Meu cachorro me mordeu, e agora?

Anúncios

Não importa o quão apegado você seja do seu cão, às vezes o inesperado pode acontecer e ele te morder. E agora? O primeiro passo, claro, é manter a calma. Este não é o fim do seu relacionamento e não significa que seu cachorro se tornou um assassino agressivo. Existem muitos motivos pelos quais um cachorro pode morder. Para encontrar a solução, primeiro você precisa descobrir a causa.

Se o seu cachorro for um filhotinho e de repente morder seu calcanhar, não se preocupe. Todos os filhotes passam por essa fase, e é a sua oportunidade perfeita para corrigir o comportamento para que diminua no futuro, como explicaremos a seguir.

Mas e se o seu cachorro não for um filhote? Aqui estão as razões pelas quais um cachorro pode morder:

Instintos maternos

Seu cachorro é uma mãe com filhotes? Então respeite o espaço dela e deixe a cadela cuidar de sua ninhada até que esteja pronta para deixar os filhotes ficarem perto de outras pessoas.

Dor

Seu cachorro está com dor? Os cães são muito bons em esconder a dor, mas se você tocar em um ponto dolorido que eles estão mantendo em segredo, eles podem reagir instintivamente com uma mordiscada de aviso. Seu veterinário pode determinar se seu cão está sentindo dor ou se ele tem alguma outra condição neurológica que causou o comportamento inesperado.

Medo

Se o seu cachorro morde você porque você o assustou, você precisa desenvolver a confiança no relacionamento. Pode ser uma coisa única, você se aproximou do cachorro muito rapidamente ou se sentou muito perto dele enquanto ele dormia, por exemplo. Mas se você não construir confiança depois de um incidente como este, pode acontecer com mais frequência sempre que seu cão estiver se sentindo inseguro e qualquer um pode ser o alvo.

Ganhar confiança

Seu melhor exercício de construção de confiança é caminhar juntos, desde que você esteja agindo como um Líder de manada, calmo e assertivo. Isso ajuda seu cão a se acostumar com a ideia de que nada de ruim vai acontecer com ele enquanto você estiver por perto e reforça sua confiança em você. Quando vocês estiverem confortáveis ​​com a caminhada, trabalhem juntos para expor ele a novas situações, pessoas e cachorros. Aumentar a exposição do seu cachorro a novidades ajudará a reduzir o medo.

Trabalhe a disciplina

Em segundo lugar, trabalhe a disciplina ensinando truques simples, principalmente sentar e ficar, usando reforço positivo. No início, isso pode ser uma guloseima (petisco), mas se você gradualmente mudar a recompensa para elogio e carinho, então você “se torna” a guloseima. Seu cão irá associá-lo a coisas agradáveis ​​e, portanto, terá muito menos probabilidade de reagir com agressões de medo.

Passeio de presa

Quando um cachorro morde por causa do impulso de sua presa, é frequentemente acidental, o cachorro estava mirando no brinquedo de corda e errou, acertando sua mão, por exemplo. Depois que isso acontecer uma vez, é hora de ajustar o jogo. Em vez de brincar de cabo de guerra, concentre-se novamente em seu cão brincando de buscar. Isso irá satisfazer seu impulso de presa enquanto mantém alvos humanos acidentais fora de alcance. Além disso, combine disciplina com o jogo, você não joga a bola até que ele se sente e espere calmamente que você o fizer.

Se o seu cão tem muita energia e pode se distrair agressivamente com o impulso de sua presa, considere o treinamento profissional em coisas como agilidade, especialmente se seu cão for uma raça de pastoreio, embora a agilidade funcione com qualquer raça de cão saudável o suficiente para fazer isto.

Possessividade

O tipo de mordida que ocorre quando você tenta tirar algo do seu cachorro, como um brinquedo ou comida. Esta não é uma reação acidental ou espontânea. É o seu cão respondendo a você com dominância e defensiva e é o único tipo de comportamento de morder que, se não for corrigido, pode se transformar em agressão.

Regras, limites e limitações

Para lidar com um mordedor possessivo, você deve estabelecer regras, limites e limitações, e aplicá-los. Isso é para estabelecer para o seu cão que você, o líder da matilha, é a fonte de tudo que ele pode ter ou fazer, seja comida, água, guloseimas, brinquedos ou atenção. Para conseguir o que deseja, ele terá que entrar em um estado de calma e submissão primeiro.

Treino de obediência

Este também é um bom momento para ensiná-lo o comando “solta”, o que significa que o cão deve largar e se afastar de qualquer coisa que estiver em sua boca. Você pode começar com um brinquedo favorito. Enquanto seu cachorro o segura, dê uma guloseima e diga a ele: “solta”. Ele ganha a guloseima quando soltar o brinquedo e não está mais prestando atenção nele.

Gradualmente estenda isso para que você pegue o brinquedo quando ele largar e em seguida dê a ele a guloseima. Eventualmente, você deve ser capaz de fazer seu cão largar o que quer que esteja em sua boca sob comando e até mesmo ser capaz de tirar algo de sua boca.

Prevenindo a agressão alimentar

A ideia é semelhante com a tigela de comida. Depois de estabelecer as regras sobre alimentação e o comando “solta”, comece a se aproximar da tigela enquanto ele estiver comendo e jogue algumas guloseimas de alto valor. Repita isso de vez em quando enquanto ele está comendo. A ideia é que seu cão comece a associar humanos que se aproximam de sua tigela com coisas boas, porque ele ganha guloseimas especiais.

Se o seu cão está especificamente mostrando sinais de agressão alimentar, aqui estão mais dicas sobre como lidar com isso.

Fique calmo

Os humanos manipulam o mundo principalmente com as mãos, enquanto os cães o manipulam principalmente com a boca. Desnecessário dizer que os dentes de um cachorro são muito mais afiados do que os dedos humanos, então mordidas não intencionais ou acidentais podem acontecer. Apenas lembre-se quando eles fizerem isso, não é o fim do mundo. Fique calmo, descubra o que o causou e, em seguida, tome as medidas corretas para evitar que aconteça novamente.

Você já foi mordido pelo seu próprio cachorro? como você lidou com isto?

Se você não entende como funciona o mundo do seu cachorro, não sabe como reagir a esse e outro tipos de comportamento, inscreva-se no curso Guia do Shih Tzu, aonde você vai aprender sobre psicologia canina para assim ter sucesso na educação e adestramento do seu amado filho de quatro patas, e não só isso você também vai aprender os cuidados com a raça shih tzu, com a pelagem , saúde e alimentação.

Clique no botão e garanta o seu acesso

Não esqueça de nos seguir nas redes sociais e se cadastrar no meu blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Mundo Shih Tzu

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading