5 dicas para manter a pelagem hidratada e saudável

Anúncios

Oi gente, todos nós que temos cachorrinhos de pelo longa precisamos hidratar bem a pelagem a cada período determinado de tempo, temos que pentear, dar banho e temos que ter também alguns cuidados extras que não são necessários para cachorrinho de pelagem curta.

Shih-Tzu, Lhasa Apso, Maltes, York Shire são algumas raças de cachorrinhos de pelagem longa, eles possuem uma pelagem naturalmente linda que deve ser mantida saudável sempre. O Shih-tzu é uma das raças que mais cresce a cada dia nos lares dos Brasileiros, por ser um cachorrinho que se adapta mais facilmente a vive em um apartamento, late relativamente pouco em comparação a outras raças e possui um temperamento e personalidade maravilhosa.

Mas manter essa pelagem longa para alguns donos é impossível por não ter tempo de pentear, porque o cachorrinho não gosta e não deixa ou por não ter o conhecimento de como fazer por conta própria, além de não ter os utensílios corretos e práticos necessários para fazer e etc… Eu passei por isso também, inclusive teve momentos em que quis desistir e cortar essa pelagem tão linda, que é natural deles e os protege de alergias, dermatites e outros problemas. Só que sempre que eu pensava em fazer isso o meu marido não gostava da ideia e nunca concordou em cortar os pelos e sempre me fazia pensar em como facilitar o cuidado dos pelos e manter a pelagem longa, macia e saudável.

Então com o apoio dele eu  não desisti e comecei a provar diferentes técnicas para deixar eles mais calmos na hora do penteado, além de que gastei dinheiro em muitos produtos e experimentei todos até chegar nesses que eu uso agora, que me facilitam a rotinas de cuidados do dia a dia e que recomendo sempre, pois me poupam muito tempo, estresse (tanto meu quanto dos meus cachorrinhos), dinheiro, além de que mantém a pelagem brilhosa, macia e saudável.

Quando estou com muito trabalho, às vezes passam até 2 dias sem eu ter tempo de pentear, e graças a esses produtos os nós que aparecem na pelagem são muito menos e os que aparecem são fáceis de tirar.

Na continuação vou compartilhar com você 5 dicas que eu aplico com os meus cachorrinhos para manter a pelagem hidratada e saudável sem ter que gastar uma fortuna e horas de penteado ao dia.

1 – Banho:

Cachorros de pelagem longa precisam tomar banho com mais frequência devido a sua pele sensível evitando assim chances de ter alergia na pele. Eu agora dou banho a cada 10 dias, pois os produtos spray para a hora de escovação que uso também me servem como banho a seco. Compre um Shampoo e um condicionador de qualidade, isso vai fazer com que a pelagem fique macia e vai ajudar na hidratação também. O condicionador que eu uso desembaraça os pelos através de ativos emolientes que proporcionam maior maciez, brilho e maleabilidade, deixando-os bonitos e saudáveis. Sua formulação é concentrada, permitindo diluição em até 4 partes de água o que faz que ele me dure aprox. 2 meses (usando uma unidade para o Thomas e a Jahmila). 

thomas banho

2 – Escovação dos pelos:

A escovação de pelos em cachorros de pelagem longa é muito importante pois ela evita a formação de nós e mantém a pelagem linda e saudável. É muito importante que você não penteie os pelos a seco pois isso quebra o pelo do seu amiguinho, para isso existem produtos próprios. O produto que eu uso é maravilhoso ele me facilita a escovação, facilita a escovação, removendo e prevenindo a formação de nós e o frizz, e também me serve como banho a seco. Além do produto os pentes que você vai usar são muito importantes, eu uso 2 tipos de pentes sendo um para desembaraçar e outro para proceder a escovação. O pente desembaraçador que uso é simplesmente maravilhoso ele me poupa muito tempo e estresse nos meus cachorro. Ele possui dentes laminados, afiados e com leves ondulações, excelente para abrir nós e desembaraçar os pelos. Ele é importante para ativar o couro do cachorro e assim estimular o nascimento de fios novos e mais fortes, é uma prática saudável que proporciona ao nosso amigo uma pelagem bonita e macia e mais qualidade de vida. Dica: Se você não quiser ou puder usar um produto específico para a hora da escovação, você pode usar também uma mistura de água morna com condicionador.

20170420161757_5454994546

3.-  Alimentação:

A alimentação é fundamental pois assim como os humanos o que nossos cachorrinhos comem influencia na fisionomia do nosso amiguinho. No meu caso eu dou alimentação natural, você pode saber mais sobre o tema aqui e fique ligado que em breve falarei mais sobre esse assunto e disponibilizarei uma tabela com as medidas corretas de alimentação natural que teu amigo pode consumir. Mas se você não quiser ou não tiver tempo de dar uma alimentação natural é muito importante que você de uma ração de qualidade e ficar muito atento para que não tenha ingredientes alérgicos para seu cachorro como a soja e o milho.

18575310_10155064398281049_292570652_o

4.-  Hidratação:

Super importante, alguns donos gostam de fazer de tempo em tempo em uma Pet Shop mas eu faço aqui em casa mesmo, o Hidratante que eu uso contém óleo de argan, rico em ômega 6, possui vitamina E, que hidrata e reestrutura a pele e pelagem, também contém óleo de coco que tem efeito emoliente e facilita a aderência do colágeno nos fios, óleo de Gergelim, colágeno que condiciona a pelagem, aumenta sua elasticidade e diminui sua estática, reduzindo o frizz. Ele me dura aproximadamente de 3 a 4 meses usando no Thomas e na Jahmila e é simplesmente maravilhoso, deixa a pelagem linda e saudável e o melhor não tenho que gastar uma fortuna em Pet Shop além do risco de estressar ou acontecer algo com meus filhotes (eu ia morrer!!) , esse hidratante se aplica durante o banho. 

IMG_20170209_192356_370

5.- Incentivar o seu cachorro a beber água:

Água é fonte de vida e a hidratação é muito importante para o seu amigo, incentive-o para que beba bastante água. O que eu faço para os meus beberem água é:

  • Colocar uma garrafa de água na geladeira exclusiva para eles (Eles adoram água gelada);
  • Botar alguns cubinhos de gelos na água (eles ficam doidos com gelo)

Com isso o Thomas e a Jahmila estão sempre bem hidratados, embora eles bebam pouca água agora por causa da alimentação natural, diferente da ração seca (que desidrata o cão), a alimentação natural está composta de 60% a 80% de água.

Bem meus queridos leitores espero que essa matéria ajude muito assim como me ajuda na rotina de cuidados do dia a dia. Qualquer dúvida sobre os produtos ou qualquer outra coisa é só entrar em contato. Estarei procurando por mais produtos de qualidade que nos ajudem a manter os nossos cãezinhos saudáveis e felizes, claro sem gastar uma fortuna.

Beijos e até a próxima!

Veja abaixo como o curso Guia do Shih Tzu pode te ajudar a ter um Shih Tzu mais educado, saudável e feliz!

Não esqueçam de seguir as nossas redes sociais abaixo ou se cadastrar no blog para receber mais dicas!

Anúncios

Deixe uma resposta