Seu cachorro late muito? Veja o que fazer

Anúncios

O primeiro passo para fazermos com que o cachorrinho pare de latir como desesperado é entender porque ele está latindo.

Fazer um cachorro não latir é o mesmo que pedir a uma pessoa que pare de falar para sempre.

Ele pode vir a latir por várias razões:

Avisar os outros membros da matilha que algum evento merece atenção, um exemplo clássico é quando um vizinho passa pela sua porta, ou quando alguém toca a campainha ou o interfone de casa.

Pode ser porque ele está terrivelmente entediado e gostaria de “achar” outros cachorros para “conversar” enquanto fica sozinho em casa.

Ele é geneticamente desenvolvido para latir, como por exemplo os cães pastores e Terriers.

Ou quando um membro da família chega e faz festinha no cachorrinho enquanto ele late, o que ele entende como uma recompensa do dono pelas latidas de boas-vindas.

Ele aprendeu a latir com outros cães (que moram ou não na mesma casa).

Como podem ver são vários os motivos pelos quais eles podem vir a latir em excesso, e alguns deles sem nos darmos conta são incentivados por nós mesmos que no entendimento deles é para continuarem latindo.

Para ajudar o seu filho Pet a se controlar siga as seguintes dicas:

Exercite seu cachorro regularmente e rotineiramente pois cachorros precisam de rotina para evitar e aliviar o estresse, e dependendo da raça o exercício físico é muito importante para que ele possa gastar toda essa energia acumulada ao longo do dia, além de manter o corpo em forma e saudável. O Thomas e a Jahmila saem pelo menos 2 vezes ao dia para passear, uma de manhã alguns minutos após a refeição e outra a noite após a janta. 

Ensine o comando “late” intencionalmente. Estudos comportamentais provam que quando um cachorro aprende um determinado comando para fazer alguma coisa ele diminui sensivelmente a tendencia de fazer essa mesma coisa sem o comando. Como ensinar o “late”? Quando ele estiver latindo começa a falar late, late enquanto você faz carinho.

Ensine o comando “quieto”. Se você vai ensinar o comando late, é preciso ensinar o quieto, não pode deixar o cachorro latindo pelo resto da vida. Então dê o comando late e depois de dois latidos dê o comando quieto para ele parar de latir.

Se o seu cachorrinho só late em situações específicas, como por exemplo, O interfone, ou quando alguém passa caminhando pelo corredor do seu andar, ou quando tocam a campainha da sua casa, experimente essas dicas para fazer com que ele pare com os latidos condicionados (campainhas, telefones e afins).

Espero que essas dicas te ajudem a controlar esses latidos excessivos e que você tenha um cãozinho mais equilibrado e feliz!

Veja abaixo como o curso Guia do Shih Tzu pode te ajudar a ter um cachorrinho mais educado, saudável e feliz!

Não esqueça de seguir as nossas redes sociais abaixo ou se cadastrar no blog para receber mais dicas!

Anúncios

Deixe uma resposta