Como escolher um filhote

thomas-bebe

Olá pessoal, antes de escolher o seu filhote, vocês tem que pensar que os cães são animais que possuem os seus próprios hábitos, atitudes e instintos animais. Eles são muito inteligentes e quando eram selvagens lutavam para serem os líderes da matilha. 

Também tem que pensar que o cachorro vai ficar com você por pelos menos 15 anos de vida, e nesse tempo eles vão precisar de alimentação, cuidados, medicamentos, vacinas (a cada ano e algumas a cada 6 meses), vermifugo pelo menos a cada 4 meses, além de muita atenção, amor, paciência, educação, e dedicação para brincar com ele e etc… Não é só botar um pote de ração, trocar a água e pronto!

Quando começaram a ser domesticados e trazidos para convívio com os humanos, os cães passaram a reconhecer o humano como seu líder absoluto, por isso devemos mostrar desde cedo que nós somos o líder da matilha. Se isso não for feito eles passaram a se sentir como o líder e é quando ele começa a fazer o que quer a vontade se sentindo como o dono da casa, fazendo TUDO errado e às vezes até se tornando agressivo.

A gente pode escolher o cão que desejamos, nesse caso escolhemos o Shih-Tzu, mas é muito importante que você investigue bem tudo que possa sobre a raça, as características, os cuidados, as principais doenças e etc.. Por exemplo, no caso do Shih-Tzu é preciso ter um cuidado especial com a pele, os olhos e os pelos.

Se você não tiver certeza da raça que você quer, o melhor é procurar uma pessoa que tenha ou conheça bem sobre a raça. Outra opção seria ir visitar um canil de criação dessa raça para que você possa adquirir um animal saudável e de qualidade e que se adapte melhor as suas necessidades e estilo de vida!.

Ao escolher um cachorro devemos considerar antes os seguintes pontos:

  • Idade (filhote, jovem ou adulto).
  • Tamanho (porte grande, médio, pequeno…).
  • Padrão da raça.
  • Personalidade.
  • Função (companhia, cão de guarda).
  • Preço.
  • Principais cuidados.
  • Principais doenças e problemas que essa raça pode vir a ter.

Uma vez que você já tenha decidido sobre esses pontos e escolheu bem a raça que melhor se adapta a você, é a hora de pensar se você vai querer um cão fêmea ou macho. Na seguinte matéria vamos falar sobre as diferenças entre um cão fêmea e um macho, para que assim vocês possam escolher o cachorro ideal para ser parte da sua família.

Produtos da loja Mundo Shih-tzu
Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 1.183 outros assinantes

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: