Anúncios

Shih Tzu é uma raça muito companheira, apaixonada e linda. Não por acaso, é a raça mais pesquisada pelos brasileiros. Algumas pessoas chamam o Shih tzu de diversos outros nomes como: Shi tzu, shitzu, xitzu, chitos, cheetos, shitsu, shiatsu, shin tzu e mais outros nomes, porem o nome correto é SHIH TZU

Origem do Shih-tzu

thom

A origem exata do Shih-tzu não é conhecida, alguns estudos mostram que esse cachorrinho maravilhoso foi criado no Tibete e aprimorado na China, estudos feitos apontam que o Shih-tzu é o resultado do cruzamento entre cães da raça Lhasa Apso (Tibet) e Pequinês (China).

No Tibete o Shih-tzu era considerado como um cão sagrado e era criado em templos. Eles começaram a aparecer durante a Dinastia Ming (século XVII) e devido a sua aparência como a de um leão, foi batizado de Shih-Tzu, (leão em Chinês).

No Tibete e depois na China, o Shih-tzu ocasionalmente era dado como presente somente para pessoas importantes como reis, presidentes, nobres pois eram considerados cães sagrados. Depois da introdução na corte Chinesa esse cão começou a cruzar livremente com pequinês, e com o tempo foi mudando as características até chegar ao que conhecemos hoje.

Somente em 1938 o Shih-tzu foi reconhecido como uma raça específica, diferente de outras raças de origem Tibetanas e Chinesas que não foram reconhecidas pois existia certa confusão e dificuldade para definir raças pequenas e peludas originaria desses lugares.

Ao início da década de 30, alguns Shih-Tzus foram levados para a Inglaterra, aonde foi formado o Club Shih-Tsu of England. Esse clube pode ser considera o mais importante para a raça pois a partir dai começaram a ser exportados para diversos países. Essa foi a maior contribuição que os criadores ingleses deram para a raça, pois na China no século XX, esses cães foram praticamente extintos, Passando assim a responsabilidade dos ingleses e outros poucos criadores de outros países a manutenção do Shih-Tzu.

Sendo assim, podemos afirmar que quase todos os Shih-Tzus existentes atualmente são descendentes desse pequeno grupo de Shih-Tzus levados para a Inglaterra nos anos 30.

Em 1957, o Shih-Tzu foi reconhecido oficialmente pela Federação Cinológica Internacional mas somente em 1969, o American Kennel Club (uma das entidades mais respeitadas do mundo) reconheceu o padrão do Shih-Tzu.  A popularidade da raça cresceu muito desde a década de 60, fazendo com que hoje seja uma das raças com mais exemplares em todo o mundo

Expectativa de vida do Shih-tzu 

Normalmente, a expectativa de vida de um cachorrinho da raça Shih-tzu é de 15 anos, já vi cachorrinhos que viveram 19 anos, então não é impossível ter o nosso amigão por bastante tempo.

O que os nossos cachorrinhos precisam para ter uma vida mais longa e duradoura:

Diferença entre Shih-tzu fêmea e Shih-tzu macho 

Shih-Tzu Fêmea

jahmila

A fêmea normalmente é mais calma, atenciosa, carinhosa, dócil, e meiga do que o macho. Gosta mais de brincar e ela é mais apegada com o dono.

Elas aprendem mais rápido que o macho e são mais atentas ao treinamento. Elas entram no cio de 6 em 6 meses às vezes podendo variar de 6 à 10 meses. Nessa época a fêmea vai sangrar e pode vir a manchar suas roupas, moveis, sofá, cama e etc… Mas são coisas que podem ser solucionadas colocando-lhe uma fralda, evitando que ela suba na cama ou sofá durante esse período. O que pode ser feito é colocar a cadela para dormir sobre um lençol branco ou claro e assim você vai poder saber quando ela estiver parado de sangrar.

Quando está no cio, a fêmea exala um cheiro para atrair ao macho para o acasalamento. A fêmea tem uma desvantagem quando terminar o cio ou quando desmama, já que ela demoram para voltar às mesmas condições físicas que antes. Tem que esperar um tempo, tendo muito cuidado e uma boa alimentação para que aos poucos ela volte ao normal.

Para evitar que algum macho se aproxime o melhor é isolar a cadela, para evitar assim um acasalamento indesejado, o que muitas vezes trazem muitos problemas para o dono.

Por esses motivos você tem que pensar muito bem se vai ter esses cuidados com a cadela, se não for assim é melhor não optar por uma fêmea, embora outra solução seria castra-la.

