Alimentação natural para cães

Anúncios

Esse é um tema que vem crescendo muito ultimamente e que eu recebo várias perguntas todos os dias de donos querendo mudar a alimentação do seu amado cachorrinho para uma mais natural.

Eu comecei com AN devido a falta de apetite do meu Thomas, ele simplesmente deixou de comer a ração e eu tentei de tudo até descobrir a AN, e escolhi oferecer AN cozida (existem 3 tipos de AN, cozida, crua com ossos e crua sem ossos). Fiz diversos cursos sobre AN para aprender tudo que eu necessitava saber para oferecer AN de forma correta e balanceada, pois se não for oferecido corretamente e com os suplementos, todos os benefícios da AN cozida acaba gerando prejuízos no futuro para a saúde do cachorrinho devido a falta desses suplementos na dieta.

Estou escrevendo aqui para todos vocês aprenderem um pouco mais sobre como oferecer AN corretamente mas preciso deixar claro antes que é muito importante consultar o seu veterinário pelo menos para fazer exames e constatar que o seu cachorrinho é saudável e está apto a comer qualquer alimento, pois caso ele tenha algum problema provavelmente terá alguma restrição de alimentos e precisará de um acompanhamento mais próximo de um nutricionista.

Eu entendo que muitos acabam não tendo condições de ter um acompanhamento de nutricionista por diversos motivos, mas mesmo assim querem oferecer uma alimentação mais saudável para seus filhos de 4 patas e por isso procuro ajudar da melhor maneira possível com meu conhecimento e experiência prática com os meus filhos Thomas e Jahmila, eles comem AN desde filhotes, Thomas começou com aproximadamente 1 ano e Jahmila com 3 meses de idade, hoje já são quase 5 anos que eles viraram adeptos da AN cozida e a saúde deles cada vez melhor! As idas ao veterinário são apenas para rotina e reforço das vacinas anuais.

Podemos começar a introduzir alimentos para filhotes de 2 meses em diante, sempre com moderação e observando a reação dele a cada alimento, procurar introduzir uma novidade de cada vez para assim poder saber o que ele aceita bem e o que não aceita ou é intolerante.

Por exemplo a minha Jahmila, eu descobri que ela é intolerante a frango, mas ovos ela aceita normalmente e adora! O Thomas come de tudo e ainda pede mais, é um tremendo guloso mesmo, nem parece aquele cachorrinho que antes só comia com muito esforço, passava dias sem comer praticamente nada da ração e eu quase morta de preocupação…Isso é mais um dos benefícios da AN, ver o seu cachorrinho comer com gosto de verdade, saber o que ele de fato está comendo, que é um alimento natural, os mesmos alimentos que você e sua família comem só que preparados de maneira diferente, realmente não tem preço, isso é o melhor de tudo, ver eles com saúde e vitalidade e saber que estou aumentando a expectativa de vida deles.

Bom, dito isso vamos entrar mais no tema do preparo e como calcular a quantidade correta para o seu cachorrinho.

Eu vou usar o Shih-Tzu como exemplo mas para cada porte (mini, médio, grande, gigante) devemos calcular a quantidade baseada no peso e a idade levando em conta o porte.

Para fazer o cálculo, um Shih-Tzu entraria como cães de porte pequeno entre 5kg e 10kg já que pesam em média entre 4.5kg e 8.5kg ( Você vai pesar o seu cachorrinho e calcular a % corpórea de acordo com a idade dele), Veja abaixo as referências para calcular:

Filhotes que quando forem adultos terão entre 5kg e 10kg devemos calcular da seguinte maneira:

  • Entre 2 e 4 meses de vida devem receber 10% do peso corpóreo (Ex: Filhote de 3kg vai receber 300g por dia que corresponde a 10% do peso)
  • Entre 4 e 6 meses de vida devem receber 8% do peso corpóreo
  • Entre 6 e 8 meses de vida devem receber 7% do peso corpóreo
  • Entre 8 e 10 meses de vida devem receber 6% do peso corpóreo
  • Entre 10 e 12 meses de vida devem receber 5% do peso corpóreo
  • Adultos devem receber 5% do peso corpóreo.

Exemplo do meu Thomas que é um Shih-Tzu saudável e pesa 7kg, ele deve receber 350 gramas de alimentação natural por dia, o que equivale a 5% do peso dele.

A dieta que eu uso para eles que é a otimizada, com foco em mais proteínas do que carboidratos, essas 350g diárias de alimentos devem estar composta por:

  • Proteínas – 35% que equivale a 122,5g diárias (exemplos: Ovos, Peixes, Carne bovina, Suína, Frango)
  • Carboidratos – 30% que equivale a 105g diárias (exemplos: Arroz integral, Batata doce)
  • Vegetais – 30% que equivale a 105g diárias (exemplos: Cenoura, Beterraba, Abobrinha)
  • Vísceras – 5% que equivale a 17,5g diárias (exemplos: Fígado de frango, Fígado Bovino)

Arredondar para cima a quantidade não tem problema, exemplo proteínas 123g, vísceras 18g!!

O importante é pesar os alimentos corretamente e para isso é necessário uma balança dessas simples de cozinha. Devemos pesar os alimentos depois de prontos, após o cozimento e não cru!

Outro ponto muito importante são os suplementos que eu comentei lá em cima, devemos incluir na dieta óleos, vitaminas e minerais. Eu costumo incluir azeite de oliva extra virgem, sal rosa do himalaia, o polivitamínico Food Dog e também iogurte natural que é um excelente probiótico.

Pode parecer complicado calcular e cozinhar para eles mas na verdade é bem simples e prático, não devemos incluir tempero algum nem sal na hora de preparar os alimentos. É muito importante variar os alimentos e não oferecer somente a mesma refeição o tempo todo.

Para te ajudar a iniciar com AN eu criei um cardápio com 5 receitas para você ir aprendendo como montar um pratinho delicioso para eles, totalmente gratuito, é só clicar abaixo para receber no seu e-mail o cardápio 5 receitas naturais para cães:

E para te ajudar ainda mais e te dar mais segurança para começar a introduzir AN cozida para o seu filho de 4 patas, criei o e-book Introdução a alimentação natural e 25 receitas para cães, nele contém tudo que qualquer dono necessita para introduzir AN de forma correta e balanceada, é ideal para cachorrinhos saudáveis!

Veja abaixo como o e-book de introdução a alimentação natural pode te ajudar a ter um cachorrinho mais saudável e feliz!

Não esqueça de seguir as nossas redes sociais abaixo ou se cadastrar no blog para receber mais dicas!

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s