Como ter um cachorro calmo

Anúncios

Olá meu querido leitor, você tem um cachorrinho muito agitado, que gosta de destruir tudo o que encontra pela frente, seja roendo ou abanando o rabo? Alguns cachorrinhos são naturalmente agitados, algumas raças desenvolvidas para o trabalho de caça e filhotes em geral são especialistas em serem agitados. Eles pulam, correm pela casa toda, nem pensa em sair para passear que já te puxa e arrasta quem tiver junto quando tentam caminhar calmamente, comem tudo o que vêem pela frente e parecem estar sempre com a bateria cheia aos 100%. Você se identificou?

Com esse tipo de companheiro não adianta gritar e se estressar, o melhor a fazer é manter a calma e ter bom censo de humor, esse é o melhor remédio, além das seguintes dicas (regrinhas) que vou compartilhar com você para ele ficar mais calminho e ser muito feliz.

No mundo Canino existem muitas regrinhas que precisam ser aplicadas para manter o equilíbrio emocional do seu amigão e ter uma relação saudável entre dono (líder da matilha) e cão.

Para tentar minimizar os problemas causados por esses “pestinhas” devemos seguir umas regrinhas básicas, lembre-se que tudo o que estão tentando fazer é dar vazão a uma enorme quantidade de energia, que na maioria dos casos, fica acumulada durante a maior parte do tempo ou não as dirigem a serem liberadas nas atividades adequadas.

1.-  Tenha muita paciência e faça tudo divertido, lembre-se que não adianta gritar, brigar ou bater no pequeno furação quando ele fizer uma besteira, se comeu o seu chinelo, sofá etc… respire fundo, arrume tudo e espere na próxima para pega-lo na flagra e assim poder ensinar para ele que isso está errado.

2.- Faça exercícios com seu filho Pet, eu sempre falo que cachorro cansado é um cachorro feliz. Fazer exercícios além de ajudar MUITO a liberar essa energia acumulada, também ajuda a manter uma boa saúde, aumenta a autoestima e tem muito mais benefícios para seu cão e para você é claro! Estabeleça um programa de exercícios e mantenha a rotina. Sair a caminhar, correr um pouco, brincar de bolinha são apenas alguns dos exercícios que você pode fazer com seu melhor amigo, acredite ao final de cada sessão eles ficaram cansado prontinhos para dormir como um anjinho.

3.- Não deixe seu cachorro ficar muito excitado, toda vez que você ou qualquer pessoa estiver brincando com ele, e ele apresentar qualquer sinal de hiper- atividade como:

Pulando ou latindo em excesso, correndo em circulo sem controle, mordendo, arrastando e puxando pela guia e etc… Encerre a brincadeira imediatamente, dê um comando para ele sentar ou deitar e por pelo menos 3 minutos evite contato físico com seu cachorrinho, quando você perceber que ele já se acalmou então pode voltar a brincadeira.

4.- Mantenha o treinamento de obediência básica em dia. Lembre-se que eles gostam de ter um líder e para eles é muito importante saber que tem um, se não ele irá tomar o papel de líder e é ai quando começam os problemas. Ensinar o seu cachorros os comando básicos como:

Dar patinha, fica, junto, senta, não pula etc.. Criar essa ligação entre líder e cão é importante, reforce e pratique os comandos diariamente.

5.- Inclua na rotina da semana de vocês sessões de escovação, além de ser muito importante para cachorros de pelagem longa, pois assim evitamos nós e mantemos uma pelagem linda e saudável, isso também é uma maneira de reforçar a sua condição de líder. A escovação tem o poder de deixar o seu amigo mais calmo e relaxado sem esquecer de que você potencializa a ligação de carinho, confiança e respeito que o seu filho Pet tem em relação a você. Lembre-se que em cachorros de pelagem longa não devemos pentear à seco pois quebramos os pelos do nosso amigo que devem ser penteados com os pentes adequados. 

Se o seu amigo é desses que não fica calmo nessa hora de penteado, dá uma olhadinha nessa matéria, O Shih-tzu a pelagem e escovação.

Veja abaixo como o Guia do Shih-Tzu pode te ajudar a ter um Shih-Tzu mais educado, saudável e feliz!

Não esqueçam de seguir as nossas redes sociais abaixo ou se cadastrar no blog para receber mais dicas!

Anúncios

2 comentários em “Como ter um cachorro calmo

  1. Com quanto tempo o shih tzu começa a dar uma acalmada?
    minha stela tem 8 meses e esta um verdadeiro furacão em casa, quando volto do serviço a casa ta uma zona, ela ta destruindo tudo.

    Curtir

    1. Olá Cássia bom dia! Quando eles viram adultos por volta dos 12 meses eles ficam mais calmos, passeios, correr, subir e descer escadas podem ajudar muito para
      Ela ficar mais calma 🐶

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s