Dicas para deixar o seu cachorro sozinho em casa

Olá minha querida leitora, acredito que esse é um problema de muitos donos, você sai para trabalhar ou para qualquer lugar e o seu cachorrinho fica chorando tanto que gera até problemas com os vizinhos devido ao drama e toda a gritaria que eles fazem quando são deixados sozinhos.

As vezes o cachorro não chora nem late muito, mas destrói a casa toda, faz xixi e coco em todos os lugares possíveis, que normalmente ele não faria, também podem chegar a babar ou lamber as patas sem parar até o ponto de ficarem com feridas nas patas.

Alguns donos pensam que é um tipo de protesto por deixar eles sozinhos, ou que eles fazem muita bagunça de propósito para punir o dono, mas na verdade não é bem assim até porque os cães não possuem esse tipo de sentimentos e pensamentos, eles não são vingativos, eles não tem noção de tempo e não sabem se serão deixados pouco ou muito tempo a sós.

Na verdade o que você tem que saber é que os cães que tem esse tipo de comportamento destrutivo ou que choram muito na ausência do dono sofrem MUITO, pois eles acham que foram abandonados e que você dessa vez você não vai voltar mais!

O fato de ficar sozinho ocasiona tanto desconforto interior no seu amiguinho, que não é à toa que ele perde o controle comportamental e começa a fazer coisa errada e coisas fora do comum. Logo muitos donos e cães terminam sofrendo muito, e muitas vezes tornando as coisas ainda piores porque não conseguem ver o fato sob a perspectiva da mente do cão.

Lembre-se que esses seres maravilhosos tem o seu próprio mundo, a sua própria maneira de ver as coisas, e é muito importante que nós aprendamos sobre o seu mundo e a sua mente para assim poder dar o melhor aos nossos cachorros e não fazer eles sofrerem.

Roer, lamber, cavar, urinar pela casa toda, destruir coisas, são formas de tentar aliviar a tensão e o estresse que eles sentem. Para isso é muito importante que ele perceba que existe uma rotina na sua vida e terá momentos em que ele ficará sozinho, esse é um dos primeiros passos para ajudar o seu amiguinho a ficar sozinho em casa de boa.

Se você está pensando em pegar um filhote ou já tem um, tome extrema precaução com a adaptação dele, saiba que muitas brigas, barulho ou dar palmadas para o filhote dormir sozinho logo nas primeiras noites na casa nova podem tornar o evento “ficar sozinho em casa” em algo muito traumático, se você ainda não sabe quais são as etapas de desenvolvimento emocional do seu filho Pet clique aqui

Outro fator que influência para a insegurança do filhote é tirar ele muito cedo da mãe. Vou compartilhar com você umas dicas que te ajudarão a acostumar o seu cachorro na rotina de ficar sozinho, além de ajudar o seu cachorro, te ajuda também a não sofrer mais:

A primeira é muito importante, NADA DE FICAR NO COLO O TEMPO TODO:

Sabemos que é muito adorável e gostoso ter o nosso peludinho no colo, mesmo assim procure não ficar com ele no colo o tempo todo enquanto você está em casa e muito menos ficar chamando ele. Os brinquedos são uma excelente opção para ele brincar sozinho, pode ser uma cordinha de nós (eles adoram roer e tentar desfazer os nós), bolinhas, brinquedos de pelúcia especiais para cães, você pode encontrar as cordinhas e os bichinhos de pelúcia preferidos do Thomas e da Jahmila na nossa loja Mundo Shih-tzu

VÁ ACOSTUMANDO ELE AOS POUCOS: Se você pretende deixar o seu amiguinho em algum lugar restrito quando você sair, comece acostumando ele aos poucos, comece deixando ele 5 minutos na área designada mesmo você estando em casa e vá dobrando o tempo até você perceber que ele fica confortável sozinho e não chora mais. Sempre ofereça muitas opções para o seu cão ficar entretido, coisas para roer de texturas diferentes. Se ele estiver chorando no cantinho designado só abra a porta quando ele estiver pelo menos 2 minutos tranquilo, quanto mas consistente for esta etapa do treinamento, mais rápido o seu amiguinho vai aceitar e aprender a ficar sozinho.

ARRANJE UM CANTINHO ESPECIAL SÓ PARA ELE: Procure um lugar calmo, na sombra onde ele possa ficar confortável, sem esquecer do seus brinquedos tão queridos que mais gosta de roer, um potinho de água, um paninho ou a caminha dele, faça desse lugar um refúgio dele dos problemas e tédio. Por isso é muito importante que nunca brigue com seu filho Pet quando ele estiver no seu cantinho. Assim quando você sair de casa e começar a se sentir angustiado, ao invés de ficar perambulando pela casa, fazendo bagunça é muito provável que ele lembre das coisas boas que acontecem no cantinho dele e fique ai tranquilo brincando e dormindo.

