Como ensinar seu cachorro a fazer xixi e coco no lugar certo – O segredo

Xixi e coco no lugar errado é o primeiro desafio que nós enfrentamos quando decidimos ter um cãozinho em nossas vidas, às vezes esse desafio não é superado porque durante o caminho os donos desistem e acreditam que o seu cachorro não vai aprender e assim ficam a vida toda aturando esse mau hábito do filho Pet.

Qual é esse grande segredo que estou falando? Esse segredo é muito simples mas difícil de levar a cabo: A PACIÊNCIA e A PERSISTÊNCIA, esse é o segredo. Porque sem esses dois fatores tenha certeza de que você não vai conseguir ensinar nada para o seu cachorro.

Todos os cães precisam repetir um número determinado de vezes uma atividade para que possa aprende-la, alguns cachorros aprendem mais rápido do que outros, no caso do Shih-Tzu ele precisa repetir uma atividade de 20 a 40 vezes para aprender de fato, assim como o Lhasa Apso, Pug, Pequinês, Buldogue francês…

Aplicando essas duas coisas muito importantes e seguindo as dicas que vou compartilhar com você, muito antes do que você esperar o seu cachorrinho já terá aprendido o que você deseja. O Thomas e a Jahmila aos 4 meses de idade já tinham aprendido a fazer suas necessidades no lugar correto.

Restrinja as áreas de acesso: Até que o cachorro entenda aonde é o seu lugar de ir ao “banheiro”, é que você pode começar a liberar espaços na casa para ele. Quando o Thomas chegou eu queria muito que ele  dormisse no quarto, era tão pequeno que meu coração ficava apertado de deixar-lo longe de mim, ele dormia em outro espaço da casa com a caminha, lenços e tudo mais que considerei necessário para o conforto do meu melhor amigo (já imaginaram tudo o que coloquei né rsrs).

Mas meu marido estava muito certo, ele realmente tinha que dormir lá, pois assim que ele vai se adaptando a nova casa, e aprendendo esse passo tão importante. Por isso conforme ele vá ganhando a sua confiança, você já vai poder ir liberando mais espaços até chegar o dia em que ele vai roubar sua cama rsrs

Coloque o banheiro o mais longe possível: Quanto mais longe possível dos alimentos e de onde o cachorro dorme melhor!. Você pode usar sanitários e tapetes higiênicos ou jornal. Cães instintivamente tentam fazer xixi e cocô longe de onde dormem e comem. Estar em espaços limpos é muito importante para eles, assim que se o banheiro dele estiver sujo ele irá a procurar um outro lugar para fazer as necessidades.

Observe e vigie o seu cachorro: Nesses momentos em que o seu cachorro vai querer fazer xixi ou cocô:

Geralmente depois de comer ou beber água, normalmente cerca de 10 à 20 minutos depois (no caso de Thomas e Jahmila), depois de brincar ou quando despertam de um cochilo ou mesmo antes de ir dormir à noite e despertar de manhã. Após essas ações, fique atento para ensinar ao seu cãozinho o lugar certo.

Quando você começar a observar e conhecer bem o comportamento do seu cachorro vai ficar muito mais fácil saber quando ele quer ir ao banheiro, comer, sair, se está doente e etc…

Mantenha a sua casa livre de odores: O cachorro se sente muito mais atraído com aromas antigos do que novos cheiros em um tapete ou jornal. Existem produtos que ajudam com isso. Lembre-se que o olfato dos cães são muito apurados e eles podem sentir cheiros antigos no local seja de dias ou semanas atrás.

Mantenha um horário  consistente: Ter hora para os cachorros comerem e para ir dar uma caminhada é de muita ajuda, como mencionei acima, depois de comer o seu cachorro vai querer ir ao banheiro; aqui a gente alimenta eles 2 vezes por dia, você pode esperar de 15 a 20 minutos para que o seu cachorro coma tranquilamente, se após esse tempo ele não tiver comido a comida toda, tente estimular para que ele termine o pote, mas caso contrário retire o pote e aguarde a próxima refeição para servi-lo de novo.

Depois de comer é só esperar um pouco para fazer a digestão e ir para um passeio na rua que eles com certeza vão querer fazer cocô e xixi lá. Se você fizer disso uma rotina ele se acostumará a fazer suas necessidades sempre na rua e não se preocupe com que ele não vai querer fazer dentro de casa em dias de chuva ou quando você não possa passear, ele fará sim pois saberá que tem o espaço dele para fazer as necessidades e não levará bronca.

Corrigir na hora correta e recompensar quando eles fizerem a coisa certa: Lembre-se, não adianta dar uma bronca se você não pegou ele no flagra, se chegamos em casa e encontramos um “presentinho” fora do lugar, o melhor que podemos fazer é tomar uma respiração profunda e limpar (de preferencia sem que ele veja você limpando), eles sabem que fizeram errado, sabem que estamos com raiva, eles podem perceber pela nossa voz perguntando “quem foi que fez isso”,  e também podem reparar na nossa postura tensa e no nosso rosto com raiva, mas o que eles não sabem é que foi por causa desse cocô que está lá há algum tempo. Se você pegar o seu cachorro no flagra apenas diga um NÃO bem firme e o leve para mostrar o local correto.

Não é bom chamar o nosso cãozinho para repreendê-lo, porque se não depois não vai querer vir quando você chamar ele por outro motivo, nossos chamados devem estar sempre ligados a coisas positivas. É muito importante que quando ele fizer no lugar certo você de algum petisco, faça alguma festinha, ou qualquer coisa que faça com que ele diferencie o certo do errado. 

Os cães são como as crianças, precisam ser ensinados para saber o que podem e não podem fazer.

Mas não adianta simplesmente ficar gritando “Não!” para o cachorro quando ele fizer algo errado.

Muito provavelmente ele não terá a menor ideia do motivo que está levando a bronca.

É necessário usar as técnicas apropriadas de adestramento de forma que o cão entenda você.

Conheça a Guia completa de adestramento no botão abaixo

Espero que as dicas te ajudem tanto como me ajudaram, adoraria saber seus resultados. Não esqueça de deixar seu e-mail abaixo para estar por dentro de todas as dicas, informações, lançamentos de novos produtos e novidades que acontecerem no Mundo Shih-Tzu.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 1.193 outros assinantes

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: