Como iniciar alimentação natural para cães

Anúncios

Oi minhas lindas, como vocês sabem o Thomas e a Jahmila são adeptos a alimentação natural e como já compartilhei varias vezes, o Thomas sofria com falta de apetite, ás vezes passava o dia todo sem comer, eu tinha que estar misturando esses saches com a ração e mesmo assim só aceitava uma vez e depois começava tudo de novo, sem contar as diarreias que ocasionavam esses saches industrializados (pior coisa que podemos oferecer para os nossos cachorrinhos), cheguei a trocar de ração várias vezes e nada adiantava.

Já a Jahmila chegou comendo ração, e ela se coçava muito mas muito mesmo, ficavam uns machucados vermelhos e a pele parecia estar descascando, era muito desesperante e frustrante ver essa cachorrinha linda se coçando sem parar e não poder ajudar, por mais consultas veterinárias que fiz, nunca nenhum conseguiu descifrar as alergias da Jahmila.

Foi quando comecei a pesquisar mais sobre outras dietas para cães e encontrei um documentário MUITO BOM que fala sobre a comida industrializada, como é feita e o que ocasiona no organismo dos nosso cachorros ao longo dos anos, se você quiser assistir é só clicar no nome a seguir, o documentário se chama PET FOOLED é muito interessante e esclarecedor.

Thomas Shih-Tzu adepto a alimentação natural cozida

Bom acredito que se você está aqui é porque tem interesse neste tema e vontade de melhorar a qualidade de vida do seu amado filho de quatro patas, a introdução alimentar é uma dúvida muito frequente entre os donos que desejam começar mas aqui vou te ajudar a esclarecer.

O primeiro e mais importante é fazer uma visita ao médico veterinário, isso para fazer uma checagem e verificar que o seu cãozinho esteja 100% saudável, pois se ele chegar a ter uma doença, ele poderia precisar de uma dieta especial, as vezes ele tem restrição a certos alimentos.

Uma vez feita essa checagem você pode começar com a AN (alimentação natural). Nós oferecemos AN cozida, pois foi a que nos adaptamos melhor (geralmente é a mais comum e aceita por donos já que se parece bastante com a nossa alimentação). Se seu cãozinho estiver saudável você já pode começar a introdução.

É importante fazer uma transição da ração para AN, isso quer dizer que você tem que ir introduzindo os alimentos naturais aos poucos e ver como o organismo dele reage, essa introdução é feita ao longo de 7 dias, no primeiro dia você oferece a ração com um pouco de alimentos naturais, e assim vai diminuindo a ração até o 7º dia e a partir daí só oferece alimentos naturais.

Te recomendo começar com alimentos mais leves como, abobrinha, cenoura, frango, filé mignon suíno, arroz integral e fígado de frango e depois você pode começar a introduzir outros alimentos, tudo aos poucos ok? Sempre observando a reação do seu cachorrinho aos novos alimentos, pode ser que ele tenha alguma intolerância ou não goste de determinado alimento (geralmente os vegetais pois são os menos atrativos para animais carnívoros como é o caso dos nossos cachorros). A Jahmila por exemplo tem intolerância a frango e não curte muito Pepino, já o Thomas come de tudo, é um guloso de primeira!

Antes de começar você também precisa saber o seguinte:

O que é alimentação natural ?

Alimentação natural é uma dieta balanceada composta por alimentos naturais e minimamente processados (cozidos ou crus).


O que não é alimentação natural?

Não é alimentação natural servir os seus restos de comida. Não é oferecer apenas frango, cenoura e arroz. Não é misturar alimentos naturais na ração. Não é dieta vegetariana ou vegana.

Agora que você já está ciente disso, procure sempre oferecer da maneira correta para não prejudicar a vida do seu amado filho de quatro patas, se o seu cachorrinho está 100% saudável e você deseja aprender a oferecer uma alimentação natural correta, aprender a calcular a quantidade correta conforme ao peso e idade dele, aprender os suplementos obrigatórios que compõe a AN, como cozinhar para semanas e congelar e muito mais, o meu e-book Introdução a alimentação natural e 25 receitas para cães vai te ajudar a começar neste mundo natural.

Eu te garanto que seu cachorrinho vai estar mais saudável e feliz, os resultados são visíveis em poucas semanas.

Espero ter ajudado e se você tiver um tema em especial que gostaria de ver aqui no blog me deixe nos comentários ❤ nos vemos na seguinte dica, não esqueça de nos seguir em todas as redes sociais e o blog para não perder nenhum dica!

Anúncios

4 comentários em “Como iniciar alimentação natural para cães

  1. Agora tenho uma cadela shitzu gestante,oque devo mudar na alimentacao natural?ja eatou dando alimentacao natural a 2 meses, mais nao passei por consulta fiz q base das medidas com pessoas que passaram e tinha o mesmo peso e nao tinha problemas de saude

    Curtir

    1. Bom dia Suylla, parabéns para a futura mamãe, se ela já come de forma correta e balanceada pouca coisa será alterada na dieta dela. Procure variar as fontes de proteínas (ofereça carnes, ovos, peixes, aves) e tente variar as vísceras e vegetais também. No primeiro mês de gestação, os filhotes crescem pouco, em geral não é preciso aumentar a quantidade de alimentos nessa primeira fase. Na verdade, servir muita comida no primeiro mês pode resultar em obesidade, Mas tudo é questão de bom senso. Se a cadela estiver abaixo do peso ideal, seria bom aumentar o tamanho das porções. No segundo mês de gestação os fetos crescem mais, o que aumenta os requerimentos energéticos e nutricionais da cadela. Procure ir aumentando aos poucos a quantidade de comida. procure servir várias porções menores ao longo do dia ao invés de uma porção bem grande. O cuidado maior seria no terço final da prenhez, podendo oferecer várias pequenas porções ao dia, deixando a cadela se alimentar à vontade, sempre tentando respeitar as proporções da dieta, para não deixar de fora nenhum nutriente importante. Para aumentar o valor energético das refeições, inclua carnes mais gordurosas, como lombo suíno ou coração bovino com gordura. A gordura é bastante útil nessa fase, aumenta o número de calorias e auxilia na formação do leite, que virá a seguir. Espero que te ajude, mas é sempre recomendável ter um acompanhamento do seu veterinário para evitar complicações ou problemas nesse período tão sensível.

      Curtir

    1. Oi Letícia, o principal mesmo seria um potinho de água e comida, alguns brinquedos é uma caminha se possível! Depois que ele for crescendo vai precisar de escovas e pentes para poder manter a pelagem saudável! Um bom shampoo e condicionador próprio para cachorro para poder dar banho nele! E futuramente uma coleira para passear na rua!

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s