Lagrima acida: Causas e como lidar?

Na rotina clínica do dia a dia, vivenciamos inúmeras situações, e uma delas é o questionamento dos proprietários de cães de algumas raças em específico sobre a mancha marrom na pelagem , a famosa mancha da lágrima. Na área veterinária conhecemos como Epífora.

Assim como os humanos, os cães produzem uma secreção nos olhos, as lágrimas, para manter os olhos lubrificados e livres de corpos estranhos (pelos, ciscos, etc). Na maioria das raças, essas secreção é drenada pelo ducto nasolacrimal, porém, em algumas raças a lágrima acaba “vazando” e atingindo a região externa dos olhos. Quando essa lágrima está muito ácida, ela acaba manchando a região.

Essa remela escura que parece nunca sair é chamada de cromodacriorreia. Não é apenas o nome que é difícil. Esse é um assunto que parece simples, mas há diversas causas. A solução também é mais complexa do que parece.

Por que o cão tem lágrima ácida?

O escurecimento dos pelos abaixo dos olhos ocorre quando a lágrima é produzida em excesso. O canal lacrimal (aquele furinho no cantinho inferior do olho, próximo ao cílio) não consegue absorver toda a lágrima e escorre para fora do olho.

Ao contrario do que diz, a lágrima possui um Ph neutro, não é acida. Porém, um dos componentes da lágrima é a lactoferrina (prima do ferro). Ela é um dos fatores responsável pela coloração escura da lágrima. Esse mesmo parente do ferro é encontrado na saliva. Por isso que, ao se lamber, alguns animais têm as pontas das patas e barbas manchadas. Devido à cor mais amarronzada, é mais fácil perceber em cães e gatos de pelos mais claros.

Essa lágrima em excesso, que não é absorvida, sai do olho e causa uma umidade ao redor do globo ocular. Em contato com bactérias comuns na flora da região, pode produzir secreção fétida e também apresentar a coloração escura.

  • A lágrima pode não ser absorvida pelo canal lacrimal devido a alguns motivos:
  • Obstrução parcial ou total do canal lacrimal, chamada de epífora.
  • Alteração no trajeto anatômico do canal
  • Excesso de produção de lágrima
  • Excesso de pelos na região
  • Pálpebras mal posicionadas
  • Alteração do trajeto anatômico do canal lacrimal
  • Tártaro nos dentes

No caso de animais braquicefálicos (focinhos achatados), como persas, buldogues, pugs, pequineses, shitzus, etc, apresentam uma predisposição por sua anatomia ocular. Por terem os olhos proeminentes (esbugalhados), as pálpebras, muitas vezes, não são bem posicionadas, além de ter a redução do ducto lacrimal. Pode acontecer da pálpebra nascer um pouco virada para dentro do olho e os pelos irritarem o globo ocular, causando produção em excesso de lágrimas.

Até mesmo o tártaro pode facilitar o excesso de lacrimejamento. Isso porque o canal lacrimal desce do olho, passa pelo nariz e, muitas vezes, chega até a boca. Por isso que nosso nariz escorre quando choramos. É o extravasamento de lágrimas que não são absorvidas pelo canal lacrimal.

Como acabar com as manchas de lágrima

Se não houver nenhum problema físico com seu cachorro, apenas o excesso de lágrimas normal e a acidez, existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar esse problema.

Atenção: antes de fazer qualquer coisa, converse com seu veterinário.

1. Alimentação
A ração Hills não tem nenhuma comprovação científica de que resolve a questão do PH das lágrimas do cachorro. O próprio fabricante não se posiciona dessa forma e não se compromete em relação à eficácia no tratamento das manchas de lágrimas. Fato é que ao longo dos anos, os proprietários e veterinários constataram que essa ração reduz o PH das lágrimas e evita as manchas. Mas não basta dar a ração. A ração é boa pra prevenir o problema, não para casos em que o cão já está manchado. Além disso, qualquer coisa que altere o PH da lágrima irá comprometer o resultado. Isso inclui petiscos, biscoitos, bifinhos, frango, cenoura, etc. Deve-se dar apenas a Hills, que inclusive é uma excelente ração super premium. Um biscoitinho vez ou outra não atrapalha, só não pode tornar isso um hábito e dar diariamente.

2. Limpeza
É importante manter a região sempre seca. Use uma gaze para limpar com soro fisiológico e em seguida uma gaze seca para deixar o mais seco possível. Se der, faça isso duas vezes ao dia.

3. Angel’s Eyes
Nos EUA, esse produto é muito famoso por resolver o problema das lágrimas dos cães. É um pó que você mistura na ração por 2 meses (nunca mais que isso). Os resultados são impressionantes. Claro, seu veterinário precisa estar ciente se está ok para o seu cão consumir esse produto. Leve as informações da embalagem ou envie pro seu veterinário e pergunte se seu cão pode fazer o tratamento. Não faça nada sem o conhecimento dele.

Espero ter colaborado e tirado a dúvida de todos!

Forte abraço!

Envie sua sugestão no e-mail vetatrick.batista@gmail.com ou (15)99810-3958 (whatsapp) e me acompanhe nas redes sociais é só clicar nos botões abaixo 

Medico Veterinário Patrick Batista

Visite o blog com informações valiosas do Medico Veterinário Patrick Batista no botão abaixo.

Não esqueça de se cadastrar no blog abaixo para ficar por dentro de todas as informações, dicas, novidades e lançamento de novos produtos.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 1.193 outros assinantes

Produtos
Anúncios

  5 comentários sobre “Lagrima acida: Causas e como lidar?

  1. 15 fevereiro, 2018 às 10:42 am

    Olá! Pesquisei muito sobre lágrima ácida e já tinha desistido de tratar, por uma questão de princípios decidi dar alimentação natural para o meu cachorrinho, deixando de lado a ração, há três meses notei que as lágrimas ácidas simplesmente sumiram, ele ainda remela um pouco mas nada demais, as manchas pretas acabaram. Li no blog cachorro verde que isso pode acontecer por excesso de proteínas, então é bom não dar frango, proteína base das rações, até as super premium, dei Hills pro meu lhasa por mais de seis meses e não resolveu o problema da lágrima, só com a alimentação natural resolve. Deixo apenas um adendo, essa semana fiz a comida dele com fígado de boi, as lágrimas começaram a voltar, ou seja, não darei mais, continuarei apenas com a carne de boi, (acém, alcatra, patinho), atum, sardinha e ovos. Quem quiser conversar comigo estou à disposição.

    • Ivanna Caramês
      28 fevereiro, 2018 às 3:48 pm

      Olá Priscila obrigada pro compartilhar com a gente ❤️

    • Maria
      1 junho, 2018 às 12:55 pm

      Essa carne, atum, sardinha e ovos vc da puro ou com arroz???

  2. Sandra
    7 agosto, 2018 às 12:35 am

    Ola, Priscila estou com meu shishtzu com ao cheiro nós olhos e não sei o que fazer eu dou ração Hill juntamente com verduras como cenouras, inhame , vagem e chuchu e limpo os olhos com soro fisiológico vc pode me ajudar antes deu ir ao veterinário obgda

    • Ivanna Caramês
      11 agosto, 2018 às 5:37 pm

      Olá Sandra te recomendo o produto Eye Clean Up ele remove sujeira, mal odor e crostas muito é específico para limpeza dessa área da uma olhada http://www.mundoshihtzus.com

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: