Fique atento aos sinais que seus cachorros e gatos estão apresentando, pois pode ser que sejam sintomas de doenças muito conhecidas pelos humanos, como diabetes e problemas na tireoide.
Segundo um estudo feito pela Faculdade Real de Veterinária houve um aumento significativo no número de cães e gatos com essas doenças.
Nos gatos, a diabete tipo 2 pode estar associada ao estilo de vida do animal, que muitas vezes passa muito tempo dormindo, sem fazer exercícios e sendo alimentado além do necessário. No entanto, é possível que gatos acima do peso não desenvolvam a doença, já que em alguns casos pode ser algo mais relacionado à genética.
Já os cachorros podem apresentar diabete tipo 1, que é aquela em que o organismo não produz insulina para armazenar o açúcar de maneira correta.
Nos dois casos, é comum os bichinhos emagrecerem muito, terem muita sede e urinarem constantemente – sintomas semelhantes aos dos humanos.
Os problemas na tireoide também podem atingir os animais. Nos gatos é comum o hipertireoidismo, já nos cães é o inverso, eles apresentam tireoide pouco ativas.
Os sintomas são preguiça, lentidão e aumento de peso. Já o tratamento é feito por injeção de iodo radioativo (gatos) e terapia de substituição de hormônio (cachorros).
Há casos crescentes também de epilepsia, hipertensão pulmonar, problemas de respiração e desmaios, que são tratados com pílulas, alimentação específica, e até viagra.
O ideal é que os animais tenham uma alimentação saudável, façam sempre exercícios e consultem regularmente o médico veterinário para evitar e tratar da melhor maneira essas doenças.
Fonte: G1.
Veja abaixo como o curso Guia do Shih Tzu pode te ajudar a ter um Shih Tzu mais educado, saudável e feliz!
Não esqueçam de seguir as nossas redes sociais abaixo ou se cadastrar no blog para receber mais dicas!