Shih tzu e os cuidados com a higiene

Anúncios

O Shih Tzu é um cachorro de pelagem longa e precisa de cuidados especiais com a pelagem para mantê-la linda, saudável, sem nós. A pelagem tem uma função muito importante que é proteger a pele tão sensível do Shih Tzu, por isso não é recomendável tosar o cachorro na maquina.

Eu sei que muitos não conseguem manter a rotina de cuidados diários com a pelagem por variados motivos, se esse é o seu caso procure tosar o seu cachorro na tesoura e não na maquina, a maquina além de poder causar alergia vai deixar o seu cachorro sem pelo deixando-o susceptível a problemas na pele.

Consegue ver a importância de cuidar bem da pelagem?

Eu sei que muitas dúvidas surgem e que pode ser um desafio ao longo de 7 anos, muito estudo e erros e acertos aprendi como cuidar da pelagem corretamente e aqui vou compartilhas umas dicas que vão te ajudar demais!

Banho: No mínimo a cada 7 dias não menos do que isso pois banhos em excesso tiram uma camada protetor da pele deixando-a susceptível a fungos e bactérias. Eu acostumo dar banho a cada 10-15 dias entre os banhos utilizo banho a seco, eu uso e adoro o banho a seco da @perigotcosmeticos e você pode comprar na @perigotstore

Utensílios: Shampoo, condicionador ou hidratante. Hidratar a pele e pelagem é muito importante para não deixar ressecado, se a pelagem do seu Shih Tzu está ok você pode usar só condicionador. A função do shampoo e limpar e abrir as cutículas e do condicionador ou mascara de fechar, use ou condicionador ou mascara os ao mesmo tempo não vai funcionar. Eu uso e adoro os produtos da @perigotcosmeticos atualmente estou usando o shampoo neutro de melancia e o condicionador de melancia da linha milk para conhecer os produtos é só ir na @perigotstore use o cupom mundoshihtzus para obter um desconto na sua compra. Veja aqui um vídeo de como dar banho no Shih Tzu em casa

Escovação: Todos os dias ou a cada 2 dias. Lembre-se de escovar sempre sentido do pelo e separar a pelagem em partes para conseguir escovar bem toda a pelagem. Se seu cachorro é desses que não fica calmo coloque ele num local confortável com espaço reduzido e também é muito importante que você esteja calma e tranquila para passar isso para o seu cachorro, eles cheiram nossas emoções. Veja aqui um vídeo de como escovar a pelagem do Shih Tzu.

Escovas e pentes: De pino sem bolinhas nas pontas (as bolinhas nas pontas quebram a pelagem), pente e rasqueadeira (para tirar nós).

Higiene de ouvidos: A cada banho ou cada 15 dias. Utilize um produto próprio para limpeza de ouvidos. Veja aqui como limpar os ouvidos e produto que recomendo para ajudar com a otite.

Corte de unhas: A cada mês ou assim que precisar. Eu uso e adoro o alicate próprio para cortar unhas de cachorro. Unhas longas podem causar lambeduras excessivas se chegarem perto da almofada. Você pode encontrar o alicate em qualquer petshop.

Escovação de dentes: Todos os dias ou no mínimo a cada 2-3 vezes por semana. Use pasta própria para cachorro. Se seu cachorro for aquele que não deixa escovar de jeito nenhum ofereça ossos recreativos que isso vai ajudar a limpar de dentes. Os ossos recreativos são ossos naturais de animais mesmo.

PetShop: A cada mês se necessário para fazer tosa higiênica caso você não saiba fazer em casa.

Como falei já são mais de 7 anos sendo tutora de Shih tzu, precisei estudar muito, errar ,acertar para aprender a cuidar de forma certa a pelagem dos meus cachorros sem estresses nem brigas. Agora faço tudo em casa desde o processo de banho até tosa higiênica, tosa na tesoura, cronograma capilar, praticamente eles não vão na peshop, alem de poupar dinheiro também poupo estresse para eles.

Se você quer aprender a fazer todos procedimentos em casa de forma tranquila, correta além de aprender a educar e adestrar melhor o seu cachorro, cuidados especiais com essa raça maravilhosa, cuidar melhor da saúde e alimentação clique no botão abaixo e conheça o Guia do Shih tzu.

Gostou das dicas? Clique no botão abaixo e siga nossas redes sociais

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: