Cachorro pode comer sardinha? Sim, cachorros podem comer sardinha e isso pode trazer diversos benefícios para sua saúde. No entanto, é importante ficar atento à quantidade e à forma de oferecer esse alimento aos peludos.
A sardinha é uma ótima fonte de proteínas, ácidos graxos ômega-3, vitaminas e minerais essenciais para os cães. Esses nutrientes ajudam a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a saúde da pele e do pelo, além de contribuir para a saúde do coração e do cérebro dos pets.
Apesar de ser benéfica, a sardinha é rica em gorduras e consumo excessivo pode levar a problemas digestivos, como fezes moles ou vomito , por isso é recomendável que ofereça o equivalente ao 10% da alimentação dele.
Se seu cachorro come ração você pode oferecer como petisco como informado acima, se ele é adepto a alimentação natural ofereça o equivalente ao 15% do total de proteína que ele deve comer ao dia.
A forma de oferecer a sardinha também é importante:
Cães que são adeptos a alimentação crua podem comer sardinha crua, antes de oferecer ela deve passar por um processo de congelamento de pelo menos 3 dias.
Também pode cozinhar ou assar a sardinha sem utilizar temperos, evite o uso de sal e outros condimentos que possam ser prejudiciais aos cães, pode incluir alguns temperos naturais como açafrão, manjericão, salsinha…
Não se preocupe com as espinhas pois elas são muito pequenas e moles o que faz com que não corra o risco de engasgar, mas se você ficar com receio quando comprar, compre em filé
É importante ressaltar que a sardinha mais indicada para os cães é a fresca, em vez da enlatada. A sardinha fresca é a opção mais saudável para o seu cão.
Sempre verifique se a sardinha está fresca, cheirando-a e observando se as escamas estão brilhantes e os olhos claros. Se for preferir enlatada que seja com caldo natural, tire todo o caldo e lave a sardinha antes de oferecer.
Inegavelmente a sardinha pode ser um ótimo complemento alimentar para os cachorros, desde que oferecida com moderação e de forma adequada pois os benefícios nutricionais dessa fonte de proteína e ômega-3 são inúmeros, contribuindo para a saúde geral dos pets.
Consulte seu veterinário principalmente antes de introduzir qualquer alimento novo na dieta do seu cão. Clique aqui e veja o passo a passo de como fazer sardinha desidratada para o seu cão um excelente petisco.

Na categoria alimentação natural você vai aprender mais sobre nutrição animal
Siga nossas redes sociais e blog para aprender a cuidar melhor do seu amado Shih Tzu
- Shih Tzu personalidade padrão
- Gravidez Psicológica no Shih Tzu
- Caldo de ossos para cães | Receita e benefícios
- Cuidados essenciais com o Shih Tzu
- O significado espiritual do Shih Tzu