O que fazer com um cachorro medroso

Anúncios

Como lidar com um cachorrinho medroso?

O presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, disse certa vez: “A única coisa que devemos temer é o próprio medo”. Ele disse isso em seu primeiro discurso de posse em 1933, quando o país estava no meio da pior depressão que já experimentou, mas suas palavras ainda se aplicam aos dias de hoje. Ele também descreveu esse medo como “terror sem nome, irracional e injustificado”, o que o torna bastante assustador.

Quando sentimos medo, isso pode ser paralisante, impedindo-nos de fazer qualquer coisa a respeito. E quando vemos outros humanos com medo, principalmente crianças, nossa primeira reação instintiva é confortá-los, dizer-lhes que tudo ficará bem e tentar fazer com que o medo vá embora.

No entanto, quando se trata de nossos cães, essa é exatamente a coisa errada a se fazer.

Isso ocorre porque um cão relaciona seu comportamento com o que quer que esteja fazendo no momento, e é assim que o treinamento de reforço positivo funciona. Se você quiser ensinar um cão a “dar patinha”, deve associar esse comportamento a uma recompensa até que o cão instintivamente saiba: “Se eu fizer isso com minha pata, algo de bom acontecerá”.

Afeição é uma recompensa

Para nossos cães, o carinho é uma recompensa. Ao confortar um cachorro medroso, você está recompensando o que ele está fazendo naquele momento: estar com medo. Você não pode explicar a um cachorro por que ele não deve ter medo, ou dizer ao cachorro que a coisa assustadora não vai machucá-lo ou vai embora logo, eles não têm as habilidades cognitivas para entender esses conceitos. O que eles entendem é: “Estou apavorado e isso está me rendendo uma recompensa. Meus humanos querem que eu faça isso. ”

Com o tempo, um cão tímido pode se transformar em um animal assustado e medroso porque os humanos o recompensam sem querer quando ele está em um estado de energia negativa. Os cães não precisam de amor quando estão com medo, eles precisam de liderança.

Os cães exibem o que é chamado de comportamento alelomimético. O que isso significa em uma linguagem simples é que eles aprendem imitando. Normalmente, esse tipo de aprendizado só acontece entre membros da mesma espécie, mas por causa da relação especial entre cães e humanos, eles também aprendem nos imitando.

É por isso que permanecer calmo e assertivo quando seu cão está com medo é a chave para ajudá-los a superar esse medo, se eles virem que você não está assustado com aquele barulho alto ou com o skatista passando ou qualquer outra coisa, isso os deixará mais confiantes. Se o líder da matilha está ignorando a coisa assustadora, então talvez não seja realmente tão assustador.

Instintos de cachorro

Lembre-se de que os cães têm quatro respostas instintivas aos estímulos do ambiente: lutar, fugir, evitar e render-se. Um cão medroso exibe evasão ou fuga: eles tentam ignorar ativamente ou fugir completamente do estímulo. Agora não queremos lutar, o que às vezes pode ser uma reação de medo extremo, este é o clássico “animal encurralado” atacando violentamente, embora esteja morrendo de medo. Queremos render-se, que é o cão simplesmente aceitar o estímulo sem ter uma reação forte a ele.

É essa energia calma e assertiva que leva um cão a se render, e esta é a maneira adequada de abordar seu cãozinho medroso, com energia e ações, não com palavras; mostrando e não dizendo: “Eu sou o responsável aqui. Está tudo bem.”

Existe uma outra maneira pela qual podemos piorar o medo de um cachorro, que é sentirmos medo nós mesmos. Lembre-se, os cães aprendem imitando, e um líder de matilha temeroso o levará a um cão desequilibrado e imprevisível. O cão pode desligar-se completamente em um estado de terror ou pode se tornar extremamente agressivo com qualquer pessoa ou qualquer coisa que se aproxime.

Isso ocorre porque, quando o humano está com medo, o papel de liderança está vazio e a reação natural do cão é assumir. Para o cão, deve haver um líder da matilha. Na pior das hipóteses, pode ser necessário um incidente em que um cão reage com uma agressão de medo para criar um ciclo de feedback que só piora as coisas: o cão dá um bote em alguém no passeio; o humano fica com medo de que isso aconteça novamente; o medo do humano sobre o comportamento faz com que aconteça novamente; o humano fica mais medroso e o processo se repete.

Um cão medroso não precisa de consolo e definitivamente não precisa da partilha humana desse medo. Um cão medroso precisa de um líder calmo e assertivo. Não podemos dizer aos nossos cães que tudo vai ficar bem com as palavras, mas podemos definitivamente mostrar a eles com nossas ações e energia.

Fique calmo e não tenha medo.

Me conta seu cachorro é medroso? Como você lida com isso? Saber como funciona a mente e mundo do nosso cachorro é muito importante para saber como agir nesse e outras situações que se apresentam na vida do nosso cachorrinho, como ansiedade por separação, educação sanitária, mordidas e latidos em excesso, coprofagia, agressividade… se você quer aprender mais sobre o mundo do seu shih tzu clique no botão abaixo e conheça o Guia do Shih tzu guia mais completos de cuidados e educação da raça shih tzu

Não esqueça de seguir nossas redes sociais e blog para aprender a cuida melhor do seu amado Shih Tzu

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: