O espirro reverso no Shih Tzu | O que fazer?

Anúncios

Você tem que admitir que quando um cachorro espirra, é algo muito fofo. Você simplesmente não consegue deixar de sentir seu coração derreter quando eles sentem cócegas no nariz e você está praticamente sorrindo quando diz a eles: “Saúde!” Na verdade, eu estava tendo um dia triste em uma cafeteria quando meu humor mudou para melhor quando um pequeno Shih Tzu entrou e prontamente teve um ataque de espirros, ver um cachorrinho espirrar três vezes seguidas elevou meu humor em um maneira que um chocolate quente com caramelo simplesmente não poderia.

Embora os espirros dos cães sejam alguns dos sons mais fofos do mundo, existe um comportamento canino que pode ser totalmente perturbador de testemunhar, se você não souber o que está acontecendo. E esse é o espirro reverso.

Um espirro reverso é algo que os cães às vezes fazem e definitivamente o alarma quando você vê o seu cão fazer isso pela primeira vez. No entanto, é uma ocorrência completamente normal e às vezes acontecerá com frequência. Ao contrário de um espirro normal, em que o cão expele o ar pelo nariz, um espirro reverso é o oposto. Esse fenômeno é conhecido como “reflexo de aspiração mecanossensível”, e ocorre quando seu cão inala ar rapidamente pelo nariz, resultando em um efeito de respiração bastante cacofônico.

Durante um espirro reverso, seu cão pode parar com a cabeça abaixada ou estendida, enquanto emite sons de aspiração muito rápidos. É quase como um bufo rápido e muitos donos de cães confundem um espirro reverso com algo mais sinistro, como se seu cachorro estivesse sufocando ou engasgado com algo. Esses espirros reversos duram apenas alguns segundos ou até um ou dois minutos no máximo. E depois disso, seu cão age completamente normal.

Embora definitivamente pareça que seu cão está passando por algum tipo de episódio horrível, isso é completamente normal e não é prejudicial para ele. Eles geralmente não são fatais, mas se você notar que seu cão está tendo episódios excessivos de espirros reversos, então você pode estar considerando a possibilidade de um problema de saúde subjacente. Esses problemas subjacentes podem ser desde ácaros nasais a câncer nasal, então é uma boa ideia levar seu cão ao veterinário se você começar a notar um grande aumento nos espirros reversos, especialmente se eles forem acompanhados por outros sinais alarmantes, como secreção nasal, sangramento no nariz, dificuldade para respirar, espirros, diminuição do apetite, letargia ou uma deformidade na área nasal do seu cão.

Aqui o Thomas apresenta raros episódios de espirro reverso mas com mais frequência do que a Jahmila, o que eu faço sempre é apenas acalma-lo e rapidamente passa e ele volta a respirar normalmente.

Me conta, o seu cachorro já teve alguma vez espirro reverso,? O que você fez?

Conhecer as características e peculiaridades da raça te deixar preparada para agir em casos como esse! Assim como ser teimoso, problemas com a coprofagia, sofrer com ansiedade por separação por serem muito apegados ao dono, pelagem embolada, os cuidados com os bigodes, alergias, problemas nos olhos, falta de apetite… Por isso criei o curso guia do Shih Tzu, onde você vai aprender tudo isso e muito mais, clique no botão abaixo e conheça.

Anúncios

Não esqueça de seguir nossas redes sociais e blog para aprender a cuidar melhor do seu amado Shih Tzu

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: