Seu cachorro é viciado em você?

Anúncios

Assim como os cães, nós humanos podemos sentir ansiedade por separação, embora geralmente por razões racionais. As pessoas geralmente não sentem ansiedade porque seus cônjuges foram trabalhar ou seus filhos foram para a escola. Mas é normal sentir isso se seu cônjuge trabalha como bombeiro ou se é o primeiro dia do seu filho em uma nova escola; pior se seu filho for um jovem que acabou de tirar a licença para dirigir.

O poder do amor

No entanto, há uma razão irracional para os humanos terem ansiedade por separação. Isso acontece quando nos apaixonamos. Quando o objeto de nossos afetos não está por perto, nada parece certo no mundo. Se você já experimentou (ou está agora), você sabe exatamente como é isso, é uma sensação geral de ansiedade e inquietação.

Se você já sentiu isso, então sabe o que um cachorro sente quando tem ansiedade por separação.

Agora, quando as pessoas se apaixonam, elas acabam fazendo com que umas às outras produzam uma substância química em seus cérebros chamada oxitocina. Embora seja erroneamente chamado de “hormônio do amor”, na verdade faz muitas outras coisas, mas uma dessas coisas é fazer com que duas pessoas se unam.

Ele faz isso afetando os centros de prazer do cérebro, assim como fazem outras substâncias psicoativas. É o mesmo processo que torna alguns produtos químicos, como álcool e heroína, tão viciantes, e sim, o amor também pode ser um vício. Lembre-se também de que estou me referindo a todos os tipos de amor, incluindo romântico, familiar e platônico.

O poder dos químicos cerebrais

Mas estou mencionando a neuroquímica humana porque, ao que parece, exatamente a mesma coisa acontece com nossos cães. Estudos têm mostrado que administramos oxitocina uns aos outros, especialmente quando trocamos contato visual. Isso mesmo, podemos amar nossos cães, mas nossos cães também estão, pelo menos quimicamente, apaixonados por nós.

Agora, se você tem uma relação saudável, equilibrada e de confiança com seu cachorro, eles provavelmente não vão pirar quando você os deixar sozinhos. Mesmo que seja totalmente antinatural para o líder deixar a matilha para trás na natureza, se você criar estabilidade e uma toca segura para o seu cão, eles ficarão bem se você deixá-los sozinhos em um horário regular.

O que faz com que o cão comece a ter problemas é quando a programação é imprevisível ou o relacionamento não é calmo e equilibrado em primeiro lugar. Nesses casos, quando o humano vai embora, eles estão levando aquela onda de oxitocina com eles e trazendo o cachorro para baixo daqueles sentimentos felizes. Não é muito diferente do que arrancar as drogas das mãos de um viciado ou cortar a linha de uma pipa em um dia de muito vento.

Anúncios

Claro, a melhor maneira de evitar que seu cão se sinta assim em primeiro lugar é certificar-se de que eles estão equilibrados, mas é até possível fazer um cão equilibrado sentir ansiedade por separação, e isso tem tudo a ver com como você trata a separação.

Esteja ciente de suas ações e hábitos

Pode parecer contra intuitivo, mas a melhor maneira de sair e voltar para o seu cão é não dizer uma palavra a ele. Não dê muita importância ao fato de ir embora e não volte para casa animado para vê-lo novamente, mesmo se você voltar animado, e todos nós sabemos que voltamos bem felizes para eles, certo?

Adicionar empolgação à situação antes de você ir deixará seu cão com excesso de energia, o que irá canalizar diretamente para a ansiedade. Eles vão acabar ficando em um estado nervoso ou recorrendo à destruição aleatória. E você não está apenas adicionando emoção, você está dando atenção, o que aumenta a oxitocina, o que aumenta o mesmo efeito de estar separado de uma pessoa amada que nós humanos podemos sentir.

Você provavelmente já ouviu a expressão “A ausência torna o coração mais afetuoso”, e isso certamente é verdade entre os humanos. Mas, para alguns cães, essa expressão pode ser melhor dita como “A ausência faz a mente ficar frenética.” Como líder da matilha, é seu trabalho fazer o contra-senso para o bem-estar dos seus cães.

No caso de ansiedade por separação, isso significa não alimente o fogo e não se sinta culpado por ignorar seu cão quando você entrar e sair. Há muito tempo para carinhos e festinhas quando você estiver por perto e depois que seu cachorro fizer exercícios. Ele não consegue colocar em palavras, mas ele definitivamente mostrará sua gratidão se você nunca lhe der nenhum motivo para estar ansioso com as suas partidas.

Fique calmo e mantenha seu cão equilibrado!

No Guia do Shih Tzu você tem acesso a várias vídeo aulas como Psicologia canina, ansiedade por separação para solucionar esse e outros probleminhas que podem vir acontecer, comandos, coprofagia e muito mais! Além de aprender a cuidar melhor da pelagem, saúde, alimentação e sobre essa raça maravilhosa

Conhecimento é tudo! Com ele você consegue, solucionar, evitar e saber como reagir em qualquer situação que envolva a vida do seu amado filho de quatro patas, clique no botão abaixo e veja como o guia do Shih Tzu pode te ajudar

Não esqueça de seguir as nossas redes sociais abaixo ou se cadastrar no blog para receber mais dicas!

Anúncios

Deixe uma resposta