Gravidez psicológica canina: Causas, sintomas, diagnostico e tratamento

Anúncios

A falsa gravidez, gravidez psicológica ou pseudociese, é um termo utilizado para designar uma condição comum em uma cadela que não está grávida, mas está demonstrando sintomas de gravidez, como lactação e ganho de peso, sem estar gerando filhotes. A cadela afetada pela gravidez psicológica demonstra esses sintomas aproximadamente de 6 a 12 semanas após o cio.

Por que minha cachorra desenvolveu gravidez psicológica?

Provavelmente um desequilíbrio hormonal é o responsável por desencadear a “gravidez psicológica em cadelas” ou pseudociese. Acredita-se que a gravidez psicológica seja uma circunstância natural entre algumas fêmeas de lobo (ancestral direto dos cães), que vivem em matilha, pois esta condição facilita o equilíbrio da vida social dos lobos, já que possibilita que a fêmea Alfa possa confiar seus filhotes a outras fêmeas que irão auxiliar na criação de seus filhotes, amamentando e educando-os.

Apesar do nome gravidez psicológica, as alterações da pseudociese são hormonais. Neste estado, ocorre o aumento da prolactina e a diminuição da progesterona no organismo da cadela, o que leva a fêmea a desenvolver uma gravidez psicológica.

Sintomas, comportamentos mais comuns de fêmeas que apresentam gravidez psicológica:
*A cachorra começa a preparar seu ninho;
*Ocorre um alargamento das glândulas mamárias;
*Algumas cadelas quando desenvolvem gravidez psicológica podem apresentar vômitos;
*Você observará que a cachorra apresenta uma distensão abdominal;
*Algumas levam bichos de pelúcia para o ninho;
*Algumas fêmeas com este problema apresentam um líquido aquoso escuro ou secreção líquida das glândulas mamárias;
*Algumas cadelas com gravidez psicológica ficam irritadas e com mania de lambedura nas tetas e vulva;
*Em alguns casos as fêmeas com gravidez psicológica chegam até a perder o apetite.

Diagnósticos: Exames de sangue de rotina como um hemograma completo, perfil bioquímico e urinálise, provavelmente serão requisitados pelo veterinário e geralmente irão revelar resultados normais, a menos que uma doença subjacente esteja presente. O veterinário também poderá solicitar exames de raio-X abdominais e ultra-som a fim de complementar o diagnóstico com exames por imagem, para descartar se existe algum tipo de infecção do útero ou mesmo uma gravidez normal.

Tratamento: Sempre o tratamento deve ser acompanhado por um veterinário, na sua maioria das vezes, não se faz necessário tratamento farmacológico, sendo que em 3 semanas o sintomas desaparecem. Caso não desapareça pode ser necessário tratamento farmacológico no animal e até mesmo a indicação de procedimento cirúrgico: Castração

Qualquer dúvida estarei a disposição! 

Medico veterinário Patrick Batista

 

Veja abaixo como o curso Guia do Shih Tzu pode te ajudar a ter um cachorrinho mais educado, saudável e feliz!

Não esqueça de seguir as nossas redes sociais abaixo ou se cadastrar no blog para receber mais dicas!

Anúncios

Deixe uma resposta