Meu cachorro anda triste: Causas, sinais e o que fazer.

Oi gente,hoje vou compartilhar com você as possíveis causas pelas quais os nossos cachorrinhos podem ficar triste, os sinais que mostram que o seu amigo esta em depressão e o que fazer para ele voltar a ser o mesmo cachorrinho feliz que era antes.

Primeiramente temos que saber e entender que os nossos amiguinho são seres que sentem como qualquer um de nós, e sim eles sentem tristeza, alegria, raiva, sentem quando você não presta atenção nele, e também fica com saudades da gente quando não estamos ou de qualquer pessoa que esteja presente na vida do seu amigo.

Os cães que ficam muito tempo sozinhos ou não saem na rua para exercitar-se com os donos, tendem a ficar muito tristes e solitários. 

Confira os motivos pelos quais o seu cachorro pode vir a ficar triste:

  • Cães que ficam muito tempo sozinhos
  • Falta de exercício e passeios
  • Falta de socialização com outros cães
  • Perda de alguma pessoa querida em que ele habituou-se a viver com ela e teve o laço quebrado (morte do dono, separação do namorado (a) esposo (a) e outros) Eles demoram para se recuperar dessa perda.
  • Mudança do seu local, sobretudo se for de um espaço grande para um pequeno.
  • Mudança de rotina, por exemplo: Se todos os dias as 10 da manha ele saia pra passear e do nada sem nem saber porque você parou, com o tempo ele ficará frustrado e poderá deprimir-se.
  • Falta de liberdade, sobretudo se o cachorro estava acostumado a ficar solto e por alguma razão ele passou a ter que ficar trancado ou preso a maior parte do dia e isso também pode provocar estresse.
  • Chegada de um bebe ou outro animal de estimação pode fazer com que ele sinta medo de não ser mais o centro das atenções. O melhor a se fazer nesses casos é mostrar as roupinhas ou sapatinhos da criança, a barriga da mãe ou dar atenção ao novo cachorrinho sempre junto ao “dono do pedaço”, pois são maneiras de demonstrar que ele não será deixado de lado, e que esses novos membros estão somente aumentando a família.
  • Ser antissocial também pode tornar o seu amiguinho em um cachorro triste, pois qualquer mudança de ambiente pode parecer uma ameaça para ele. Por isso é importante que você saia a passear com o seu cachorrinho, assim e sempre que ele tiver as vacinas em dia, e muito importante também é tentar fazer com que ele socialize com outros cachorros.

Como podemos ver são diversas as causas da tristeza e por isso devemos estar muito alertas a qualquer um desses sinais que vou te mostrar abaixo para que assim possamos ajudar o nosso amigo a ficar bom logo, assim como eles nos ajudam quando estamos em algum momento difícil.  Podemos notar que o nosso cachorro esta triste de diferentes maneiras,  que podem ser desde sinais físicos até de comportamento.

Se vemos algum desses sinais físicos é porque o estado dele já está nos limites e você deve levá-lo ao especialista são:

Taquicardia, diarreia, bocejos em excesso, respiração ofegante, vômito, agressividade, tremor, agitação, coceira, além de arrancar os pelos e morder as patas.

Sinais de Comportamento:

Destrói os objetos da casa, principalmente aqueles que o seu dono mais gosta (para chamar a atenção e também como uma maneira de “puni-lo”),

Faz xixi e coco por todos os lugares da casa, atitude que antes não tinha antes mas passou a fazer de novo, além de latir muito.

Um dos problemas mais comuns de cachorros tristes é o caso do cachorro que fica sozinho e é muito apegado com o dono, porque para ele estar sozinho é sinônimo de ficar um cachorro triste. Por isso é muito importante que você o acostume a sua rotina e esse cotidiano, mas como fazemos isso?

Ao sair não se despida do seu cachorro, nada de Tchau, já volto, etc… Simplesmente feche a porta, para que ele entenda que aquilo é natural.

Se é necessário deixe alguma roupinha sua por perto  para ele sentir o seu cheiro e “matar as saudades” , além dos brinquedinhos que ele tem o hábito de se divertir, para que ele tenha objetos para se distrair e “driblar” os momentos de solidão.

Ao retornar por maior que seja a vontade que você tenha de dar um beijinho, abraço e a festinha da volta para a casa também, você deve evitar porque o seu amigo fica triste durante o dia com toda essa espera e isso todos os dias, causando um estresse desnecessário.

Faça exercício com ele e saia a passear, existem diferentes tipos de exercício que ajudam a trazer de volta a autoestima do seu cachorrinho, tente fazer com que o seu cachorro socialize com outros cachorros.

Visite a nossa loja e confira todos os produtos que te ajudarão a ter um cão mais saudável, equilibrado e feliz. Todos esses produtos são testados e aprovados pelo Thomas e a Jahmila 😉

Se o seu cachorro é um cachorro triste, ele precisa de muito amor, carinho e atenção, você precisa sair mais com ele pra passear, parar e jogar e brincar um pouquinho com ele e fazer sempre um carinho nele. Tenha certeza que com o seu amor e um pouco mais da sua atenção o seu cachorrinho vai se recuperar  logo.

Espero que essa matéria te ajude a poder ajudar o seu melhor amigo, e caso ele tenha algum sintoma físico ou você não consiga tirar o seu amigo dessa tristeza procure um medico veterinário e um especialista para te ajudar. Beijos! 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 1.184 outros assinantes

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: