Como limpar os bigodes e ouvidos do cachorro

Anúncios

Olá minha querida leitora, você sabia que o Shih-tzu devido as características que apresentam os seus olhos e ouvidos, têm tendencia a sofrer lesões que vão de simples irritações a graves infecções ou afecções a cegueira ou surdez?

Pois bem, eles são bastante sensíveis a estes problemas. A sua pelagem é longa e comprida para proteger essa pele sensível, os bigodes são longos e caem de uma maneira que protegem os olhos, pois os olhos do Shih-tzu são saltões e tem mais contato com o ambiente do que outras raças. As lesões nos olhos, quando muito graves podem levar a cegueira, da mesma forma as lesões no ouvido podem levar a surdez.

Olhos:

No caso do Shih-tzu por ser peludinho é mais fácil que essas áreas fiquem sujas ou molhadas na hora da comida, na hora de beber água, de sair a passear e na rotina do dia a dia, fazendo com que essa área fique suja com mais facilidade, para evitar mal cheiro, problemas de fungos, e que fique manchada é necessário limpar e secar bem com frequência.

Você vai precisar de:

Algodão, água morna e uma solução própria de limpeza de olhos e focinho. Eu uso o Eye Clean Up  é uma solução de limpeza para a região dos olhos e focinho que promove higienização suave e eficaz do local, removendo secreções, crostas e odores desagradáveis. Ela é dermatologicamente testada e eu recomendo muito!

Eu faço da seguinte maneira:

Primeiro limpo com algodão e água morna e depois passo o Eye Clean up para finalizar. Ele contém o PH balanceado , glicerina e tensoativos suaves. Depois disso seco com o secador, pois deve ficar bem sequinha para evitar fungos. Compre aqui.

Os ouvidos sem dúvida tem muita importância na vida dos nossos cães por isso é muito importante cuidar bem, o Shih-tzu por ser um cão peludo que possui pelos nas orelhas tem tendencia a desenvolver mais problemas nos ouvidos.

Quando damos banho é muito importante tampar bem as orelhas do cão com algodão para que não entre nada de água e secar muito bem pois se a orelha ficar úmida pode lhe ocasionar Otite ( inflamação do ducto auditivo), e isso causa muito desconforto e dor nos nossos amiguinhos.

Quando você for fazer a limpeza de ouvidos verifique que não tenha excesso de cera, feridas ou sujeira. O excesso de cera poder sinal de inflamação ou infeção no ouvido, nesse caso precisa de medicamento receitado por seu medico veterinário, esse tipo de infecções provocam muita dor.

Alguns sinais do que seu cachorro possa estar com algum problema de ouvido são:

  • Feridas ou excesso de cera na parte interna da orelha/ouvido
  • Cheiro forte vindo das orelhas/ouvido
  • Balança muito a cabeça de lado, como se estivesse se secando depois do banho, mas ele faz isso com mais frequência quando tem dor no ouvido.

Para evitar esse tipo de problemas é importante limpar bem as orelhas com frequência. O primeiro que devemos fazer para limpar é separar o material:

Separar algodão e solução especial para limpar as orelhas. O Oto Clean Up óleo essencial de menta e camomila, é uma solução para limpeza auricular, formulada com ingredientes naturais que higienizam a orelha. Remove o excesso de cerúmen e neutraliza os odores desagradáveis, alem disso confere efeito refrescaste e calmante e seus ativo exclusivos permitem a secagem rápida do produto.

Modo de usar o Oto clean Up:

Aplique algumas gotas do produto no conduto auditivo do seu pet e massageie com movimentos delicados. Remova a secreção e sujeira com auxílio de um pedaço de algodão. Caso necessário, repita o procedimento.

Bom agora você já sabe a importância de manter essas áreas limpas e saudáveis. 

Confira aqui o vídeo de como limpar os bigodes do seu cachorro

Me fala aqui nos comentários quais são os temas que você quer saber referente a cuidados do dia a dia?

Beijos, até a próxima,

Veja abaixo como o Guia do Shih-Tzu pode te ajudar a ter um Shih-Tzu mais educado, saudável e feliz!

Não esqueça de seguir as nossas redes sociais abaixo ou se cadastrar no blog para receber mais dicas!

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s