Seu Shih Tzu não quer comer ração ? Tem um paladar muito seletivo? Isso é algo cada vez mais comum de acontecer, por isso decidi escrever sobre esse tema, pois assim como você (acredito que se você está aqui é porque está passando por isso ou alguém perto de você está) eu também passei por isso com o meu amado Thomas.
O Thomas atualmente está com quase 8 anos, e quando ele chegou (um pouco mais de 2 meses de idade) logo vi que não seria fácil essa questão da alimentação, desde o inicio ele já mostrava que não gostava daquela alimentação, era sempre estar trocando uma ração para outra, de sabor, marca, ele até que começava a comer bem mas logo depois parava de novo, já podem imaginar o meu desespero, por ficar muito tempo de jejum ele vomitava (aquela espuma amarela) que não é mais do que suco gástrico por ficar muito tempo sem alimento.
Nem todos os Shih Tzus precisam mudar de dieta para poder se alimentar bem, por isso venho trazer dicas importantes antes de você pensar em mudar de dieta (que no meu ponto de vista seria maravilhoso mesmo ele aceitando a ração e já vou te falar porque).
Antes de começar com as dicas vou te falar o que você NÃO deve fazer nestes casos:
Deixar o cachorro com fome: Pode que até depois de um longo período sem comer, ele coma, mas deixar o seu cachorro com fome só vai gerar sofrimento nele, problemas de saúde como vômitos por longos períodos sem se alimentar.
Deixar a ração a vontade: Fazer isso só vai fazer com que ele perca o interesse pois sabe que está disponibilizado aí em qualquer momento, além da ração perder qualidade.
Misturar algum alimento na ração: Pode ser que assim até coma mesmo mas você já parou para pensar que a ração é um alimento balanceado e adicionando outro alimento vai deixar a dieta desbalanceada podendo gerar problemas de saúde como obesidade? Até mesmo desconforto estomacal pois a ração e os alimentos naturais possuem processo de digestão diferente (a ração demora mais) e nesse processo pode causar gases o que pode gerar um desconforto no seu cachorrinho.
Agora que você já sabe o que você NÃO deve fazer vou compartilhar com vocês o que fazer:
Primeiro é importante descartar que essa falta de apetite ou recusa não seja algum problema de saúde, para isso é importante conversar com o seu veterinário e fazer um check up geral, também descarte que não seja alguma troca de dentes, cio no caso das fêmeas, clima (muito quente), até mesmo uma mudança de rotina.
Troque de marca e sabor.
Estipule horários para a refeição.
Você pode adicionar um caldo de carne (cozinhe carne numa panela sem sal e sem temperos e reserve o caldo para adicionar na ração e assim ela ficar molhadinha). a carne você pode oferecer depois como petisco ou fazer algum petisco com a mesma.
Se você já tentou tudo isso e não teve resultado assim como eu, vou te mostrar o que funcionou para mim e funcionada para muitas mamães e papais de Shih Tzu.
Cães são seres carnívoros oportunistas e não é à toa que eles recusam a ração um alimento seco e ultra processado. Olha o depoimento dessas mamães e como alimentação natural transformou suas vidas através do meu curso alimentação natural mundo shih tzu

Agora você pode estar se perguntando mas como fazer essa transição da ração a alimentação natural Ivanna?
Primero é importante fazer um check up geral com o seu veterinário para verificar que seu cachorro esteja 100% saudável, hemograma, glicemia, coproparasitólogico, fezes, e se possível função renal e hepática, além de exame físico completo, se seu cachorro for saudável você pode introduzir alimentação natural sempre que for de forma correta e balanceada, conforme o peso e idade do seu cachorro, pois não terá restrição a nenhum alimento. Eu te ensino tudo o que precisa para não prejudicar a saúde do seu cachorro no meu curso de alimentação natural clique no botão abaixo para conhecer e se inscreva.
Siga nossas redes sociais e blog para aprender a cuidar melhor do seu amado shih tzu