Anúncios

É importante saber as doenças que são mais propensas nos nossos cachorros para estarmos sempre alertas a esses sinais. Cada raça canina pode apresentar algum problema de saúde com maior incidência do que outra. O Shih-tzu não é uma exceção, de maneira geral, pesquisas afirmam que cães dessa raça estão mais sujeitos a apresentar problemas de dermatites e alergias, problemas nos olhos, otites e problemas renais, além disso há um problema muito comum de má formação de algumas articulações, que podem restringir a parte motora do cão. A continuação vamos falar mais sobres essas doenças e as providencias possíveis a serem tomadas.

Alergias e Dermatites:

O Shih-tzu é um cachorro com grande tendencia a desenvolver dermatites, da mesma forma que os humanos, eles podem desenvolver alergias tanto de pele, respiratórias ou alimentares. As mais comuns são as de pele (dermatites). Os sintomas são bastante claros, pois o cachorro começa a se coçar bastante em uma ou mais áreas do corpo, podendo desenvolver feridas bem “feias”.

As dermatites podem ser causadas pelos mais variados motivos, Desde algumas substancias comuns usadas na limpeza da casa, materiais sintéticos como: carpetes, cobertores etc.. picada de pulga, produtos de higiene (shampoo, condicionador) por isso é muito importante usar produtos próprios para cachorro, verificando que seja livre de substancias que agridem a pele e a pelagem, até mesmo a alimentação como já comentamos na matéria alergias em Shih-tzu.

Muitas rações inclusive rações Super Premium contém ingredientes como: Soja e milho que são altamente alérgicos para os nossos cachorros. Se você já fez de tudo, trocou a ração por uma livre de ingredientes tóxicos ou por alimentação natural, trocou o shampoo por um livre de substancias que provocam alergias, se tirou os produtos de limpeza etc… e ainda assim ele continua com alergia, consulte o seu médico Veterinário para assim fazer os exames necessários e poder diagnosticar a causa. Podemos evitar dermatites secando bem o cachorro depois do banho com toalhas secas e depois com um secador de cabelo (sempre com muito cuidado na temperatura).

As dermatites causam “rachaduras” e vermelhidão na pele, podem apresentar o indício de um processo alérgico mais importante quando o cão apresenta outros sintomas, como vômitos, perda de peso, diarreia, entre outros. É muito importante que quando houver um ou mais sintomas de dermatite ou outro tipo de alergia, leve o seu filho Pet imediatamente ao veterinário.

Problemas nos olhos:

Devido a conformação dos olhos dos cães dessa raça, o Shih-tzu podem apresentar lacrimejamento constante, o que pode causar problemas nos pelos ao redor dos olhos. Por isso é muito importante prender com uma “chuquinha”, e manter essa área livre de pelos, para que não irritem ainda mais o globo ocular, o que levaria no aumento de produção de glândulas lacrimais.

Muitos donos preferem cortar os pelos da área dos olhos e focinho, mas acredite em mim esse pode ser um erro muito grande pois você estará desprotegendo essa área frágil do seu amiguinho, lembre-se que a natureza de cada raça tem um propósito, na matéria como cortar ou nao os pelos do focinho do Shih-tzu dou dicas de como fazer com que os bigodes ganhem peso e caiam de maneira natural sem necessidade de ter que cortar.

Outro problema que os Shih-tzus podem apresentar nos olhos é a atrofia progressiva de retina que pode reduzir a capacidade visual e até mesmo levar á cegueira.

Insuficiência renal:

Os sintomas mais visíveis desse problema são a perda de apetite, indisposição, desanimo, aumento no consumo de água, em alguns casos, o cão começa a beber a própria urina, que fica com coloração bem fraca.

Após o desmame, alguns filhotes começam apresentar os primeiros sintomas, mas o problema pode se manifestar claramente somente mais tarde. A insuficiência renal quando não tratada pode levar o cachorro à morte, porém se o Veterinário detectar o problema no inicio, existem medicamentos, rações especiais, dietas especiais em caso de alimentação natural, para tentar reverter o quadro. Um cachorrinho com insuficiência renal moderada ou leve pode viver bastante, se houver acompanhamento adequado.

Displasia coxo-femural:

É um problema de má formação das articulações que ligam os ossos da coxa, fêmur e bacia. Os Shih-tzus assim como os cães da raça Lhasa Apso, apresentam incidência maior nesse problema se comparado com cães de outras raças. Quando notarmos que o cachorro apresenta problema de locomoção ou “reclama” de dor nessa região devemos levá-lo ao veterinário pois somente uma radiografia ou ressonância magnética poderá diagnosticar esse problema.

Esses são os principais problemas de saúde dessa raça maravilhosa que é o Shih Tzu, temos que ficar atentos a qualquer mudança de comportamento, ou saúde para que assim possamos levar ao veterinário e resolver o problema com antecedência.

Se tem algum tema que você gostaria que eu falasse fique a vontade em compartilhar comigo! Nos vemos na seguinte matéria.

Veja abaixo como o Curso Guia do Shih Tzu pode te ajudar a ter um Shih Tzu mais educado, saudável e feliz!

GUIA DO SHIH TZU

Não esqueça de seguir as nossas redes sociais abaixo ou se cadastrar no blog para receber mais dicas!

Anúncios

Comparte esto:

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Descubra mais sobre Mundo Shih Tzu

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading