Como ensinar o seu cão a fazer xixi e cocô no lugar certo.

Quando Thomas chegou a nossas vidas, isso era uma das coisas que mais nos preocupava, como ensinar o nosso cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo? Não é fácil, mas não é impossível, só precisa de muita paciência, perseverança, amor

Há vários fatores que influenciam que o seu cachorro faça as suas necessidades no lugar certo, como a limpeza da cadela ao filhote , genética, saúde geral e outros fatores, mas o mais importante é o tempo que você vai gastar educando o seu filhote.

Alguns cães aprendem mais fácil do que outros, no nosso caso aos 4 meses de idade, a Jahmila e o Thomas já tinham aprendido a fazer no lugar certo. Outros cachorros demoram uma eternidade para aprender e outros é como se não se  importaram com as regras rss. De qualquer maneira é difícil que um cachorro menor que 6 meses de idade aprenda rapidamente. Quando os cães (machos) atingem uma certa idade eles começam a marcar território,  já aconteceu com a gente; para corrigir o que fizemos foi começar a sair na rua duas vezes por dia, de manhã e à noite (anteriormente só saiamos à noite) e claro quando ele fazia fora do lugar a gente falava NÃO bem firme no momento e ele ficava de castigo.

Vou compartilhar com vocês algumas dicas sobre como ensinar seu cão a fazer xixi e cocô no lugar certo:

  • Restringe áreas de acesso: Até que o cachorro entenda aonde é o seu lugar de ir ao “banheiro”, assim ganhando a sua confiança, você já vai poder ir liberando mais espaços. Se o seu cachorro faz fora do lugar, é só falar um NÃO bem firme e levar ele ao lugar correto. É importante que quando seu cão fizer no lugar certo receba uma grande festa e se você puder dar um petisco melhor ainda, assim ele vai começar a distinguir o certo do errado.
  • Coloque o banheiro o mais longe possível: Quanto mais longe possível dos alimentos e de onde o cachorro dorme melhor!. Você pode usar tapetes higiênicos ou jornal. Cães instintivamente tentam fazer xixi e cocô longe de onde dormem e comem.
  • Observa e vigie o seu cachorro: Nesses momentos em que o seu cachorro vai querer fazer xixi ou cocô. Depois de comer ou beber água, normalmente cerca de 20 minutos mais tarde (no caso de Thomas e Jahmila), depois de brincar ou quando acordar de um cochilo ou mesmo antes de ir dormir à noite e despertar de manhã. Após essas ações, fique atento para ensinar ao seu cão o lugar certo. Quando você começar a observar o seu cachorro é muito mais fácil saber quando eles querem ir ao banheiro, comer, sair, se está doente etc…
  • Mantenha a sua casa livre de odores: O cachorro se sente muito mais atraído com aromas antigos que novos cheiros em um tapete ou jornal. Existem produtos que ajudam com isso.
  • Mantenha um horário  consistente: Ter hora para os cachorros comerem, para ir dar uma caminhada é de muita ajuda, como mencionei acima, depois de comer o seu cachorro vai querer ir ao banheiro; a gente alimenta eles 2 vezes por dia, você pode dar 15 a 20 minutos para que o seu cachorro coma tranquilamente, se após esse tempo ele não tiver comido toda, tente estimular que termine o pote mas caso contrário retire o pote e aguarde a próxima refeição para servi-lo de novo. Depois de comer é só ir para um passeio na rua que eles com certeza farão cocô e xixi.
  • Corrigir na hora correta e recompensar quando eles fizerem a coisa certa: Lembre-se, não adianta dar uma bronca se você não pegou ele no ato, se chegamos em casa e encontramos um presentinho fora do lugar, o melhor que podemos fazer é tomar uma respiração profunda e limpar, eles sabem que fizeram errado, que estamos com raiva, eles podem perceber pela nossa voz perguntando quem foi que fez isso, nossa postura tensa e nosso rosto com raiva, mas o que eles não sabem é que foi por esse cocô que esta lá á uma hora. Se você pegar o seu cachorro no ato apenas diga um NÃO bem firme e o leve para o local correto. Não é bom chamar os nossos cães para repreendê-los, porque se não depois não vão querer vir quando você chamá-los, nossos cães devem estar sempre ligados a coisas positivas.

O Thomas quando fica chateado por alguma coisa, porque não sai passear etc. Adora fazer xixi no fugão e geladeira, com o produto pipi sim pipi não e reforçar o adestramento ele parou de fazer, você pode encontrar esse e outros produtos na nossa loja.

E, finalmente, e o mais importante, como mencionado anteriormente paciência e perseverança, mantenha horários e rotina sempre, respeitemos, cuidemos , e amemos os nossos filhotes, quando eles fizerem as coisas certas reconhecer e dizer o quanto os amamos e como são lindos e maravilhosos, você vai ver que vocês vão se surpreender de tão rápido que os seus cães podem aprender.

Espero que meus conselhos e vivencia com meus cachorros sirva para ensinar aos seus cachorros a fazer no lugar certo, e assim qualquer um pode ter os seus cães bem comportados e a sua casa mais limpa : D

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: