço.

Muitos se não quase todos os cachorrinhos ao começo são brincalhões, gostam de dormir, morder TUDO, fazer xixi e côco na casa toda, podem chegar até a ter um temperamento meio que forte, mas vocês tem que saber que TUDO depende da gente! Eles são os nossos filhos sim, mas não podemos esquecer que ao final é um animalzinho que não entende de razões, e que se eles não tem um guia (líder) vão fazer o que eles quiserem sempre!.

São vários os fatores que influenciam no temperamento dos cachorros: Como são seus Pais, avós, sua linhagem, os cuidados do canil ou criador com os filhotes e etc…. Mas sem dúvida depende muito também da educação que você da em casa! Educar um cachorro não é fácil pois precisamos ter muita paciência, força, e saber repreender na hora certa (não adianta você gritar com o cachorro quando ele faz algo errado se você não pegou ele no flagra).

O Thomas desde pequenininho foi um cachorro que gostou de ter o espaço dele, muito medroso (demais), já comentei com vocês antes, que quando eu fui ao canil escolher um cachorro, escolhi ele pois ele era o único que estava mais afastado de todos os outros filhotes.

O Thomas era um cachorro medroso (continua sendo mas a gente está trabalhando muito para dar mais confiança e segurança para ele, aumentando a sua auto-estima), ele não dá confiança para ninguém, tem que passar uns minutos para ele se adaptar com a pessoa, seja conhecida ou desconhecida (ao contrário da Jahmila que até se emociona quando vê alguém seja conhecido ou não!). Thomas é muito carinhoso, obediente, ao inicio gostava de roer tudo sim, mas ele parou porque a gente ensinou ele a não roer certas coisas que não podia e começou a roer só os seus brinquedos! Quando era filhote sua rotina era só brincar, comer e dormir.

Agora já adulto, ele mudou um pouco de temperamento, não brinca o tempo todo mas continua dormindo demais rsrsrs sempre! Nunca o Thomas tinha estranhado a gente até agora ( Nós tentamos tirar algo dele e automaticamente ele rosnou e como insistimos em tirar, ele estava tão obcecado pelo objeto que mordeu a nossa mão de leve sem machucar, só como um aviso!) isso não significa que ele seja um cachorro mau, simplesmente não gostou que a gente tirasse o objeto dele, pois efetivamente eles vão ficar chateados e reagir de alguma forma.

Pais, se vocês querem que o seu cachorro seja um cachorro calmo, obediente, amoroso, tranquilo, vocês tem que começar a passar isso para o cachorro, mostrar quem é o líder (não em termos de força física mas força de liderança mesmo, ganhar o respeito do animal), e ter muita paciência para conhecer bem o seu cachorro, é muito importante que você observe o seu cachorro sempre, em tudo que ele esteja fazendo e a forma que ele está fazendo. Isso ajudará você a mudar as coisas erradas que o seu cachorro faz e que você não gosta e muitas vezes não entende porque ele faz ou continua fazendo essas coisas. E o mais importante, não esquecer que ao final ele é um cachorro e não um humano, são tratados como os nossos filhos sim, mas eles precisam se sentir como cachorros e não pessoas, por isso trata-los como pessoas pode alterar o comportamento deles e fazer com que eles fiquem frustrados e confusos! Eles são cães e logo gostam de fazer coisas de cães! O que para nós humanos é algo sujo para eles é normal, faz parte da sua natureza. Amar e mimar eles é primordial mas deixa teu cachorro ser um cão pois assim vai se sentir muito feliz e amado! Você vai ter um amigo fiel mais equilibrado.

Pois bem amigos antes de adquirir um novo membro para a sua família, investiguem bem a descendência do cachorro (no pedigree diz) para assim ver qual é a expectativa de comportamento do cachorro baseado em sua linhagem e a forma de criação. Pensem que TUDO o que vai acontecer com o seu cachorro, até o comportamento dele vai depender da forma que você educar ele, em outras palavras depende de você educar e tornar melhor o seu cachorrinho!

Nunca esqueça que o seu cachorro é seu espelho, e seu comportamento sempre será, de certa forma, um reflexo seu- Cesar Millan o encantador de cães.

Veja aqui as etapas de desenvolvimento emocional do seu cachorro  

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 1.183 outros assinantes

Anúncios

  20 comentários sobre “O Shih-tzu e a mudança de temperamento!

  1. 6 dezembro, 2016 às 7:48 pm

    gostaria de saber porque essa raça come o coco ja fiz de td dei medicaçao e nada o q devo fazer ela tem 5 meses ??

    • 6 dezembro, 2016 às 9:22 pm

      Oi marcia, da uma olhada na matéria “porque o shih-tzu come fezes” que está aqui no blog…. podem ser vários os fatores pelos quais sua bebê pode estar comendo coco, talvez o problema dela não é de saúde e sim comportamental, ambiental etc…. qualquer dúvida é só entrar em contato bjs!

  2. Gabriella
    7 dezembro, 2016 às 11:33 am

    Bom dia!! Tenho uma shitzu de 1 ano e 8 meses. ela nao gosta que eu coloco a coleira nela e muito menos passear na rua. Sempre que passeio com ela, ela trava e fica me puxando para ir embora! O que devo faze? Beijos

    • 8 dezembro, 2016 às 5:47 pm

      Boa tarde Gabriella, provavelmente a sua cachorrinha se assusta ao sair na rua pelos ruídos dos carros e também das pessoas que passam, mas você não deve ceder e deve seguir dando o comando de continuar andando ao seu lado sempre que ela quiser voltar pra casa, lembre-se que você é o líder e não a sua bebê e por isso cabe a você incentiva-la a ter coragem e continuar caminhando, para começar você pode levar ela no colo para que ela se acostume com os barulhos e se sinta segura com você. Feito isso ela vai se acostumar melhor a sair e depois vai contar as horas para sair pra passear de novo. Quanto a coleira é normal o cachorro rejeitar algumas vezes mas você deve ter paciência para colocar, uma dica Boa é colocar ela emcima de uma cadeira na hora de botar a coleira pois assim ela fica limitada de espaço e não tem mobilidade para evitar que você ponha a coleira e assim te facilitará na hora de botar nela, mas como te disse com o tempo ela vai se acostumar. As coleiras mais indicadas para Shihtzu é a peitoral pois não machuca o pescoço deles caso puxe para uma direção! Não esqueça de sair frequentemente com ela a passear para se acostumar com a rua, sendo o ideal 2x ao dia uma de manhã e outra a noite, evitando passear no periodo da tarde devido ao calor e a temperatura do chão. Espero ter te ajudado. Obrigado por seguir o blog. Bjss

  3. Margarete
    6 março, 2017 às 11:38 pm

    Boa noite Ivanna, tenho uma femea shih tzu de 1 ano e 4 meses, ela é carinhosa e atenciosa conosco, gosta muito de adultos mas não de crianças… ela ja mordeu três… ela não da aviso, não late, não rosna… simplesmentr ataca os pés e pernas das crianças… vai direto e morde… fico triste pq pegamos ela pra nossa filha pois nos informamos que era um cão que adora crianças… minha filha ela nao morde mais, mas qnd era filhote mordeu ela algumas vezes no rosto qnd brincavam … fico preocupada, pois qnd recebo visita com crianças nao fico sossegada… tenho de prender ela… poderia me aconselhar… grata

    • 7 março, 2017 às 2:29 pm

      Bom dia Margarete, realmente não é um comportamento comum da raça, mas muitos cães de várias raças tem problemas com crianças, sejam raças de grande ou pequeno porte. O meu conselho seria você deixar ela junto com as crianças ao invés de prende-la para que ela possa se acostumar com a ideia de estar junto com as crianças em paz, claro que com você supervisionando tudo e ao menor sinal de agressividade por parte da sua cachorrinha, você deve reprimi-la dizendo um não bem firme ou até uma palmadinha nela para que ela saiba que está errada. Observe também se as mordidas são de brincadeira ou são para machucar mesmo, pois muitos cães gostam de brincar de morder. Não esta correto deixar que ela morda as pessoas, use brinquedos para distrai-la e fazer com que ela jogue e brinque junto com as crianças. O principal aqui é introduzir ela na brincadeira com as crianças para que ela se acostume com isso ao invés de separar ela ou prende-la, pois isso só fará com que ela tenha mais agressividade das crianças. Outra coisa muito importante é que o seu temperamento esteja calmo e tranquilo pois ela vai perceber isso e agirá da mesma forma. Mas se você demostrar medo ou preocupação ela vai perceber essa energia da mesma forma e vai atuar de maneira agressiva também. Espero ter te ajudado, qualquer coisa é só entrar em contato. Tenho certeza que com pouco tempo ela estará brincando com as crianças sempre que quiser ou então estará em paz de longe observando a brincadeira das crianças sem problemas.

      • Margarete
        7 março, 2017 às 4:52 pm

        Boa tarde Ivanna… então, ate ja fiz isso, mas como te disse ela ataca sem avisar, e morde de verdade… parece a ela fica cuidando a criança… e vai e morde… vc comentou sib5re eu demonstrar q estou preocupada, sim acabou ficando apreensiva, cuidando dela … mas tenho medo de deixa-la solta com as crianças e ela machucar alguém… e percebi q ela nao gosta de movimentos bruscos e das brincadeiras… um dia uma amiga da minh filha foi subir em uma banqueta alta da churrasqueira ela avancou nas pernas dela… em outro dia estávamos em frente de casa com as crianças e uma delas pisou em um formigueiro, se assustou e começou a pular e gritar e ela avançou na menina … coisas distintas.. ela realmente nao gosta de crianças … te pergunto, seria o caso de falar com um adestrador…grata

      • 7 março, 2017 às 9:29 pm

        Oi Margarete, realmente eu acho que seja o caso de contratar um adestrador, ele irá te ajudar a controlar esse comportamento da sua cachorrinha. Procure evitar ficar apreensiva e tente relaxar e manter a calma para que a sua cachorrinha tambem relaxe. Não se preocupe que com algumas aulas ela vai ficar bem comportada e sociável. Qualquer duvida é só entrar em contato. Beijos!!

      • Margarete
        8 março, 2017 às 2:57 pm

        Obrigada pela atenção..

  4. Cassandra fonseca
    8 março, 2017 às 8:38 pm

    Olá Ivanna, tenho uma fêmea shin tzu de 7anos e 4 meses, sempre foi muito comilona e de uns quatro meses para cá ela não tem muito apetite. Já levei em veterinário, fez alguns exames básicos e deu injeção de b12 para abrir apetite e nada…. vc já viu isso acontecer? Lá nunca comeu a nossa comida sempre foi ração.

    • 14 março, 2017 às 12:48 am

      Oi Cassandra tudo bom? Eu já vi muitos casos assim, os cachorrinhos enjoam de comer a ração e quando comem é sem alegria e sem estimulo nenhum em comer. Isso aconteceu com os meus também, antes devoravam a ração e depois virou um sacrifício para fazer eles comerem, até que resolvi mudar para alimentação natural e hoje em dia eles comem com muita vontade. A alimentação natural que dou para os meus cachorros é rica em proteinas, carboidratos, legumes, vísceras e hortaliças, melhorou muito o apetite, e até ajudo a resolver pequenos problemas de saúde sem falar a diferença que fez na pelagem, muito mais brilho e maciez nos pelos. Mas se você não tiver interesse em dar alimentação natural tenta trocar de ração e pergunta para o teu veterinário se pode dar algum remédio para abrir a apetite. Espero ter te ajudado, qualquer dúvida é só entrar em contato beijos!

  5. Juscelino Farias
    19 dezembro, 2017 às 1:18 pm

    Bom Dia!!!
    Tenho um Shitzu de 11 meses. E pretendo leva-lo para a Praia(UMAS 03 HORAS DE VIAGEM). Porém quando entra no carro ele só chora e não fica quieto de jeito nenhum…. Tem algum método para ele se acalmar??Algum remedio especifico…Não quero deixar ele com outra pessoa no reveillon.Fico no aguardo de uma luz,….

    • Ivanna Caramês
      29 dezembro, 2017 às 5:20 pm

      Olá Juscelino tudo bom? Eu te recomendo começar a dar uns passeios curtos de carro para ele ir se acostumando, eu fiz isso com o Thomás e a jahmila, também é importante que ele se sinta confortável e livre, eu uso o cinto de segurança e aí eles vão confortáveis, seguros e livres ficam a vontade Na parte de atrás. Existem remédios para eles se acalmar sim mas para isso te recomendo consultar com teu médico veterinário pois cada cachorrinho tem necessidades diferentes. Boa viagem e feliz ano para vocês!

  6. Suellen Carvalho
    3 maio, 2018 às 2:10 am

    olá tenho um shi-tzu macho de 9 meses e sempre foi de ficar no colo no sofá e no cantinho da sala tem uns 2 dias que ele quer fica so em baixo do carro na minha área …porque sera que ele ta mudando de lugar assim….mesmo chamando ele não vem so sai quando quer mesmo

    • Ivanna Caramês
      3 maio, 2018 às 9:36 pm

      Olá Suellen boa noite, ele teve alguma mudança drástica na rotina? Mudança de casa, alguma pessoa que não veja mais, o que ele está tentando fazer é chamar a sua atenção porque ele não se sente contente com alguma coisa, você passeia com ele? Passeios ajudam muito a liberar stress, tédio e até mesmo um tempo para vocês o que faz criar uma ligação… se ele persistir ou você ver alguma mudança física, leve ele ao seu veterinário para que ele possa ver certinho e avaliar. Espero ter te ajudado! Depois me conta como vai o bebezinho 😘😘

  7. Ricardo Luiz Louzada
    3 maio, 2018 às 9:15 pm

    BOA NOITE
    TENHO UMA FÊMEA QUE PEGA SEUS BRINQUEDOS E FICA CARREGANDO CHORANDO E MUDANDO DE LUGAR ESTA COM AS TETINHAS INCHADAS ELA VAI FAZER 1 ANO DIA 05/05 SERA QUE É GRAVIDES PISICOLÓGICA O QUE FAZER

  8. Brunna
    16 agosto, 2018 às 6:36 pm

    Olá Ivanna boa tarde , tenho um pequeno de 5 meses . Ele é terrível , ligado no 220 , rasga o tapetinho higiênico e está sempre ligado para brincar . Isso é normal ? Vai até um idade especifica . Obrigada …. amooo seu blog e suas dicas 🙂

    • Ivanna Caramês
      19 agosto, 2018 às 4:40 pm

      Olá Brunna boa tarde, muito obrigada 😍 fico muito feliz de você gostar das dicas e do blog. Ele ainda é filhote e por isso é tão agitado mas quando virar adúlto (por voltas dos 12 meses) ele vai ficar muito mais calmo. Exercício ajuda muito a liberar energia 🐶

  9. Luciana Donato
    7 outubro, 2018 às 1:26 am

    Olá Boa noite tenho um shitsu de 2 anos e 6 meses e preciso doar por q minha filha não tá bem de saúde. Más eu quero saber se ele acostuma em outra família sem ficar doente. Por que ele é muito apegado a família.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: