De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

Anúncios

O artigo de hoje é muito importante é quer alertar sobre o excesso de cuidado dos donos de cães e gatos. É muito natural e admirável que os donos busquem sempre deixar os seus pets felizes, confortáveis, sadios e limpos não é mesmo?

Exatamente desta preocupação que vamos falar neste artigo, entenda os limites e descubra quando os cuidados demais fazem mal para os animais. O mercado de produtos para pets cresce descontroladamente e hoje em dia é possível encontrar uma infinidade de produtos de higiene e estética, os donos acabam agindo por impulso e não pensam na segurança e saúde dos animais.

As necessidades higiênicas dos animais é bem diferente da nossa. Banhos em excesso, podem causar desde alergias, até problemas de pele graves, diminuição da imunidade. Você sabe que cada vez que se banha o animal, é removido gordura da pele do animal, removendo a barreira protetora dela?

Essa proteção natural impede a entrada de bactérias e fungos na pele. Uma vez sem ela, surgem os problemas. Para que ele não fique com o cheiro forte demais e não característico, dê menos banho possível (ideal de 30 em 30 no inverno e 15 em 15 no verão para cães de pelo curto. E manter a frequência quinzenal no inverno para cães de pelo longo) e escove-o todos os dias pra remover as células mortas e os pelos soltos e evitar nós. Alguns fatores devem ser levados em consideração para determinar o intervalo entre um banho e outro:

1. Filhotes que ainda não foram vacinados devem evitar banhos em pet shops. O ideal é que o primeiro banho seja dado em casa, a partir dos dois meses de vida, utilizando água morna e sabonete ou xampu próprio para filhotes. O horário ideal para o banho é entre 11h e 15h, e a secagem deve ser feita com o auxílio de um secador. Banhos em empresas especializadas só devem acontecer após o término do esquema de vacinação e vermifugação.

2. Banhos em animais com pelos curtos são indicados a cada 15 dias no verão, e a cada 30 dias no inverno. Os gatos podem seguir o mesmo esquema: banhos a cada 15 ou 30 dias; porém a escovação do pelo deve ser feita toda semana.

3. Os cães com pelos longos, que necessitam de escovação diária, fazem parte de uma exceção e podem tomar banhos com intervalos 15 dias inclusive no inverno.

4. Os cães de pelo curto que tomam banhos quinzenais (verão) ou mensais (inverno) devem ser escovados diariamente para que sejam retiradas as células mortas e para que evitemos o cheiro forte do animal. 

Se mesmo antes do intervalo do próximo banho o odor do pet estiver mais forte, Drª Ana Flávia dá a dica:

“Existem no mercado alguns produtos conhecidos como ‘banho seco’. Com o auxílio de um pano, o proprietário pode promover uma limpeza superficial do pelo do animal, deixando-o com o odor mais agradável e evitando o banho antes do período certo. Estes produtos também são indicados para os filhotes.”

Outros cuidados na hora do banho

A hora do banho é o momento ideal para colocar em dia a higiene de outras áreas do corpo, como os ouvidos, cujos canais auditivos devem ser limpos para evitar o acúmulo de cera; os dentes, que só podem ser higienizados com escova e cremes próprios para animais, o que pode acontecer toda a semana, se o pet estiver habituado; e as unhas, que dependendo do crescimento, podem ser aparadas a cada 10 dias, mas sempre por profissionais especializados.

 

Medico Veterinário Patrick Batista

 

Veja abaixo como o Guia do Shih-Tzu pode te ajudar a ter um Shih-Tzu mais educado, saudável e feliz!

Não esqueça de seguir as nossas redes sociais abaixo ou se cadastrar no blog para receber mais dicas!

Anúncios

2 comentários em “De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

  1. Boa noite TD bem, eu gosto muito dos cachorros e das raças de cachorros shih Tzu eu tenho um filhotinho e ele tem apenas 26 dias, e eu não sei muito bem como cuidar dele, ele está com resfriado e estou com medo de andar com ele na rua pois ele é um bebê ainda e está muito desprotegido pq ele não tem vacina ainda

    Curtir

    1. Ola ana paula bom dia! Tudo bom? Ele ainda é muito pequeno para sair na rua, o recomendável é ele sair quando já tenho todas as vacinas, pois pode correr o risco de pegar alguma doença. Quando ele fizer 60 dias você já pode dar a primeira dose 😀

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s