Vantagens e desvantagens da castração

Castração cachorro
Anúncios

O Brasil tem hoje uma população de 37 milhões de cães e 21 milhões de gatos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Com os bichos vivendo mais graças aos avanços da medicina veterinária, as discussões em torno das vantagens da castração são cada vez mais pertinentes. Afinal, a cirurgia que deixa cachorros e gatos inférteis não impede apenas que o animal procrie. Além de prevenir doenças comuns na velhice, o procedimento muda o temperamento do animal, o que pode tirá-lo de algumas situações de risco, e aumenta em média 5 anos a expectativa de vida do animal.

A castração é um procedimento eletivo, ou seja, programado, muito seguro e rápido.
Nos machos, a remoção dos testículos por uma pequena incisão não leva mais do que quinze a vinte minutos. Nas fêmeas são retirados os úteros e ovários e pode levar o tempo entre 40 minutos a 1h.

Recomenda-se castrar seu pet antes de 1 ano, no caso das fêmeas, entre 2 a 4 meses (período aonde não ocorre alterações hormonais do primeiro cio). A castração pode causar aumento do apetite, mas se a ingestão de alimento for controlada e o dono não ceder às vontades do animal, o peso será mantido.

Observa-se que animais castrados quando jovens, antes de completar 1 ano de vida, apresentam menos sinais de aumento de apetite e menor tendência de se tornarem obesos. A obesidade pós castração é causada, na maioria das vezes, pelo dono e não pela cirurgia.

Anúncios

Segue algumas vantagens da castração:

1. Controle populacional e fim dos cios – fim das ninhadas indesejadas e perturbação dos animais no cio;

2. Diminuição da agressividade – Os animais deixam de produzir um hormônio chamado testosterona, um dos fatores do comportamento agressivo do animal;

3. Prevenção de doenças- Com a castração previne-se doenças graves nas fêmeas e machos, como piometra (infecção de útero) e câncer de mama, o que é mortal em 50% dos casos em cães e 90% em gatos, e câncer de próstata nos machos.

4. Aumenta o tempo de vida – Alguns fatores contribuem para que o animal castrado viva mais. Ao prevenir doenças, o procedimento reduz a chance de cirurgias na velhice, quando o risco é maior. A mudança comportamental também entra na conta. O gato castrado fica mais tranquilo e acaba saindo de casa com menos frequência — e, assim, se expõe menos a situações de risco, como brigas, atropelamentos e maus-tratos dos vizinhos.

5. Redução da agitação – Com a diminuição do metabolismo resultante das mudanças hormonais pós-castração, o animal fica menos agitado e dorme mais. A tranquilidade ajuda a minimizar os danos materiais provocados por cães e gatos que adoram destruir a casa, principalmente quando ficam sozinhos.

Anúncios

Desvantagens:

Se você pretende castrar um cão, é importante que saiba que além de algumas vantagens, existe também o lado ruim dessa intervenção cirúrgica, por isso decidimos mostrar algumas das desvantagens mais significativas da esterilização. Estas são as seguintes:

1. Os cães castrados podem crescer além de seu tamanho natural, o que pode ser um incomodo se você tiver problemas com a estatura de seu animal de estimação;

2. As mudanças fisiológicas que ocorrem depois da castração podem afetar o metabolismo do cão e seu apetite, o que poderá se derivar em problemas de obesidade;

3. Os cães castrados têm altas probabilidades de desenvolverem hipotireoidismo;

4. Se você castrar um cão antes dos 5 meses, ele estará mais propenso a desenvolver displasia de quadril e ruptura do ligamento cruzado cranial.

Métodos de Esterilização

  • Ovariohisterectomia (retirar o útero e ovários)
  • Orquiectomia (retirar os 2 testículos)
  • Vasectomia (interrupção da passagem dos espermatozoides, o animal acasala mas não é fértil)

E ai gostaram? Espero ter ajudado a elucidar as dúvidas.


Médico Veterinário Patrick Batista

Veja abaixo como o Guia do Shih-Tzu pode te ajudar a ter um Shih-Tzu mais educado, saudável e feliz!

Não esqueça de se cadastrar no blog abaixo para ficar por dentro de todas as informações, dicas, e novidades.

Anúncios

5 comentários em “Vantagens e desvantagens da castração

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s