Os cães são animais de matilha sociais com um líder e seguidores. Eles ficam mais felizes quando têm essa estrutura porque os seguidores querem que lhes digam o que fazer e sabem o que os líderes esperam deles.
Quando um cão se torna adulto, ele sabe instintivamente a posição dele na matilha e não vai mudá-la. É por isso que você não pode transformar um seguidor em um líder. Se você colocar um cachorro como aquele no comando, ele ficará ansioso ou com medo porque não saberá o que fazer.
A Fonte de Domínio
Essa posição é tão instintiva porque os cães começam a aprendê-la quase desde o nascimento, já que a nova ninhada disputa a posição enquanto mamam na mãe. Os cães mais dominantes receberão mais leite, enquanto os cães submissos aprenderão a esperar. Já que essa primeira luta por posição lida com comida e a possível diferença entre a vida e a morte, ela é muito primitiva e causa um grande impacto.
Existem três posições na matilha. Suas designações tradicionais, especialmente quando descrevem uma matilha de lobos, são alfa, beta e ômega. Geralmente, há um casal alfa, um macho e uma fêmea, que lidera toda a matilha. Eles têm uma série de betas subservientes a eles, com os ômegas subservientes a todos os outros.
Podemos descrever essas posições como estando na frente, no meio ou na retaguarda do bando. Os líderes da matilha, naturalmente, estão na frente. Seu trabalho é proteger e dirigir toda a matilha. Os cães ômega estão na retaguarda e sua função é alertar a matilha para o perigo. Os cães no meio da matilha servem para mediar entre a frente e a retaguarda.
Identificando o líder da matilha:
É fácil identificar o líder e o ômega, porque eles vão deixar você saber. O líder mostrará isso em sua linguagem corporal e nas interações com outros cães. Este é o cachorro que outros cães abordam no parque, e não o contrário. Os cães ômega também vão deixar você saber, porque vão mostrar submissão a cada cão e a cada pessoa.
Os cães do meio da matilha são mais difíceis de detectar porque têm sua própria hierarquia de domínio e submissão, e isso pode até mudar entre eles se estiverem todos no mesmo nível. Então, um dia, um cachorro no meio que parece dominante para a maioria dos outros cães pode, de repente, ser submisso a alguns deles ou a cães diferentes do normal.
Mencionamos antes que a posição da matilha de um cão não muda. Esse comportamento não é uma contradição porque esses cães ainda são betas. Eles apenas negociam o domínio entre si enquanto permanecem na mesma posição.
Hierarquia da matilha de cães na matilha humana:
Quando trazemos cães para nossas vidas, temos que estar cientes dessa hierarquia de matilha. Com um cachorro, é simples. Todos os humanos são líderes da matilha e o cão é subordinado. Mas como isso funciona se você tiver mais de um cachorro?
Nesse caso, você efetivamente tem duas matilhas. Uma é a matilha de humanos e cães, com todos os humanos no comando e todos os cães subordinados. O outro é a matilha de cães, que terá sua própria hierarquia e eles vão descobrir isso muito antes de você. Você vai descobrir isso observando os sinais que os cães lhe dão.
O cão dominante pode:
Abrir caminho para ser o primeiro a entrar ou sair das portas
Reivindicar a melhor área de dormir ou cutuque outros cães para fora delas
Não dar muita atenção aos outros cães
Parecer ter ciúmes quando você dá atenção aos outros cães
Montar nos outros cachorros
Os cães submissos podem:
Tendem a seguir os outros cães
Desistir de sua casa ou brinquedos quando o outro cachorro os reclamar
Dar muita atenção aos outros cães
Não manter contato visual com cães ou humanos
Apresentar urinação submissa quando excitado
O importante a lembrar é que você precisa respeitar essas posições da matilha e nunca tentar fazer com que o cão submisso seja dominante ou vice-versa. Isso significa que o cão dominante sempre vai primeiro (depois de todos os humanos, é claro). Ele é alimentado primeiro, obtém a primeira escolha de brinquedos ou guloseimas, coloca a coleira primeiro para a caminhada e recebe a atenção primeiro.
Quando você tem dois ou mais cães
Se você tiver mais de dois cães, precisará fazer essas coisas em ordem, o cão alfa primeiro, depois os betas e os ômegas por último. Isso reforçará a hierarquia da matilha de cães e fará com que todos os seus cães se sintam confiantes de que estão em seus lugares adequados. Se o cão alfa começar a se sentir inseguro em sua posição, ele pode compensar isso exagerando seu domínio, o que pode levar à agressão.
E lembre-se também de que essa abordagem hierárquica não significa que o cão ômega receba menos atenção ou menos guloseimas do que o cão alfa, ele apenas recebe depois.
Você não pode mudar a posição de um cão na matilha, a menos que remova todos os cães mais ou menos dominantes dessa matilha. Mas você pode ouvir a Mãe Natureza e seus cães e usar as posições naturais da matilha de seus cães para criar equilíbrio e harmonia, permitindo que eles realmente sejam uma matilha.
Quantos cachorros tem na sua matilha? Você tem alguma maneira especial de reconhecer a hierarquia? Me conta nos comentários!
Se você quer aprender mais sobre o mundo do seu cachorro como educar e adestrar sem estresses, cuidar da pelagem em casa, saúde, alimentação e sobre a raça Shih Tzu clique no botão abaixo e conheça o Guia do Shih Tzu
Não esqueça de seguir nossas redes sociais para aprender a ter um cachorrinho mais educado, equilibrado, saudável e feliz.