Conheça as doenças que humanos e animais têm em comum

Fique atento aos sinais que seus cachorros e gatos estão apresentando, pois pode ser que sejam sintomas de doenças muito conhecidas pelos humanos, como diabetes e problemas na tireoide.

Segundo um estudo feito pela Faculdade Real de Veterinária houve um aumento significativo no número de cães e gatos com essas doenças.

Nos gatos, a diabete tipo 2 pode estar associada ao estilo de vida do animal, que muitas vezes passa muito tempo dormindo, sem fazer exercícios e sendo alimentado além do necessário. No entanto, é possível que gatos acima do peso não desenvolvam a doença, já que em alguns casos pode ser algo mais relacionado à genética.

Já os cachorros podem apresentar diabete tipo 1, que é aquela em que o organismo não produz insulina para armazenar o açúcar de maneira correta.

Nos dois casos, é comum os bichinhos emagrecerem muito, terem muita sede e urinarem constantemente – sintomas semelhantes aos dos humanos.

Os problemas na tireoide também podem atingir os animais. Nos gatos é comum o hipertireoidismo, já nos cães é o inverso, eles apresentam tireoide pouco ativas.

Os sintomas são preguiça, lentidão e aumento de peso. Já o tratamento é feito por injeção de iodo radioativo (gatos) e terapia de substituição de hormônio (cachorros).

Há casos crescentes também de epilepsia, hipertensão pulmonar, problemas de respiração e desmaios, que são tratados com pílulas, alimentação específica, e até viagra.

O ideal é que os animais tenham uma alimentação saudável, façam sempre exercícios e consultem regularmente o médico veterinário para evitar e tratar da melhor maneira essas doenças.

Fonte: G1.

Produtos
Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 1.184 outros assinantes

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: