Se você jogar no google essa pergunta você encontrará em muitos sites (inclusive “conhecidos”) que o abacate e o avocado são tóxicos, assim como a cebola e o chocolate.
Mas ao contrário da cebola e do chocolate que têm seu potencial tóxico bem estabelecido, será que o avocado e o abacate merecem figurar na lista de alimentos perigosos para cães?
Na verdade, o boato de que o abacate e o avocado seriam tóxicos para cães e gatos se perpetuou a partir de uma hipótese. Em 1994 pesquisadores sul-africanos publicaram o artigo “Putative Avocado Toxicity in Two Dogs” (“Presumida Toxicidade Causada por Avocado em Dois Cães”). Os “dois cães” do estudo estavam caquéticos, desnutridos e morreram de falência cardíaca. Foi registrado que eles gostavam de comer avocado, mas o conteúdo gastrintestinal dos animais não foi verificado. O quadro de desnutrição seguida de morte por falência de órgãos lembrava muito uma intoxicação que cabras e ovelhas sofrem quando consomem folhas, caule, casca e caroço do abacateiro. De fato, essas partes do abacate concentram grandes quantidades de persina, uma toxina que protege a fruta de fungos.
A partir de então a notícia de que o abacate e o avocado poderiam ser tóxicos dependendo das partes ingeridas se transformou em uma contraindicação definitiva. Que ficou sem contestação científica até 2012, quando a multinacional Procter & Gamble conduziu um estudo que incluía 1% de avocados moídos (com casca, caroço e a polpa) na dieta de cães. O trabalho se chama “Tolerance and Safety of An Avocado-Based Ingredient for Adult Dogs” (“Tolerância e Segurança de um Ingrediente à Base de Avocado para Cães Adultos”) e demonstrou que nada de ruim ou de anormal aconteceu aos cães que comeram o fruto. A segurança do abacate e avocado foi reafirmada, mas os resultados desse estudo tiveram pouca repercussão.
“Então, avocado e abacate são frutas que eu poderia incluir regularmente na dieta do meu cão?” Sim. O avocado e o abacate são fonte de 20 minerais e vitaminas. Super alimentos mesmo. São ricos em vitamina K, ácido fólico, vitamina C, potássio (mais que a banana!), vitaminas B5 e B6, colina e vitamina E. Claro que está indicação é para cães 100% saudáveis
Avocado e abacate fornecem uma gordura monoinsaturada chamada ácido oleico, que é benéfica à saúde do coração, combate inflamação e ajuda a prevenir o câncer. Essas frutas contêm uma enzima chamada lipase, que ajuda o organismo a digerir justamente a gordura. O teor de fibras do abacate também não é nada mal: cerca de 4g em 100g de fruta (no avocado: cerca de 3g em 100g). A ingestão regular de fibras previne picos de glicose e de insulina no sangue, além de ajudar a controlar as taxas de triglicérides e colesterol LDL (um dos “maus colesterois”).
Quanto oferecer de avocado/abacate ao cachorro? Entra aqui aquela regra de ouro sobre petiscos: sua quantidade diária não deve ultrapassar 10% do total diário de alimentos. Ou seja, se minha cachorra recebe 300g de alimento por dia, posso oferecer até 30g de “extras” (petiscos). Desde que, também, ela esteja no peso saudável. O avocado/abacate entraria como uma parte dessa porção, até por serem calóricos (fornecem cerca de 300kcal em 100g).
Por serem alimentos ricos em gorduras (ainda que saudáveis) e fibras é importante introduzi-los aos poucos para evitar desarranjos intestinais em peludos de digestão sensível. Comece oferecendo 1/2 a 1 colher de chá por dia e vá aumentando aos poucos, de olho na tolerância digestiva do pet. E, claro, ofereça somente a parte do avocado e do abacate que é segura para nós comermos: a polpa (o interior do fruto), que concentra teores seguros de persina – ao contrário da casca, caule, folhas e caroço.
As contraindicações ficam para pets que seguem dietas com restrição de gordura (pancreatopatias, linfangiectasia, dislipidemias, endocrinopatias e hepatopatias) e de calorias (obesos), e para aqueles poucos que não toleram bem o avocado/abacate. Para todos os demais, a oferta de avocado ou abacate com moderação regularmente é um dos petiscos mais saudáveis e nutritivos que podemos oferecer!
Então sim cães podem comer abacate!
Referências científicas:
“Putative Avocado Toxicity in Two Dogs”, 1994
“Tolerance and Safety of An Avocado-Based Ingredient for Adult Dogs“, 2012
Se você gosta de oferecer petiscos naturais, cozinhar de forma pratica e saudável e ainda poupar dinheiro em petiscos industrializados clique no botão abaixo e garanta o seu e-book 36 receitas naturais! Ganhe de bônus: guia dos alimentos e planilha calculadora.
Não esqueça de seguir nossas redes sociais e blog para aprender a cuidar melhor do seu amado cachorro