Seu cachorrinho tem medo de conviver com outros cães e pessoas? Ele se isola e fica nervoso, se esconde atrás da sua perna? Eu já passei por isso com o Thomas, ver um cachorro ou pessoa era a pior coisa para ele, ficava desesperado.
Quando o cachorro tem medo excessivo de se aproximar de outros cães ou pessoas, o problema normalmente é falta de socialização e infelizmente é muito comum que a gente piore essa situação quando tentamos protegê-lo e consolá-lo.
O que precisamos fazer é um trabalho de dessensibilização, isso quer dizer que você vai ajudá-lo a perder o medo gradualmente.
Como fazer isso?
Procure levá-lo para passear todos os dias em horários regulares, pode começar em horários mais calmos como no início da manhã ou no final do dia. No início dos passeios evite que outros cachorros cheguem muito perto do seu cãozinho, mas não tente afasta-lo para longe dos cachorro. Avise aos outros donos que você está treinando seu cachorrinho e que ele precisa de um tempo para se acostumar com outros cães.
Quando ele já estiver passeando mais calmamente, passe a introduzi-lo aos outros cachorros de preferencia que sejam calmos e pequenos, deixe eles se cheirarem um pouco e não interfira, uma boa dica é levar com você um brinquedo que seu cachorro goste muito ou pode ser também um biscoito e ofereça para ele quando demonstrar sinais de confiança e tranquilidade na presença de outro cão. Use o brinquedo para distraí-lo quando ele começar a mostrar sinais de nervosismo e medo. Faça carinho e fale com ele no mesmo tom carinhoso que você usa em casa, mas só quando ele estiver andando sem medo.
Se ele ficar muito assutado peça para o dono do outro cachorro afastá-lo bem devagar do seu cachorro, conte até 10 e só então comece a andar na direção oposta.
Quando estiver passeando com ele procure deixá-lo numa posição em que ele possa observar todos os cães em volta e que nenhum deles fique atrás dele.
NUNCA faça carinho se ele estiver demonstrando medo, se escondendo atrás da sua perna ou tentando “fugir”, não tente pegá-lo no colo, abraçar, fazer carinhos, ou falar com voz mansa. Isso só vai fazer com que ele pense que é exatamente esse tipo de comportamento que você quer que ele tenha, você vai estar recompensando o medo, o melhor a fazer é tentar desviar a atenção dele para outros coisas, tente brincar com ele, jogar a bolinha, ou fazer exercícios de obediência básica.
O recomendável é ir aumentando o tempo dos passeios e o tempo de encontro entre o seu cachorro e os outros cachorros, quando ele já estiver mais calmo leve-o para passar em outros lugares e comece novamente o processo de evitar que cachorros estranhos cheguem muito perto dele, escolha os pequenos e calmos para um pequeno “bate-papo” e vá expondo ele gradualmente a outros cães.
Levar junto outro cachorrinho que ele já conheça bem e não tenha medo também pode ajudar muito para deixá-lo mais relaxado.
Toma tempo e precisa de MUITA paciência, mas esse método ajuda a resolver o problema e vale a pena.
LEMBRE-SE: A CHAVE DO SUCESSO É PACIÊNCIA, AMOR E PERSISTÊNCIA.
Libere-se desse e outros problemas de comportamento com nosso Curso Guia do Shih Tzu aonde você aprenderá tudo sobre psicologia canina para assim pode aplicar as técnicas corretas de adestramento, saúde, pelagem e alimentação e sobre o Shih Tzu veja no botão abaixo como funciona o curso guia do Shih Tzu, já te adianto que ele é em formato vídeo aulas e e-books e está composto pelos módulos: adestramento, alimentação, saúde animal, pelagem e sobre o Shih Tzu