Decidindo pela castração, o melhor é castrar a fêmea o mais cedo possível para que não tenha tempo de adquirir hábitos e até doenças de fêmeas não castradas. O tempo ideal para castrar a femea é nos 2 primeiros anos pois é mais provável de prevenir doenças como Tumor de cadeia mamária, pseudociese (gravidez psicológica), piometria (acúmulo de pus), e também uma gestação indesejada.

Shih-Tzu Macho

thomi

O macho é mais forte, dominante, maior em tamanho, mais musculoso e um pouco menos delicado, meigo e dependente do que a fêmea.

Os cuidados são os mesmo que com as fêmeas, quaisquer dos dois são excelentes companheiros e amigos fiéis, além de conviver bem com toda a família, crianças e outros cachorros, também são cachorros independentes podendo ficar um tempo sozinho em casa de boa, contanto que tenha um brinquedo ou algo para passar o tempo.

O Macho quanto atinge certa idade (por volta dos 10, 12 meses de idade) começa a marcar território e isso pode ocasionar maus hábitos como ficar mijando por toda a casa, marcando ali o seu território. Mas isso tem solução, atuando com uma postura firme e com disciplina sempre que ele fizer fora do lugar. Você deve dar sempre uma bronca nele no ato e mostrar o lugar correto, para que ele saiba que tem que fazer somente no local indicado. Outra coisa que ajuda muito é sair pra passear com ele na rua pelo menos 2 vezes ao dia, para que assim ele possa saciar essa vontade de estar marcando território, além de aprender a fazer suas necessidades na rua.

Devemos lembrar que os machos normalmente tem o temperamento mais forte, o que pode ocasionar um temperamento mais agressivo em certas ocasiões, seja com outro cão ou até com o próprio dono desrespeitando uma ordem ou a sua vontade. Mas isso pode ser evitado com atitude na hora de dar comandos, atuando sempre com uma postura firme para que ele te veja e te respeite como o líder da matilha e assim siga sempre suas ordens e os seus comandos.

Hábitos do Shih- tzu

O Shih-tzu gosta de ficar em lugares limpos, ele tem um comportamento muito higiênico, pois raramente deita em locais sujos ou onde fazem as suas necessidades.

Para isso, ele deve dispor de áreas especiais. Quando treinado ele só faz as suas necessidades nos lugares corretos, que foram destinados a lhe servir de “banheiro e que ele foi acostumado a procurar quando necessário.

Muitas pessoas falam que outro hábito do Shih-tzu é comer as próprias fezes! Bem, é uma raça propensa a comer as fezes sim, mas não é algo NORMAL DA RAÇA, não deve ser permitido pelo dono e tem cura sim, saiba mais na matéria porque o Shih-tzu come fezes .

Eles gostam muito de deitar e dormir ao lado do seu dono, principalmente nas pernas e na área dos pés. Eles adoram que o dono faça um cafuné enquanto dormem. Gostam também de deitar em locais com pisos frios e ficar no ár condicionado também, pois devido as suas origens asiáticas, vindo de países frios, as baixas temperaturas lhes costumam ser agradáveis. Eles também procuram esses pisos frios para se refrescar do calor, no verão principalmente!.

Um das razões pelas quais o Shih-tzu está sendo, cada vez mais adotado em lares das grandes cidades é que, mesmo se forem deixados sozinhos no apartamento ou em casa, são cães que não latem muito e geralmente não sofrem pela “solidão” da mesma forma que cães de muitas outras raças. Eles só precisam de uns bons brinquedos para ficarem de boa sozinhos em casa, são cães muito independentes.

Personalidade do Shih-tzu 

O Shih-tzu é um cachorrinho que possui um ótimo temperamento, ele é muito amigável e dócil. Gosta muito de ficar junto das pessoas que lhe agradam e que lhe fazem carinho. Ele também é MUITO inteligente, calmo, sossegado e discreto.

Late relativamente pouco, comparado com outros cães de companhia de outras raças. Ele só rosna quando é provocado, dando a entender, assim, que está pronto para se defender e para reagir contra quaisquer provocação.

Ele pode se tornar agressivo, rosnando ou latindo quando julgar que um membro da casa está em perigo, ou mesmo quando acreditar que a sua está correndo algum perigo. Ele é capaz de tentar defender também qualquer pessoa ou cão que julgar ser seu amigo. O Thomas por exemplo cuida muito da Jahmila, se ele escutar que ela chorou por alguma coisa, ele corre para saber o que está acontecendo.

O Shih-tzu é um cãozinho muitas vezes “teimoso”, pois pode insistir muito quando quer brincar ou pegar algum objeto. Mas fique tranquilo porque essa característica de temperamento pode ser bastante amenizada quando o cachorrinho passa por um treinamento básico, que enfatize a obediência ao seu dono.

Eles são cães muito amigos, o Shih-tzu escolhe uma pessoa, e a “nomeia” como seu dono ou como seu amigo preferido, a que sempre dispensará as maiores atenções.

Ele não é um cão tenso, agitado ou nervoso, porque embora goste muito de se distrair, de brincar e de correr, ele gosta muito de paz e de sossego. É capaz de passar muito tempo quieto, no colo ou deitado descansando, “pensando” ou até dormindo.

Principais problemas de saúde do Shih-tzu

Alergias e Dermatites:

O Shih-tzu é um cachorro com grande tendencia a desenvolver dermatites, da mesma forma que os humanos, eles podem desenvolver alergias tanto de pele, respiratórias ou alimentares. As mais comuns são as de pele (dermatites). Os sintomas são bastante claros, pois o cachorro começa a se coçar bastante em uma ou mais áreas do corpo, podendo desenvolver feridas bem “feias”.

As dermatites podem ser causadas pelos mais variados motivos, Desde algumas substancias comuns usadas na limpeza da casa, materiais sintéticos como: carpetes, cobertores etc.. picada de pulga, produtos de higiene (shampoo, condicionador) por isso é muito importante usar produtos próprios para cachorro, verificando que seja livre de substancias que agridem a pele e a pelagem, até mesmo a alimentação como já comentamos na matéria alergias em Shih-tzu.

Muitas rações inclusive rações Super Premium contém ingredientes como: Soja e milho que são altamente alérgicos para os nossos cachorros. Se você já fez de tudo, trocou a ração por uma livre de ingredientes tóxicos ou por alimentação natural, trocou o shampoo por um livre de substancias que provocam alergias, se tirou os produtos de limpeza etc… e ainda assim ele continua com alergia, consulte o seu médico Veterinário para assim fazer os exames necessários e poder diagnosticar a causa. Podemos evitar dermatites secando bem o cachorro depois do banho com toalhas secas e depois com um secador de cabelo (sempre com muito cuidado na temperatura).

As dermatites causam “rachaduras” e vermelhidão na pele, podem apresentar o indício de um processo alérgico mais importante quando o cão apresenta outros sintomas, como vômitos, perda de peso, diarreia, entre outros. É muito importante que quando houver um ou mais sintomas de dermatite ou outro tipo de alergia, leve o seu filho Pet imediatamente ao veterinário.

Problemas nos olhos:

Devido a conformação dos olhos dos cães dessa raça, o Shih-tzu podem apresentar lacrimejamento constante, o que pode causar problemas nos pelos ao redor dos olhos. Por isso é muito importante prender com uma “chuquinha”, e manter essa área livre de pelos, para que não irritem ainda mais o globo ocular, o que levaria no aumento de produção de glândulas lacrimais.

Muitos donos preferem cortar os pelos da área dos olhos e focinho, mas acredite em mim esse pode ser um erro muito grande pois você estará desprotegendo essa área frágil do seu amiguinho, lembre-se que a natureza de cada raça tem um propósito, na matéria como cortar ou nao os pelos do focinho do Shih-tzu dou dicas de como fazer com que os bigodes ganhem peso e caiam de maneira natural sem necessidade de ter que cortar.

Outro problema que os Shih-tzus podem apresentar nos olhos é a atrofia progressiva de retina que pode reduzir a capacidade visual e até mesmo levar á cegueira.

Insuficiência renal:

Os sintomas mais visíveis desse problema são a perda de apetite, indisposição, desanimo, aumento no consumo de água, em alguns casos, o cão começa a beber a própria urina, que fica com coloração bem fraca.

Após o desmame, alguns filhotes começam apresentar os primeiros sintomas, mas o problema pode se manifestar claramente somente mais tarde. A insuficiência renal quando não tratada pode levar o cachorro à morte, porém se o Veterinário detectar o problema no inicio, existem medicamentos, rações especiais, dietas especiais em caso de alimentação natural, para tentar reverter o quadro. Um cachorrinho com insuficiência renal moderada ou leve pode viver bastante, se houver acompanhamento adequado.

Displasia coxo-femural:

É um problema de má formação das articulações que ligam os ossos da coxa, fêmur e bacia. Os Shih-tzus assim como os cães da raça Lhasa Apso, apresentam incidência maior nesse problema se comparado com cães de outras raças. Quando notarmos que o cachorro apresenta problema de locomoção ou “reclama” de dor nessa região devemos levá-lo ao veterinário pois somente uma radiografia ou ressonância magnética poderá diagnosticar esse problema.

Esses são os principais problemas de saúde dessa raça maravilhosa que é o Shih-Tzu, temos que ficar atentos a qualquer mudança de comportamento, ou saúde para que assim possamos levar ao veterinário e resolver o problema com antecedência.

Mudança de dentes 

Você sabia que os nossos filhotes trocam de dentes assim como os humanos? Quando eles vão crescendo, crescem também os dentinho que são os de leite. Assim que se você encontrar algum dentinho no chão fique tranquila que é algo normal. A troca dos dentes de leite pelos definitivos começa a ser feita quando os filhotes estão com um pouco mais de 3 meses e termina normalmente pelos 6 meses de idade.

É muito importante que durante esse período você examine os dentinhos do seu amiguinho com frequência, porque as vezes nascem os dentes definitivos antes mesmo de caírem os dentinhos de leite. Quando isso ocorre, o filhote pode até ficar com a dentadura dupla, o que poderá causar problemas futuros, dificultando sua mastigação e em logo prejudicando a sua alimentação.

Quando os dentes de leite não caem, normalmente devem ser extraídos por um profissional. Deve ser feita uma higiene bucal pelo menos 3 vezes por semana, para assim evitar tártaros, que além de provocar mal hálito também pode provocar doenças cardíacas.

Você deve usar uma pasta de dentes própria para cachorros e escova de dentes especiais ou dedeiras para escovar corretamente os dentes do seu amiguinho. Eu uso a pasta de dentes Dental Guard da linha Pet Society que tem um sabor Tutti frutti formulado com ingredientes que proporcionam efeito abrasivo controlado. Essa pasta promove a remoção de sujidades aderidas à superfície dos dentes e o clareamento gradual do esmalte dentário, proporcionando um hálito refrescante e agradável para o seu filho Pet. Sua palatabilidade facilita a adaptação do animal à rotina de manutenção da higiene bucal. Eu uso uma dedeira com o Thomas pois ele se acostumou melhor assim mas a Jahmila se acostumou melhor com a escova, por isso com ela eu uso uma escova dental com ponta dupla que facilita muito a escovação.

Não esqueça que você pode encontrar esses produtos (Pasta, Dedeira e Escova de dentes) na nossa loja Mundo Shih Tzu!!

Veja como escovar os dentes do cachorro aqui

Troca de pelagem

O Shih-tzu troca de pelo? A resposta é sim.! Como todos os cães, o Shih-tzu sofre, periodicamente, trocas de pelo conhecidas popularmente como “mudas”. As mudas variam de intensidade, sendo que, no Shih-tzu, ela é considerada como moderada.

O Shih Tzu é uma raça que solta menos pelos pela casa e precisa de alguma tosa higiênica, pois os pelos tem crescimento continuo (não param de crescer).

19650052_10155204825026049_1518846246_o

Normalmente, todas as raças fazem duas trocas por ano, que acontecem na primavera e no outono. No Brasil as estações não são muito definidas, por isso os cachorros acabam perdendo pelo sempre, mas tem maior intensidade em abril – Maio e setembro – outubro.

Porque os cães trocam na Primavera e Outono? Como sempre falo a natureza é divina! Na primavera o pelo é substituido por um pelo mais finos para o verão. E no outono é um pelo mais grosso, para se preparar para o inverno.

O que podemos fazer para diminuir os pelos pela casa?

A escovação frequente sem dúvida faz toda a diferença, também é recomendável fazer uma remoção de subpelo (Carding) e uma técnica usada para remover todo o subpelo que se encontra em excesso no cachorro, causando assim os nós. O procedimento é indolor, e não promove qualquer tipo de dano a pelagem, não interfere no comprimento e pode ser feita em diversos tipos de raça. A pelagem fica macia, com aspecto mais saudável e leve.

Lembre-se que para fazer uma escovação correta você NÃO deve pentear a seco para isso eu recomendo e uso dois produtos:

Banho a seco Fast Shower 5 em 1

20170420160114_4091995909

Fluido Desembaraçador Mega

20170420162923_6174993826

É claro não podemos esquecer dos pentes adequados!

 Cores da raça Shih Tzu

shih tzu

Todos os Shih-tzus são lindos de todas as cores. Quer saber mais sobre o padrão da raça? 

Veja abaixo como o curso Guia do Shih Tzu pode te ajudar a ter um Shih Tzu mais educado, saudável e feliz!

GUIA DO SHIH TZU

Não esqueça de seguir as nossas redes sociais abaixo ou se cadastrar no blog para receber mais dicas!

Anúncios

Comparte esto:

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Descubra mais sobre Mundo Shih Tzu

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading