Para muitos donos de cães a hora de deixar o animal sozinho em casa e sair é um martírio. Isso porque eles sabem que quando voltarem encontrarão um cão ansioso, agitado, assustado e a casa toda destruída.
O especialista em cães Alexandre Rossi contou, no programa “É DE CASA”, da Globo, que isso se deve ao fato de os cachorros “serem animais extremamente sociais e predispostos a viverem em grupo, e por isso quando ficam sozinhos choram, ficam sem comer , latem bastante e fazem bagunça”.
Alexandre deu algumas dicas de como amenizar essa situação. Confira abaixo:
1 – Coloque a comida em uma garrafa pet com furos para que o cachorro demore mais tempo para comer. Se você colocar o alimento em uma tigela, eles comem tudo de uma vez e acabam ficando sem. Já na garrafa, eles vão gastar mais energia e vão ficar mais entretidos.
2 – Congele a ração ou um petisco e coloque dentro de um brinquedo. Dessa forma, o cachorro fica mais tempo tentado comer.
3 – Sempre leve o cachorro para fazer xixi no mesmo local. Para estimular esse comportamento, recompense sempre que ele acertar.
4 – É importante começar a acostumar seu pet com pequenas separações. Deixe o animal sozinho, mesmo que esteja em casa. Deixe o animal no quarto e vá para a cozinha, por exemplo.
5 – Quando o dono está chegando em casa e o cachorro começa a latir ou a chorar, a tendência é que pessoa abra a porta mais rápido. Isso acaba reforçando um comportamento que você não quer.
Confira mais dicas e veja a matéria completa aqui.
Fonte: Gshow/É de casa
Veja abaixo como o curso Guia do Shih Tzu pode te ajudar a ter um Shih Tzu mais educado, saudável e feliz!
Não esqueçam de seguir as nossas redes sociais abaixo ou se cadastrar no blog para receber mais dicas!