Cortar ou não os pelos do focinho do Shih-Tzu.

aaaaaaaaaaaaa

Os pelos dos olhinhos do Shih-Tzu são muito importantes, muitas pessoas cortam porque pensam que machucam o cachorro. Quando eles são filhotes e vão crescendo normalmente os pelos dos bigodes podem parecer incômodos por ficar nos olhos do cãozinho, mas na verdade eles protegem os olhos. Se eles tem pelos ai é por algum motivo, não é a toa que o Shih-Tzu é um cão peludo e os pelos tem funções diferentes em cada parte do corpo protegendo de diferentes maneiras. Principalmente a pele que é muito sensível e delicada. A natureza é divina!.

Muitos donos cortam o pelo por “dar muito trabalho” cuidar do pelo mais longo ou por causa do calor. Sim realmente dá muito trabalho manter o pelo longo, mas eu prefiro não cortar os pelos dos meus cachorros  pelos seguintes motivos abaixo:

É da raça ser peludos e esses pelos da cara protegem os olhos do cachorro, pois naturalmente eles não são grossos como os que irão crescer depois que você começar a cortar.

Observe que conforme você vai cortando o pelo dessa região eles começam a crescer cada vez mais grossos, as vezes pontudos e em direção aos olhos do cão. Isso faz com que o cachorro machuque os olhinhos e é quando começam os problemas nessa região, como rompimento de córnea, úlcera e etc…

Naturalmente conforme vão crescendo, os pelos dessa parte vão tomando forma, ganhando peso e vão descer naturalmente. Você pode tosar o seu cachorro por diferentes motivos mas evite cortar os pelos dos bigodes, já que depois pode chegar a ser pior!

Anúncios

Aqui vão umas dicas para ajudar a que os pelos tomem a forma certa e não fiquem nos olhinhos sem necessidade de cortar:

 1.- Prenda sempre com um elástico a parte que fica na visão do cãozinho, para ajudar a dar forma ao crescimento e para que ele possa enxergar melhor, cuidado para não apertar muito a “chuquinha” pois pode machucar.

2.- Penteie os pelos todos os dias no sentido para baixo, para assim ir dando o formato correto da direção de crescimento dos pelos. Com o tempo, ganhando volume e peso os pelos vão caindo naturalmente formando o bigode tão característico dos Shih-Tzus.

Por experiência e pelo que observo, pude notar que os cães mais jovens cujo os donos cortaram os pelos dos olhos (geralmente desde filhote por pensar que está crescendo e incomodando o cãozinho) tem mais problemas nos olhos do que os que nunca cortaram!.

Anúncios

Espero ter ajudado, ao final a decisão é de cada um e deve ser respeitada!

Não esqueçam de seguir o Blog abaixo ou se cadastrar para receber mais dicas !

Beijos,

Ivanna Caramês.

Anúncios

  22 comentários sobre “Cortar ou não os pelos do focinho do Shih-Tzu.

  1. Silvana de oliveira
    22 janeiro, 2018 às 1:22 am

    Muito obrigada…..as pessoas k tem preguiça de cuidar e pentear os bichinhos ….ficam falando pra gente k tem que fazer isso e aquilo com os pelinhos ..do animalzinho.E isso me fez ter certeza. O que eu faço é o melhor para o meu bebê de sete meses.

    • Ivanna Caramês
      23 janeiro, 2018 às 12:57 am

      Ola Silvana, fico feliz de que você tenha gostado, com certeza o que você faz é o melhor para o seu bebe sempre ❤️😘

  2. Silvia Goiano
    29 janeiro, 2018 às 4:04 pm

    Eu cortei por não saber e achei que ele não estava enxergando direito

    • Ivanna Caramês
      3 fevereiro, 2018 às 1:44 pm

      Ola Silvia bom dia! Fique tranquila que os pelos crescem o importante é não cortar de novo para não machucar os olhinhos deles 😀

  3. Gabriely
    19 julho, 2018 às 5:00 pm

    Quando a minha shih tzu era pequena levei o pet shop cortou os pelos ao redor do olho, hoje fica entrando no olho posso deixar crescer ou da problema ? O que eu faço ?