UM CACHORRO CANSADO É UM CACHORRO FELIZ: Faça exercícios com o seu amigo, reserve uns momentos ao dia para sair a caminhar, jogar bolinha, correr, fazer exercícios de obediência ou qualquer outra atividade física com o seu cachorro, tente uns 20 minutos antes de você sair,  pois o exercício deixa o cachorro bem relaxado e livre do estresse de ficar sozinho. Quando você voltar reserve outro momento para se dedicar ao seu peludo, se isso for feito e virar rotina, logo ele irá aprender essa rotina da família e terá certeza que não precisa mais ficar implorando pela sua atenção e carinhos, pois a hora dele estará reservada.

VALORIZE A SUA SAÍDA E NÃO A VOLTA: Esse é um erro muito grande e comum que comentem os donos, tornar a sua saída triste e a chegada um evento de felicidade e comemoração. Procure fazer a sua saída o grande acontecimento, de o brinquedo preferido, uns biscoitos, e se o seu cachorro estiver dormindo NÃO vá acordá-lo. Se você notar que o seu cachorro está ansioso antes de você sair evite contato com ele por pelo menos 10 minutos antes de sair. Pratique os treinos de disciplina com ele como sentar, dar patinha, ficar em pé e etc… por algumas vezes, e depois saia sem fazer grande alarde ou despedida. Ao retornar para casa procure ignorar seu cachorro por pelo menos 5 minutos ou até que ele esteja mais calmo pela sua chegada, depois você faz carinho e festinha nele, isso vai ajudar muito para que o seu cachorro aprenda a controlar a ansiedade do seu retorno.

ESTIMULE A INDEPENDÊNCIA DO SEU PET: Não importa a idade, estimule-o cada vez mais a brincar sozinho e ficar em outros lugares da casa onde você não está, bote a caminha dele lá ou brinquedos.

FINJA QUE TEM GENTE EM CASA: Alguns cachorros se sentem mais confortáveis quando você deixa a TV ligada, rádio, luz acesa, mas não adianta deixar a tv ou o rádio ligado se quando você está em casa não é assim, se for feito dessa maneira o rádio só será um sinal de que vai ficar sozinho e vai aumentar a ansiedade dele. Uma peça de roupa velha sua também serve. É muito importante que você observe o comportamento do seu cão pois alguns também podem ficar ansiosos com essas estratégias, observando você terá a certeza que essas estratégias aplicadas são boas.

UM SEMPRE PODE SER DOIS: Uma companhia também seria uma excelente opção, o Thomas quando era pequeno tinha muito medo e não sei se ficava chorando mas sei que desde que chegou a Jahmila o comportamento dele mudou muito e agora ele é um cachorro mais feliz e seguro. Nem todos os cachorros se adaptam com outro, procure saber primeiro se o seu cachorro vai se adaptar com o outro, experimente levar o cachorro de algum amigo ou familiar pra passar um dia com vocês e observe o comportamento do seu amigo com o convidado, passe alguma horas fora de casa e veja como ele se comporta.

Finalmente e o mais importante é não punir ele por fazer bagunça quando você está fora, lembre-se que o seu cachorrinho já sofreu bastante durante o tempo que você ficou fora, bater nele só vai reforçar o sentimento de que é melhor apanhar do que não ter atenção nenhuma, na cabeça dele é assim: ” Se eu fizer muita bagunça o meu dono acaba voltando, sim eu levo alguns tapas mas pelo meno ele está aqui comigo” Compreenda o seu filho Pet e ajude ele a superar essa dificuldade tão grande.

 

Os cães são como as crianças, precisam ser ensinados para saber o que podem e não podem fazer.

Mas não adianta simplesmente ficar gritando “Não!” para o cachorro quando ele fizer algo errado.

Muito provavelmente ele não terá a menor ideia do motivo que está levando a bronca.

É necessário usar as técnicas apropriadas de adestramento de forma que o cão entenda você.

Conheça a Guia completa de adestramento no botão abaixo

Não deixe de me avisar como vão as coisas. Adoraria saber como as dicas estão funcionando!

Agora também podem receber dicas pelo nosso Whatsapp é só me enviar uma mensagem 

Quer ficar por dentro de todas as dicas, novidades, eventos produtos e informações valiosas? Assine o blog abaixo 

Anúncios

  4 comentários sobre “Dicas para deixar o seu cachorro sozinho em casa

  1. Bruna
    13 março, 2018 às 5:29 pm

    nossa, muito obrigada por essas dicas! a gente ta sofrendo (de coração, e não de dor), de ver ele zoneando a casa e não sabendo lidar com isso. Vai ajudar tanto essas dicas!!

    • Ivanna Caramês
      17 março, 2018 às 7:44 pm

      Olá Bruna, fico muito feliz de ter ajudado ❤️ depois me conta como vai o 🐶😍 beijos

  2. VANESSA ALVES PITOCO DE ARAUJO
    25 outubro, 2018 às 11:52 pm

    Muito bom texto! Cacau tem roido algumas coisas qdo estou fora principalmente nos dias que não chego no horário de costume. Vou valorizar mais a saída e cansar mais ela pela manhã.

    • Ivanna Caramês
      30 outubro, 2018 às 6:33 pm

      Isso aí Vanessa, fico feliz de você ter gostado do texto 🐶

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: