Alergias no Shih-tzu

Anúncios

O Shih-tzu é um cão com grande tendência a desenvolver alergias e sofrer de dermatites. Esses cães podem desenvolver alergias tanto de pele quanto respiratórias ou alimentares. 

As alergias mais comuns nos cães dessa raça, são as que causam problemas de pele ou dermatites. Os sintomas são bem claros, pois o cão começa a se coçar bastante em uma ou mais áreas do corpo, podendo desenvolver feridas bem “feias”.

Quando o cachorro começa a se coçar muito, mesmo estando sempre limpo e  protegido contra pulgas e carrapatos, devemos levá-lo ao veterinário para que o doutor possa fazer um exame no cão e diagnosticar o problema.

As dermatites podem ser causadas pelos mais variados motivos. Algumas substâncias comuns em nossa casa podem causar reações alérgicas no seu amiguinho, entre as quais temos os produtos de limpeza e materiais sintéticos com os quais tenha contato direto o cachorro, como por exemplo carpetes e cobertores. Outras causas podem ser: fumaça de cigarro, perfume, pólen, mofo, remédios, picadura de uma pulga. Lambeduras frequentes também podem desenvolver alergias.

Desta maneira, devemos ficar alertas quando o problema começar, para que assim possamos identificar com rapidez a causa ou as causas que estejam contribuindo para o surgimento das dermatites.

As dermatites causam “rachaduras” e vermelhidão na pele, podem ser apenas um indicio de um processo alérgico, mas o mais importante é ver se o cão não apresenta outros sintomas como: vômitos, perda de peso, diarreia, entre outros…

Podemos evitar as dermatites secando bem o Shih-tzu depois do banho, usando toalhas secas e com um secador de cabelos elétrico. Mantendo a casa limpa, usando produtos de limpeza que não cause alergia. Eles também podem desenvolver alergias pela alimentação, por isso verifique a ração que você está comprando para ele, pois muitas rações contém ingredientes que são alérgicos para cachorros como o milho e a soja por exemplo, mas esses são apenas dois dos muitos ingredientes que fazem mal ao seu cão. Um simples detalhe que pode evitar que o seu cachorro sofra de alergias. Já vi donos que fizeram de tudo para resolver a alergia do cachorro, tanto exames, como troca de shampoo, produtos de limpeza e nada funcionou, até que trocaram a alimentação do seu cachorrinho, tanto por uma ração que não tenha ingredientes que sejam alérgicos para cachorros em sua fórmula ou até mesmo que trocaram para uma alimentação natural e assim o cachorrinho melhorou e não teve mais alergias!!.

Espero ter te ajudado com esta matéria e que assim você possa prevenir e identificar os diferentes fatores que fazem com que os cachorrinhos tenham alergias. E lembre-se além da coceira qualquer outro sintoma ou expansão da alergia você dever ir com urgência ao veterinário! 

 Nos vemos na próxima matéria.

Veja abaixo como os nossos e-books de alimentação natural podem te ajudar a ter um Shih-Tzu mais saudável e feliz!

Não esqueçam de seguir as nossas redes sociais abaixo ou se cadastrar no blog para receber mais dicas!

Anúncios

9 comentários em “Alergias no Shih-tzu

  1. Minha shitzu estava no cio eu n deixava ela sai sozinha na rua e não queria deixar ela cruzar (obs: ela já entrou no cio outras vezes e não deixei cruzar , tem 2 anos e 4 meses) porém um cachorro srd pulou o portão(pq ela gosta de ficar na area da casa)e cruzou com ela mas foi só essa vez.depois deixei ela só dentro de casa p não acontecer denovo.ela pode estar prenha?

    Curtir

  2. Minha Shitzu bebe está com uma alergia, acredito eu , que ela coça uma região pescoço, e tá tipo descamando a pele. N sei q faco tadinha. Vou.levar no veterinário, claro, mas será que e alegria?

    Curtir

  3. Olá bom dia. Por gentileza, poderia sugerir um ração? Minha filhota está com coceira e já levei para o dermatólogo e passou uns remédios. Melhorou um pouco, mas pode ser que trocando de ração melhore de vez. Hoje ela come a premier shihtzu filhotes. Muito obrigado!

    Curtir

    1. Olá Oscar, se você quiser dar ração te sugiro que seja uma livre de ingredientes de soja, milho e derivados já que são os principais causadores de alergia em cães, a principal composição deve ser proteína já que os cães são carnívoros, também tem a opção de migrar para alimentação natural, aqui no site você encontra o e-book introdução a alimentação natural e 25 receitas para cães e no blog muitas dicas sobre o tema 🙂 qualquer dúvida fico a sua disposição!

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s