    • Ivanna Caramês
      25 julho, 2018 às 2:38 pm

      Ola Gabriely bom dia! Você pode deixar crescer sim mas tem que ter cuidado e estar de olho para que esse pelos não entram nos olhinhos dela, penteado frequente dos bigodes e abaixar vão ajudar muito a que eles tomem sua forma natural 😀

      • Rayssa
        4 agosto, 2019 às 6:02 pm

        Obrigado eu tinha a mesma dúvida

  4. Eulande
    25 julho, 2018 às 10:21 pm

    Muito obrigada me ajudou muito

    • Ivanna Caramês
      26 julho, 2018 às 7:26 pm

      Fico Feliz Eulande ❤️ qualquer dúvida é só entrar em contato! 🐶😘

  5. 25 julho, 2018 às 10:25 pm

    😊Me ajudou bastante, pois estou com uma filhortinha em casa e eu pensei que encomodava . Só uma pergunta quando apara demora a creçer ?

    • Ivanna Caramês
      26 julho, 2018 às 7:25 pm

      Ola Eulande fico muito feliz de ter ajudado 😍 não demora não em um par de meses o bigode já tomou a forma certa 🐶 depois me envia uma foto da sua bebe! Beijos

  6. Andressa
    17 agosto, 2018 às 2:25 am

    Eu cortei uma vez porque achei que ela não estava enchergando, posso deixar crescer agora?

    • Ivanna Caramês
      18 agosto, 2018 às 2:58 pm

      Olá Andressa bom dia! Pode deixar crescer sim, mas fique atenta para estar abaixando os bigodes e não entrem nos olhinhos, com o tempo eles vão tomar sua formar natural 🐶

  7. Jane
    18 agosto, 2018 às 2:55 pm

    Excelente! Me ajudou! Mas estou muito angustiada. Minha cachorrinha tem 11 meses e nunca tinha cortado os pelinhos do canto do olho, mas com 7 meses troquei de pet e cortaram sem a minha autorização e fiquei atrasada 😔deixei crescer novamente e ainda não estava bom, mas já estava bem grandinho. Troquei novamente de pet e mais uma vez cortaram sem a minha autorização. Agora estou muito preocupada pq acho q o pelo pode ficar muito grosso e machucá-la. Será q posso deixar crescer novamente sem prejudicá-la?

    • Ivanna Caramês
      19 agosto, 2018 às 4:42 pm

      Ola Jane boa tarde, fico feliz de ter ajudado. Eles podem crescer de novo mas tem que ter muito cuidado para não entrar no olhinho, normalmente conforme vão crescendo vão ficando mais grossos mas não se preocupe se você aplicar as dicas que estão na matéria para abaixar os pelos dos bigodes eles logo vão tomar sua tomar natural e descer 🐶

  8. Jane Oliveira
    19 agosto, 2018 às 3:54 pm

    Olá! Adorei o post! Já cortaram da minha filhotinha sem minha autorização. Deixei crescer sempre cuidando e cortaram de novo sem me consultar 🙁 agora estou com muito medo de deixar crescer e machucar os olhinhos. Ela está com 11 meses. O que vc acha? Obrigada

    • Ivanna Caramês
      19 agosto, 2018 às 4:44 pm

      Ola Jane, acho que você pode deixar crescer sim, é importante que você penteie os bigodes com frequência e abaixe eles para que assim logo tomem sua forma natural. Você vai ver que vai ser rapidinho 🐶

      • Jane Oliveira
        19 agosto, 2018 às 5:20 pm

        Obrigada 😊🙏🏼

  9. Tatiana
    30 outubro, 2018 às 11:52 pm

    Tenho um com 10 meses nunca cortei a moça do pet falou para cortar pq fica no olho dele . Eu lendo aqui tomei a decisão de não cortar. Obrigada pelas dicas. Só queria saber se tem algum produto que de para passar para evitar as remelas e o molhado que fica ???

    • Ivanna Caramês
      5 novembro, 2018 às 8:36 pm

      Olá Tatiana tudo bom? Que bom que decidiu não cortar 😍 e fico feliz de você gostar das dicas, te recomendo o Eye Clean Up é um solução exclusiva para área de olhos e focinho, ela remove crostas, sujeiras e mal odores, é muito importante secar após uso da uma olhada no produto https://mundoshihtzus.com/produto/limpeza-de-olhos-eye-clean-up/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: