Diferença entre shih-tzu macho e fêmea

Shih-Tzu Fêmea

jahmila

A fêmea normalmente é mais calma, atenciosa, carinhosa, dócil, e meiga do que o macho. Gosta mais de brincar e ela é mais apegada com o dono.

Elas aprendem mais rápido que o macho e são mais atentas ao treinamento. Elas entram no cio de 6 em 6 meses às vezes podendo variar de 6 à 10 meses. Nessa época a fêmea vai sangrar e pode vir a manchar suas roupas, moveis, sofá, cama e etc… Mas são coisas que podem ser solucionadas colocando-lhe uma fralda, evitando que ela suba na cama ou sofá durante esse período. O que pode ser feito é colocar a cadela para dormir sobre um lençol branco ou claro e assim você vai poder saber quando ela estiver parado de sangrar.

Quando está no cio, a fêmea exala um cheiro para atrair ao macho para o acasalamento. A fêmea tem uma desvantagem quando terminar o cio ou quando desmama, já que ela demoram para voltar às mesmas condições físicas que antes. Tem que esperar um tempo, tendo muito cuidado e uma boa alimentação para que aos poucos ela volte ao normal.

Para evitar que algum macho se aproxime o melhor é isolar a cadela, para evitar assim um acasalamento indesejado, o que muitas vezes trazem muitos problemas para o dono.

Por esses motivos você tem que pensar muito bem se vai ter esses cuidados com a cadela, se não for assim é melhor não optar por uma fêmea, embora outra solução seria castra-la.

Decidindo pela castração, o melhor é castrar a fêmea o mais cedo possível para que não tenha tempo de adquirir hábitos e até doenças de fêmeas não castradas. O tempo ideal para castrar a femea é nos 2 primeiros anos pois é mais provável de prevenir doenças como Tumor de cadeia mamária, pseudociese (gravidez psicológica), piometria (acúmulo de pus), e também uma gestação indesejada.

Shih-Tzu Macho

thomi

O macho é mais forte, dominante, maior em tamanho, mais musculoso e um pouco menos delicado, meigo e dependente do que a fêmea.

Os cuidados são os mesmo que com as fêmeas, quaisquer dos dois são excelentes companheiros e amigos fiéis, além de conviver bem com toda a família, crianças e outros cachorros, também são cachorros independentes podendo ficar um tempo sozinho em casa de boa, contanto que tenha um brinquedo ou algo para passar o tempo.

O Macho quanto atinge certa idade (por volta dos 10, 12 meses de idade) começa a marcar território e isso pode ocasionar maus hábitos como ficar mijando por toda a casa, marcando ali o seu território. Mas isso tem solução, atuando com uma postura firme e com disciplina sempre que ele fizer fora do lugar. Você deve dar sempre uma bronca nele no ato e mostrar o lugar correto, para que ele saiba que tem que fazer somente no local indicado. Outra coisa que ajuda muito é sair pra passear com ele na rua pelo menos 2 vezes ao dia, para que assim ele possa saciar essa vontade de estar marcando território, além de aprender a fazer suas necessidades na rua.

Devemos lembrar que os machos normalmente tem o temperamento mais forte, o que pode ocasionar um temperamento mais agressivo em certas ocasiões, seja com outro cão ou até com o próprio dono desrespeitando uma ordem ou a sua vontade. Mas isso pode ser evitado com atitude na hora de dar comandos, atuando sempre com uma postura firme para que ele te veja e te respeite como o líder da matilha e assim siga sempre suas ordens e os seus comandos.

Espero ter ajudado um pouco na escolha de vocês entre um macho e uma fêmea, mas não se preocupe que não existe escolha errada, pois são excelentes cães como qualquer Shih-Tzu!.

Não esqueçam de seguir o Blog abaixo ou se cadastrar para receber mais dicas !

 

Produtos da loja Mundo Shih-tzu
Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 1.183 outros assinantes

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: