10 fatos que talvez você não saiba sobre os cães

Anúncios

1 – Seu cachorro é tão esperto quanto uma criança de 2 anos

Há uma razão para o seu filhote de 4 patas e o seu filho humano se darem tão bem, eles falam a mesma língua. Ou pelo menos, eles provavelmente entendem aproximadamente o mesmo número de palavras e gestos, que seria 250!

2 – Cães e gatos bebem água da mesma maneira

Pode ser difícil de acreditar, uma vez que os cães bebem muita água, mas assim como os gatos, nossos amigos caninos dobram a ponta da língua e elevam o líquido em uma coluna até a boca.

3 – Seu cachorro tem noção do tempo (e sente sua falta quando você está fora)

Se você acha que o seu cachorro sabe quando é hora de jantar ou dar um passeio, você está certo! Os cães captam nossas rotinas e hábitos e também sentem quanto tempo se passou. Um estudo mostrou como os cães respondem de forma diferente quando seus donos ficam fora por períodos de tempo diferentes. O que eles não tem é a noção de tempo se passou 1 mês ou 1 ano que algo aconteceu..

4 – Os bigodes do seu cachorro ajudam a “ver” no escuro

Ok, não é exatamente visão noturna ou um super poder, mas esses bigodes captam até mudanças sutis nas correntes de ar, fornecendo ao seu filhote informações sobre o tamanho, a forma e a velocidade das coisas nas proximidades. Isso permite que o seu cãozinho sinta melhor os perigos ou presas que se aproximam, mesmo à noite.

5 – Os cães só têm glândulas sudoríparas nas patas

Mais especificamente elas são encontradas entre as almofadas das patas. É por isso que molhar a planta dos pés em um dia quente pode ajudar a amenizar o calor, e também é por isso que os cães fazem da respiração ofegante um meio de se refrescar (pela língua).

6 – Em média, a boca de um cachorro exerce 145kg de pressão

Os testes foram feitos em um Pastor Alemão, um Pit Bull e um Rottweiler. Em comparação, os seres humanos exercem 55kg, os tubarões brancos exercem 272kg e os crocodilos exercem colossais 1.133kg! Os cães adultos também têm dez dentes a mais do que os humanos adultos, 42 deles contra 32 nossos.

Anúncios

7 – Seu filhote de um ano é tão fisicamente maduro quanto um ser humano de 15 anos

Claro, raças diferentes envelhecem de maneira um pouco diferente. Os cães grandes envelhecem mais rápido do que os pequenos. Você pode obter uma comparação mais exata para o seu cão usando esta calculadora bacana da idade do cão (é uma estimativa)

8 – O sentido do olfato do seu cão é 1 mil a 10 milhões de vezes melhor que o seu

Dependendo da raça, seu cão tem entre 125 milhões a 300 milhões de glândulas odoríferas, em comparação com apenas 5 milhões nos humanos. E a parte do cérebro do seu cão que controla o cheiro é 40 vezes maior que o seu, isso é verdade, embora o cérebro canino seja muito menor do que o humano, em relação ao tamanho. O cérebro de um humano tem cerca de 1/40 de seu peso corporal, enquanto o cérebro de um cão tem apenas 1/125. Não se sinta muito orgulhoso, o cérebro de uma formiga tem 1/7 de seu peso corporal.

9 – Os cães podem ouvir quatro vezes mais longe do que os humanos

Filhotes podem nascer surdos, mas rapidamente superam nossas habilidades auditivas. Os cães também podem ouvir sons de alta frequência, detectando uma faixa de frequência de 67 a 45.000 hertz (ciclos por segundo). O intervalo humano é de 64 a 23.000 hertz. Em cães e humanos, o limite superior da faixa de audição diminui com a idade.

10 – Seu cachorro pode cheirar seus sentimentos

Seu filhote pode perceber mudanças sutis em seu cheiro, o que pode ajudá-lo a descobrir como você está se sentindo, como cheirar sua transpiração quando você fica nervoso ou com medo. Também é provável que os cães possam detectar certas doenças ou saber que um membro da família está grávida.

Esperamos que essa lista de curiosidades sobre cães tenha te proporcionado uma melhor avaliação de seu melhor amigo. Eles são animais e companheiros realmente incríveis.

Quer aprender tudo sobre o seu shih tzu, curiosidades e padrões da raça, os cuidados com a saúde, pelagem, alimentação e além disso tudo aprender como funciona a mente dele e como adestrá-lo de maneira correta evitando problemas como xixi e cocô fora do lugar, coprofagia (ato de comer fezes), ansiedade por separação e muito mais, então o Guia do Shih Tzu é perfeito para você!!

Veja abaixo como o Guia do Shih Tzu pode te ajudar a ter um Shih Tzu mais educado, saudável e feliz!

Não esqueça de seguir as nossas redes sociais abaixo ou se cadastrar no blog para receber mais dicas!

Anúncios

Deixe uma resposta