Anúncios

Hoje gostaria de compartilhar com você um tema muito importante e que as vezes pode até causar controvérsia em muitos donos da cães de pelagem longa.

O primeiro que devemos parar para pensar é que a natureza é divina e cada raça foi criada dessa maneira por alguma razão, no caso do Shih-Tzu que é um cão com pelagem abundante e longa que serve para proteger eles do sol, do frio e de muitas outras coisas as que estão expostos no dia a dia, eu não estou falando para manter o pelo comprido, alguns donos pela rotina não conseguem manter assim, mas se você for cortar, por favor não passe a maquina, faça uma tosa na tesoura e deixe apenas curto sem deixar ele pelado e desprotegido. Tem dúvida de tosar ou não seu shih tzu no verão? Clique aqui e confira a matéria

Agora vamos para a parte dos bigodes, quando filhotes pode parecer que eles machucam e que estão prejudicando a visão mas na verdade esses bigodes são muito importantes para eles, são o sexto sentido dos cães.

Os bigodes tem várias funciones na vida dos nossos cãozinhos como:

Essas são apenas algumas das suas funções

Aqui vão umas dicas para ajudar a que os pelos tomem a forma certa e não fiquem nos olhinhos sem necessidade de cortar:

1.- Prenda sempre com um elástico a parte que fica na visão do cãozinho, para ajudar a dar forma ao crescimento e para que ele possa enxergar melhor, cuidado para não apertar muito a “chuquinha” pois pode machucar.

2.- Penteie os pelos todos os dias no sentido para baixo, para assim ir dando o formato correto da direção de crescimento dos pelos. Com o tempo, ganhando volume e peso os pelos vão caindo naturalmente formando o bigode tão característico dos Shih-Tzus.

Por experiência e pelo que observo, pude notar que os cães mais jovens cujo os donos cortaram os pelos dos olhos (geralmente desde filhote por pensar que está crescendo e incomodando o cãozinho) tem mais problemas nos olhos do que os que nunca cortaram!.

Se você já cortou os bigodes e quer deixar crescer, precisa ter muito cuidado e ficar de olho para que os pelos não entrem nos olhinhos, como comentei acima, quando cortamos os bigodes eles vão crescendo cada vez mais grossos, o que pode chegar a causar problemas.

É só seguir os passos acima e ter muita paciência que eles vão crescer lindos.

Veja abaixo a evolução dos bigodes do Thomas

cortar ou nao 2
cortar ou nao 3
cortar ou nao 5
cortar ou nao
cortar ou nao 6
Anúncios
cortar ou nao 9
cortar ou nao 8
cortar ou nao 10
Cortar ou não os bigodes do Shih Tzu

Espero ter ajudado a resolver essa dúvida, no Curso Guia do Shih Tzu você vai aprender a cuidar desses pelinhos e da pelagem do seu Shih-Tzu assim como tudo sobre adestramento, alimentação e saúde, confira no botão abaixo como funciona o curso no formato vídeo aulas e e-books e tudo o que você pode aprender

GUIA DO SHIH TZU

Veja também:

E-book Introdução a Alimentação Natural e 25 receitas para cães 

Não esqueça de assinar o blog abaixo para ficar por dentro de todas as dicas e seguir-nos nas redes sociais

Anúncios

Comparte esto:

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Descubra mais sobre Mundo Shih Tzu

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading