Anúncios

Olá pessoal, é muito importante saber quais são as etapas de vida do nosso cão, pois isso vai nos ajudar a saber qual é o momento ideal para pegar um cachorrinho, se você tirar antes da mãe poder chegar a ter problemas de saúde e até de comportamento. Cada etapa é muito importante para ajudar o nosso cachorrinho a se desenvolver da maneira correta assim poder evitar futuros problemas.

Desenvolvimento emocional mais importante do seu filhote:

É muito importante que a gente conheça todas as etapas pelas que passa o nosso filhote para assim ajudar na parte emocional, comportamento e cuidar melhor eles.

Período neo-natal: do nascimento até os 12 dias de vida– É nesse período que o cachorrinho precisa e depende só da mãe, nessa idade o cachorrinho não vê e ouve, depende da mãe para controlar a temperatura do seu corpo, precisa de estimulação física para fazer xixi e defecar, nessa etapa o cão já sente o cheiro da mãe. Eles dormem 90% do tempo.

Período de transição: de 13 a 20 dias de vida- Nesta etapa o cachorrinho começa a ter mudanças físicas, começa a abrir os olhos e tentar caminhar engatilhando,  por volta dos 20 dias começam a sair os primeiros dentinhos.  Começa a defecar sozinho e inicia a ingestão de líquidos (lambendo).

Período de reconhecimento: de 21 a 28 dias de vida- Nesta etapa ele precisa muito da mãe e irmãozinhos para se sentir seguro, é muito importante que ele viva em um lugar calmo e estável. Só agora ele começa a usar o seus sentidos de visão e audição. Brinca e morde os irmãos. Reconhece movimentos e objetos.

Período de socialização canina: de 21 a 49 dias de vida- É nesta etapa onde o cachorro aprende a ser cachorro, também aprendem noções de higiene, respeito á hierarquia e a ser disciplinado. Fase de explorações, jogos e atividades grupais, aprende o jogo dominante x dominado.  É muito importante não tirar o filhote da ninhada antes de 7 semanas de vida, pois pode prejudicar o desenvolvimento emocional do cão.

Período de socialização com humanos de 7 a 12 semanas de vida: Este é o melhor período para se juntar á sua nova família, Esta também é a melhor época para familiarizar o cão com coisas novas, cidade, automóveis, crianças, a nova casa, barulho, idosos, sons etc… Nesta etapa tudo o aprendido ficara para sempre.

Primeiro período do medo de 8 a 11 semanas de vida: Neste período temos que ter extremo cuidado já que qualquer situação traumática ou dolorosa vai ter um grande impacto na vida do cachorro. Essa etapa é muito importante nesse momento as situações devem ser apresentadas com cautela para evitar futuros traumas. Qualquer impacto negativo vai ser mais duradouro do que em qualquer outra fase do animal.

Período de rebelde sem causa: de 13 a 16 semanas de vida: Nessa etapa o cachorro vai provar a paciência dos donos, vai tentar impor a sua vontade, dominar, fazer xixi e coco na casa toda, morde tudo, tentar te morder, mesmo que pareça brincadeira. É a melhor etapa para mostrar ao cachorro quem é o líder da matilha e treinar ele. Se você não mostrar nesta etapa quem e o líder com certeza vai ter problemas no futuro, lembre-se que cachorro é um espelho de você e o cachorro vai fazer o que a gente permitir ele fazer. Ele vai testar você para ver quem será o líder da matilha.

Período da surdez seletiva: de 4 a 8 meses- Eles ouvem quando querem, fazem caso ao dono quando querem. Etapa perfeita para ensinar o cachorro a vir quando for chamado. A surdez seletiva pode durar de poucos dias a várias semanas. É muito importante que os donos saibam como reagir nesta etapa  para evitar que seu cachorro se torne um eterno fujão.

Segundo período do medo: de 6 a 14 meses- O cachorro começa a ficar com medo das coisas ou pessoas, podem ser até conhecidas mesmo, é muito importante não forçar o cão nestas situações e nem tentar consolá-los, o melhor e deixar resolver sozinho porque não há motivo de medo. Um bom treinamento o ajuda a construir autoconfiança.  O Thomas esta nesta etapa, a gente ajuda muito ele uma das coisas que ajuda ao cachorro a ter autoconfiança e subir e  descer escadas.

Maturidade: de 1 a 4 anos de vida (varia entre as raças)- Neste período o cão pode  ter um aumento de agressividade e vai testar de novo a autoridade do líder. Também chegam à maturidade sexual que ocorre entre os 1,5 e 3 anos sendo que raças pequenas tendem a amadurecer mais cedo do que os cães gigantes. O aumento de agressividade não é necessariamente uma coisa negativa.

Velhice: a partir de 7 anos: Vários cuidados especiais são necessários nessa fase de vida. É bom estar sempre preparado par dedicar atenção especial y cuidados especiais ao seu amigo.

Espero que tenham gostado e nos vemos na próxima matéria!!

 

Veja abaixo como o Curso Guia do Shih Tzu pode te ajudar a ter um Shih Tzu mais educado, saudável e feliz!

GUIA DO SHIH TZU

Não esqueçam de seguir as nossas redes sociais abaixo ou se cadastrar no blog para receber mais dicas!

Anúncios

Comparte esto:

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Descubra mais sobre Mundo Shih Tzu

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading