Cortar ou não os pelos do focinho do Shih Tzu

Anúncios

Você já parou para pensar porque o Shih Tzu tem muito pelo? Cada raça é feita desse deito por algum motivo, no caso do Shih tzu a pelagem ajuda a proteger a pele que é tão sensível, por isso se você vai tosar o seu cachorrinho que não seja na maquina, ao invés de ajuda-lo você irá a prejudicar o seu melhor amigo.

Existem varias tosas bonitas sem ter necessidade de passar a maquina. No caso dos pelos da área dos olhos, pode parecer que está atrapalhando a visão, mas acredite em mim esses pelos estão ai justamente para proteger os olhinhos do seu amado filho de quatro patas.

Você pode observar que os olhos do Shih Tzu estão mais expostos ao ambiente que outro cachorrinho, por isso é tão importante proteger essa área e assim diminuir os problemas nos olhos. Veja abaixo a evolução dos bigodes e as dicas para dar o formato natural.

Muitos donos cortam o pelo “por dar muito trabalho” cuidar do pelo mais longo ou por causa do calor. Sim realmente dá muito trabalho manter o pelo longo, mas eu prefiro não cortar os pelos dos meus cachorros  pelos seguintes motivos abaixo:

É da raça ser peludos e esses pelos da cara protegem os olhos do cachorro, pois naturalmente eles não são grossos como os que irão crescer depois que você começar a cortar.

Observe que conforme você vai cortando o pelo dessa região eles começam a crescer cada vez mais grossos, as vezes pontudos e em direção aos olhos do cão. Isso faz com que o cachorro machuque os olhinhos e é quando começam os problemas nessa região, como rompimento de córnea, úlcera e etc…

Naturalmente conforme vão crescendo, os pelos dessa parte vão tomando forma, ganhando peso e vão descer naturalmente. Você pode tosar o seu cachorro por diferentes motivos mas evite cortar os pelos dos bigodes, já que depois pode chegar a ser pior!

Anúncios

Aqui vão umas dicas para ajudar a que os pelos tomem a forma certa e não fiquem nos olhinhos sem necessidade de cortar:

 1.- Prenda sempre com um elástico a parte que fica na visão do cãozinho, para ajudar a dar forma ao crescimento e para que ele possa enxergar melhor, cuidado para não apertar muito a “chuquinha” pois pode machucar.

2.- Penteie os pelos todos os dias no sentido para baixo, para assim ir dando o formato correto da direção de crescimento dos pelos. Com o tempo, ganhando volume e peso os pelos vão caindo naturalmente formando o bigode tão característico dos Shih-Tzus.

Por experiência e pelo que observo, pude notar que os cães mais jovens cujo os donos cortaram os pelos dos olhos (geralmente desde filhote por pensar que está crescendo e incomodando o cãozinho) tem mais problemas nos olhos do que os que nunca cortaram!.

No Curso Guia do Guia do Shih Tzu você vai aprender a cuidar desses pelinhos tão importantes e muito mais, veja no botão abaixo como funciona o curso e tudo o que você pode aprender sobre o Shih Tzu, pelagem, saúde, alimentação e adestramento.

Espero ter ajudado, ao final a decisão é de cada um e deve ser respeitada!

Veja também E-book Introdução a alimentação natural e 25 receitas para cães

Não esqueçam de seguir as nossas redes sociais abaixo ou se cadastrar no blog para receber mais dicas !

Anúncios

2 comentários em “Cortar ou não os pelos do focinho do Shih Tzu”

  1. Viviane do Amaral

    Veja Rô que função importante os pelinhos dos shit tzus tem.

    Abraços

    Viviane
    ________________________________

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Mundo Shih Tzu

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading