Vacinação em cães: Diferença entre vacina importada e nacional.

Anúncios

Nestes quase 10 anos de formado, ouço muitos proprietários afirmarem a seguinte frase: Veterinário para vacinar meu cão? Para que? Eu mesmo vacinou.

Garanto que muitos de vocês já disseram isso ou ouviram de algum amigo, conhecido ou parente. Mas afinal o que é a vacina? Hoje em dia os cães tem uma vida mais longa graças às vacinas. Doenças graves como Cinomose, Parvovirose, Lepstopirose, raiva e tantas outras hoje podem ser evitadas com um simples ato de amor, a vacinação do seu cachorro. Além de muito simples, a vacinação para pets não é cara, e vale a vida do seu cachorro. Vacina é um tipo de substância (vírus ou bactéria) que é introduzida no corpo de uma pessoa pu de um animal para criar imunidade a uma determinada doença ou para curar uma infecção já instalada.

A imunidade criada através da vacina baseia-se na capacidade de reação do organismo aos agentes infecciosos ao produzir anticorpos que combatam esses agentes.

Quando uma pessoa ou animal são vacinados contra uma determinada doença, passam a ter imunidade em relação a essa doença.

Qual a diferença entre a vacina importada e a nacional? A vacina importada recebe até o nome de vacina ética, mas na verdade deveria se chamar de vacina profissional, é aplicada somente por veterinários, o cachorro passa por uma anamnese (uma consulta onde o veterinário investiga todo quadro de saúde do cão, procurando detalhes que possam ser úteis e tornem a vacinação mais segura) antes da aplicação da vacina e somente se estiver com a saúde perfeita ele é vacinado.

Já a vacina nacional, deveria ser chamada de não profissional, pois geralmente é aplicada por pessoas desqualificadas, geralmente em agropecuárias, ou mesmo em casa (nenhum tipo de vacina pode sofrer problemas de armazenamento e quando uma vacina não é armazenada adequadamente ela perde a sua eficácia), isso é muito mais comum acontecer entre as vacinas não éticas.

Além disso, o animalzinho não passa por uma anamnese e pode estar com alguma doença, podem ocorrer problemas muito comuns como no caso de cães que por exemplo, não foram vermifugados e nenhum cuidado foi tomado antes da aplicação. Há muitos casos de cães que adquirirem as doenças que as vacinas deveriam supostamente evitar que eles desenvolvessem, quando são vacinados com a vacina nacional, isto se deve principalmente as condições em que a vacina chega ao consumidor final, do que ao processo tecnológico em si, que são utilizados para fabricar as vacinas nacionais.

Quais as melhores marcas de vacinas que devemos dar?
Alguns veterinários trabalham com apenas uma marca de vacina, geralmente importadas, as vacinas nacionais são iguais aos nossos remédios genéricos, são de diferentes fabricantes, apesar de todas terem a mesma finalidade, no entanto o processo de fabricação e tecnologia das vacinas podem ser diferentes.

Basicamente, existem três tipos de vacinas:

*Vacinas atenuadas, que são produzidas com o vírus vivo e atenuada por diversas passagens em culturas;
*Vacinas inativadas, que são produzidas com o vírus inativado que é o vírus morto, o *Vírus inativado sempre contém adjuvante tudo que é adicionado ao princípio ativo, com intenção de completar. Ex: diluentes, óleos, etc. Que geralmente pode se tornar responsável por reações colaterais;
Vacinas recombinantes, que são produzidas extraindo do vírus apenas as informações genéticas necessárias para que o organismo reconheça a doença, recombina-se dentro de um outro vírus completamente inofensivo e depois replica-se o resultado em laboratório. Conversar com Seu veterinário de confiança e se informe sobre o protocolo vacinal dele.

Eu particularmente, recomendo a partir de 45 dias, pois desde o momento em que nascem até 28/30 dias os filhotes são amamentado por dias mães. E neste leite além de nutri -los também vem com anticorpos passados da mãe para os filhos. Estas células de defesa, passadas pela mãe, podem diminuir ou até mesmo neutralizar a eficácia da ação das vacinas. Sempre vacine seu cão filhote, adulto ou velhinho com um profissional veterinário.

Qualquer dúvida estarei a disposição!

 

Veja abaixo como o Guia do Shih-Tzu pode te ajudar a ter um Shih-Tzu mais educado, saudável e feliz!

Não esqueça de seguir as nossas redes sociais abaixo ou se cadastrar no blog para receber mais dicas!

Anúncios

6 comentários em “Vacinação em cães: Diferença entre vacina importada e nacional.

  1. Eu estou fazendo as importada no meu shitzu levo até o veterinário pra fazer mesmo assim ficou doente antes de fazer a última dose é um filhote morri de medo ver ele doente graças a Deus ja melhorou levei no veterinário foi medicado

    Curtir

    1. Olá Marlise ele ficou doente de o que? A vacina importada protege para varias doenças, porém a leptospirose só tem durabilidade de 6 meses e você tem que fazer o reforço a cada 6 meses contra essa doença. Graças a Deus ele já está bem 🙌🏻.

      Curtir

  2. Boa tarde!

    muito interessante essa explicação sobre as vacinas, pena não ter lido antes.. ganhamos um filhote de Shih Tzu, ja vermifugado o dono apenas falou que precisariamos dar 03 vacinas… nunca tivemos um cachorro e na verdade ele foi dado para minha filha como presente.. então marcamos o dia e fomos levar ele para dar a vacina… em uma pet shop perto de casa. isso aconteceu agora dia 03/04/2018.. dia 07/04/2018 o nosso amado filhote veio a falecer… consultamos os veterinário logo apos o ocorrido ele viu a vacina que foi aplicada ( nacional) e constatou que ela não servia para o nosso filhote. o cara que aplicou não sei se é veterinário ele cobrou a consulta a vacina mas não assinou a carteirinha de vacinação, pesou o cachorro apos aplicar a vacina. Em fim, aqui fica uma dica nunca confiem em PET SHOP levem sempre a um veterinário credenciado, pois estamos sofrendo muito com a perca dele… e o sentimento de culpa prevalece pois confiamos em uma pessoa que acreditamos que sabia o que estava fazendo.

    Curtir

    1. Nossa Paulo meus pêsames, sim precisamos ter muita atenção e cuidado ao levar-nos nosso filhote a um veterinário ou petshop o ideal é ter referências de pessoas que já foram antes, e é muito importante que sempre assinem a carteirinha, verificar a vacina, validade, isso é muito importante. Não desanime de ter outro filhotinho no futuro porque é umas das melhores experiências que um humano possa ter, esses cachorrinhos são muitos especiais!

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s