Evolução dos bigodes do Shih-Tzu- Cortar ou não

Hoje gostaria de compartilhar com você um tema muito importante e que as vezes pode até causar controvérsia em muitos donos da cães de pelagem longa.

O primeiro que devemos parar para pensar é que a natureza é divina e cada raça foi criada dessa maneira por alguma razão, no caso do Shih-Tzu que é um cão com pelagem abundante e longa que serve para proteger eles do sol, do frio e de muitas outras coisas as que estão expostos no dia a dia, eu não estou falando para manter o pelo comprido, alguns donos pela rotina não conseguem manter assim, mas se você for cortar, por favor não passe a maquina, faça uma tosa na tesoura e deixe apenas curto sem deixar ele pelado e desprotegido. Tem dúvida de tosar ou não seu shih tzu no verão? Clique aqui e confira a matéria 

Anúncios

Agora vamos para a parte dos bigodes, quando filhotes pode parecer que eles machucam e que estão prejudicando a visão mas na verdade esses bigodes são muito importantes para eles, são o sexto sentido dos cães.

Os bigodes tem várias funciones na vida dos nossos cãozinhos como:

  • Proteger os olhos.- O Shih-tzu é um cãozinho braquicefálico isso significa que tem o focinho achatado portanto as vias respiratórias mais curtas e os olhos estão mais exposto ao ambiente, os bigodes protegem eles de não se machucar, entrar sujeira ou alguma coisa nos olhos. Muitos dos donos que cortam já não deixam crescer pois os pelos vão crescendo cada vez mais grossos, ai entram no olho e começa a criar problemas de úlceras de córnea, lacrimejamento excessivo etc…)
  • Usam para reunir informações sobre o ambiente ao entorno deles
  • Os pelos permitem que os cães meçam e determinem distâncias

Essas são apenas algumas das suas funções

Anúncios

Aqui vão umas dicas para ajudar a que os pelos tomem a forma certa e não fiquem nos olhinhos sem necessidade de cortar:

1.- Prenda sempre com um elástico a parte que fica na visão do cãozinho, para ajudar a dar forma ao crescimento e para que ele possa enxergar melhor, cuidado para não apertar muito a “chuquinha” pois pode machucar.

2.- Penteie os pelos todos os dias no sentido para baixo, para assim ir dando o formato correto da direção de crescimento dos pelos. Com o tempo, ganhando volume e peso os pelos vão caindo naturalmente formando o bigode tão característico dos Shih-Tzus.

Por experiência e pelo que observo, pude notar que os cães mais jovens cujo os donos cortaram os pelos dos olhos (geralmente desde filhote por pensar que está crescendo e incomodando o cãozinho) tem mais problemas nos olhos do que os que nunca cortaram!.

Se você já cortou os bigodes e quer deixar crescer, precisa ter muito cuidado e ficar de olho para que os pelos não entrem nos olhinhos, como comentei acima, quando cortamos os bigodes eles vão crescendo cada vez mais grossos, o que pode chegar a causar problemas.

É só seguir os passos acima e ter muita paciência que eles vão crescer lindos.

Veja abaixo a evolução dos bigodes do Thomas

Não esqueça de assinar o blog abaixo para ficar por dentro de todas as dicas e seguir-nos nas redes sociais

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: